Localizado no número 138 da rua Marconi, fazendo esquina com a rua Barão de Itapetininga, o Edifício São Manuel é uma grande construção com 13 andares e que está vazio e em situação de abandono há alguns anos.

Apenas o térreo está em atividade com algumas lojas em funcionamento. O prédio está fechado com muitas janelas sujas, outras quebradas e muita pichação em sua fachada.

Um grande edifício em uma região hoje já carente de novas salas comerciais e que recuperado pode rapidamente ter suas unidades locadas ou vendidas.

Confira outras fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através do mapa:

Exibir mapa ampliado

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Juliana 16/10/2011 at 14:02

    Só uma correção: o prédio fica na esquina com a 24 de Maio, não com a Conselheiro Crispiniano. Mas ele é lindo, mesmo. E com uma estrutura dessas, pode tranquilamente ser recuperado.

    Reply
    • Douglas Nascimento 16/10/2011 at 14:06

      Eu coloquei o PIN no lugar errado, o correto é rua Nova Barão, 138 de esquina com a Barão de Itapetininga. Obrigado pelo toque!

      Reply
  • fernando 16/10/2011 at 18:32

    Fui proprietário de um conjunto no Ed. São Manuel.
    Ele se situa na Rua Marconi, 138, esquina com a rua Barão de Itapetininga.
    Como detalhe, o primeiro zelador ficou lá desde a época da construção até o falecimento, ocorrido no início da década passada.

    Reply
    • Vander Neves 13/11/2012 at 19:10

      Olá Fernando, tudo bem? Você disse já ter sido proprietário de um conjuntono Ed. São Manoel. Pois bem, meu nome é Vander e eu hoje estive lá e vi que agora está invadido por sem tetos. Um amigo meu, “José Dirceu Peixoto” trabalhou no edifício São Manoel, Rua Marconi, 138, no final do anos 80 e desapareceu. Jamais seus pais o viram novamente. Até hoje estamos tentando reencontrá-lo. A referência que temos dele é o número de telefone da época lá no ed. São Manoel: (011) 258-5851. Porém, já tentei ligar neste número hoje e não consigo resposta. Por acaso, Fernando, e não custa te perguntar, você saberia me dizer que empresa funcionava neste número? Você tem alguma pista de como eu poderia conseguir saber quem foi o proprietário deste número lá no edifício São Manoel? Gostaríamos de reencontrar o José Dirceu Peixoto. E se alguém mais ler este comentário e tiver alguma notícia ou alguma pista que nos leve até José Dirceu Peixoto, natural de São Tiago, distrito de Mercês de Água Limpa, Minas Gerais, hoje com cerca de 42-43 anos, filho de João Batista Peixoto, poderia entrar em contato comigo? Pode deixar um recado aqui que serei notificado sobre o recado.

      Reply
  • Eloisa Magnani 21/10/2011 at 22:42

    O prédio é bem charmoso, imagino o tamanho dos apartamentos.

    Reply
    • Douglas Nascimento 22/10/2011 at 10:42

      Olá Eloisa, na verdade o prédio é comercial, são salas e não apartamentos.

      Reply
  • Bruno Zamara 27/10/2011 at 18:21

    Será que os donos poderiam ceder algum espaço para um grupo de Teatro?
    estamos em um processo cuja proposta de cenário é um lugar abandonado… e este prédio seria ideal… sabe com que poderíamos falar?

    Reply
  • fabio 13/12/2011 at 15:41

    O predio é lindo mesmo quanto custaria uma sala comercial neste predio sera que ele voltara ha funcional.40m

    Reply
  • Vander Neves 13/11/2012 at 19:18

    Alguém saberia me dizer de que empresa era o número de telefone (011)258-5851, no edifício São Manoel, Rua Marconi, 138, no final dos anos 80 e início dos anos 90? Procuro por um amigo desaparecido nesta época e o nome dele é José Dirceu Peixoto. Alguém pode me ajudar com alguma pista que nos leve ao José Dirceu Peixoto? Se alguém tiver alguma pista, pode deixar um recado aqui que serei notificado do recado. A família dele agradece desde já àqueles que por ventura puderem nos ajudar. Muito obrigado.

    Reply
    • Lu. 26/08/2014 at 15:23

      Que coisa Vander! Espero que você já tenha conseguido mais informações, senão boa sorte em sua busca. Infelizmente não tenho informações, mas o Carlos que toma conta do prédio hoje é bem acessível e disposto a ajudar, acho que ele não tem informações a respeito do que existia no passado, mas talvez saiba sobre quem tenha.

      Reply
    • everaldo 27/12/2015 at 17:17

      Oi vander somos amigos dos pais de José Dirceu peixoto, estamos ajudando os pais dele e pezquisando aq encontrei vc, temos uma foto antiga de quando ele desapareceu e o cpf dele, por favor os pais tem muita tristeza por isso e se vc já tiver qualquer informacao? vou mandar cartas tambem p alguns programas de tv.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: