Este lindo edifício da Rua Cel. Xavier de Toledo, no centro, é com certeza um dos mais antigos (se não for ele o mais antigo) desta rua.

É um edifício não muito alto, com cinco andares e que cuja construção é típica do início do século XX. Entretanto, o prédio está fechado há muitos anos, sendo ocupado apenas na porção térrea da construção por pequenos estabelecimentos comerciais.

Qual será a razão para este prédio tão bonito (e já histórico) estar fechado há tanto tempo ? A localização é ótima, pois está em uma avenida servida por dezenas de linhas de ônibus e diante das escadarias da estação Anhangabaú do Metrô. Isto sem contar que está bastante próximo de nosso magnífico Teatro Municipal. A estrutura também é ótima, e por ser uma construção antiga, trata-se de um prédio bastante robusto.

O local em 1938, o prédio já estava por lá.

Um prédio como este, recuperado, poderia rapidamente ser vendido ou locado. Tanto para fins residenciais, como para fins comerciais. Notamos, no lado direito do prédio, uma discreta placa de venda do imóvel. Vamos torcer para que o prédio ganhe um novo dono, ou pelo menos um novo rumo.

Veja mais fotos do prédio (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • MaGioZal 10/11/2010 at 16:21

    Seria curioso saber quanto custaria para arrematar o prédio inteiro. Anyway, acho que se não me falha a memória ele está já desocupado há umas duas décadas!

    Reply
  • Renata 10/11/2010 at 18:36

    O preço realmente deve estar elevado, pois o lugar é excelente para comércio.

    Reply
  • Rose Bandeira 13/11/2010 at 23:57

    Que bom saber que tem muita gente preocupada com a história da cidade. Eu sempre tive esse mesmo olhar… Sempre que passo por alí e vejo esse prédio faço as mesmas indagações. Deve haver algum departamento da PMSP que possa fonecer algumas informações. Eu adoraria saber!!!!

    Reply
  • Léo Momezzo 08/12/2010 at 05:41

    De quando são essas fotos? Pq no Google Street (que são de janeiro) não tem a placa de venda.

    Reply
  • marcelo juliano 02/01/2011 at 16:38

    quando naõ se tem cuidado, carinho e o poder público naõ faz a liçaõ de casa fica ruim.

    Reply
  • fernanda 24/01/2011 at 22:50

    AIII ACHEII hehehe.. ia até perguntar para o colaborador do site se já conhecia o edifício.
    Sempre quando passo por ele me da uma vontade de entrar, sou apaixonada por esse edifício desde de pequena. É msm uma pena que o deixem desse jeito, ainda mais com a localização dele, deviam reativa-lo, ele merece atenção, e não só ele.

    Reply
  • Carlos Turaça 22/07/2012 at 22:08

    Um dos edifícios mais belos de São Paulo para ser contemplado. Não vamos deixar demolir.

    Reply
  • Peterson Henrique Freitas 23/07/2012 at 12:12

    Sombrio e lindo ao mesmo tempo

    Reply
  • Jean 30/07/2012 at 15:20

    Existe um prédio em BH Belo Horizonte chamado balança mas não cai apelido dele, pois ele fica na ponta de uma rua prédio de uns vinte andares, fica em uma descida ao lado da Avenida Amazonas, dava impressão que ele balançava, que iria cair, ele ficou anos fechado, um empresário comprou o edifício e o restaurou, ele agora é um prédio residencial se não me angano, só a iniciativa particular para fazer isto.

    Reply
  • Jefferson Eduardo 04/12/2012 at 12:52

    Está hoje invadido por sem-tetos.

    Reply
  • Marcio André Linares 22/10/2013 at 22:53

    Estive em São Paulo em (10/12), e andei muito pelo centro q, alias amo e vi este predio e fiquei encantado c/ a arquitetura e o estilo dele, seria otimo se alguem tivesse a iniciativa d restaura-lo. Um paranaense apaixonado por São Paulo!!

    Reply
  • Vitória Reis 08/04/2016 at 12:34

    Agora o prédio foi invadido pelo MST.. Gostaria de saber o que o prédio era antes pessoal, vocês tem alguma ideia?

    Reply
  • Isabel Persicano 02/08/2017 at 19:52

    Tb acho lindo. Uma pena… Antes, estava sofrendo os efeitos do tempo, e agora com a invasão está sendo degradado muito mais rapidamente,,,,.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: