Imóveis Antigos

Estação de Campo Grande

Comments (19)
  1. É, máquina fotográfica não pode, mas fumar crack e maconha por ali pode, pois o vigilante vai “vigilar” para o outro lado…

    1. Daniel disse:

      Isso é mesmo uma vergonha, essa inversão de valores. Deveria descer o sarrafo nos nóias de crack para que esse local ficasse minimamente seguro e, talvez, pudesse até abrigar um museu ferroviário…

    2. Ataualpa disse:

      Estive no mês 05/12,fazendo trilha de bicke dessa região até a parte baixa de Paranapiacaba. Realmente é lastimavel as situações de nossas ferrovias. O brasileiro não tem memória cultural. Esse trecho de Santo Andre – Paranapiacaba, poderia ser aproveitado para passeios turisticos e também descer a serra de trem. Um paisagem deslumbrante, que a maioria não tem conhecimento porque é negado aos amantes de ferrovias.

  2. Renata disse:

    Um absurdo não poder fotografar. É impressionante como os políticos tentam esconder os problemas como se a população fosse boba.

    1. Thiago disse:

      Mas a população em geral é completamente idiotizada. Se grande parte não dá a mínima para um casarão deteriorado em avenidas conhecidas o que dirá de uma estação de trem abandonada no meio do mato?

    2. Carlos R Brandão disse:

      Acredito que a proibição ali nem sequer parta dos políticos, acredito que seja norma da MRS para não observarmos o descaso dela pelo patrimônio sob sua responsabilidade, que ela está deixando deteriorar.

  3. Milena disse:

    Muito triste ver essas fotos. Um lugar onde já teve tanta história, tantas pessoas já devem ter passado ali… tantos momentos de alegrias… simplesmente esquecidos em meio a ferrugem.

  4. Vanderlei A. Zago disse:

    Pois é… tu ainda teve sorte de ser só advertido ao fotografar lá, já houve até casos mais extremos, porém o curioso é que isso só acontece com quem gosta de preservar a história e os trens… o local é muito bonito e, se bem cuidado, seria um interessante local para se apreciar os trens e o turismo local, desde que respeitando a natureza local e preservando (ou reconstruindo) a velha estação ferroviária e seu entorno, além da bela passarela inglesa. Quem sabe um dia… Abç. Vanderlei A. Zago (Campinas/SP)

  5. Vanderlei disse:

    Engraçado fui a 2 semanas atrás e o segurança me tratou bem e deixou andar por lá numa boa :_]

  6. Leslie***** disse:

    esta vila pertence a santo André, sou de santo andré e aqui só mostram Paranapiacaba, a vila que foi restaurada, fazem até festival de inverno, festivais de musica, teatro, etc. já essa estação que é bem ao lado parece que ficou invisível no processo de tombamento e restauração de paranapiacaba.estranho.eu daria uma bicuda neste segurança.

  7. J.R.Pereira disse:

    O sistema ferroviário brasileiro, como um todo, está largado e sucateado. Centenas de milhares de quilômetros, toneladas e toneladas de equipamentos, locomotivas, estações, distribuidoras de energia, tanques e toda sorte de mobiliário ferroviário foi saqueado, arrebentado ou devorado pela mata.
    Isso se deve a um único motivo: o brasileiro não ama o patrimonio público. Não ama trens pois prefere o que é rápido, fácil e que enaltece o Ego.
    Mas essa “facilidade” toda tem um preço, que é a perda das coisas belas, a perda da poesia e a perda de nossa alma.
    Um lugar como esse, por onde passaram milhões de imigrantes, trabalhadores, sonhadores e nossos antepassados, deixar degradar desse jeito, é a simples e clara maneira como demonstramos que nosso passado não vale nada.
    E um povo sem passado não merece ter futuro.

  8. Leonilda Bacci disse:

    Povo em sua maioria de ignorantes sem cultura, sem berço, sem bons principios, estrutura familiar falida. O que vale é a ‘lei da vantagem’, ou seja do mais esperto na visão dos trogloditas! Terão uma vida mediocre cercada de pobreza espiritual e material. Não há como baní-los, pois fazem parte da ignorância do próprio ‘cidadão de bem’ que se preocupa sómente com seu próprio bem estar. Não há nada a reclamar. Ah ! claro, estou falando do vigia, dos políticos e de todos os cidadãos que votamos.

  9. William "Guarubus" disse:

    Infelizmente nossa malha ferroviária e o que sobrou de ruínas de estações desativadas estão aos poucos sendo demolidas, deterioradas pelo abandono e nas mãos da iniciativa privada que sequer ligam pela história, já mandam derrubar tudo. Pessoas sem culturas !!

  10. Rubens Colonezi disse:

    Saben porque o patrimonio público fica nesse estado?
    Porque o povo elege só politicos interesseiros,que
    não estão nem ai:
    Também puderá,os eleitores que neles votaram não sabem que é CULTURA,pois sua maioria e analfabeta.

    POVO SEM HISTÓRIA E POVO SEM CULTURA.

    -Motivo pelo qual Hitler,nas suas invasões destuia
    Museus,Monumentos etc

  11. Fernando Ceah disse:

    Gravamos um video clipe muito bonito nesse local e em outros na mesma região. Vale a pena assistir.

  12. paulo henrique disse:

    infelizmente após o abandono do ramal paranapiacaba que foi suprimido em meados de 2000 o destino dessa estação é o fim trágico … eu vou muito a paranapiacaba … e sempre passo e paro nessa estação … sempre imaginando histórias … passagens … imaginando como era o passado … ela era semelhante a estação perus … os predios tinham o piso rebaixado em relação ao piso da estação … pois na modernização na decada de 60 (quando chegaram os budds atuais série 1100 da cptm) eles eram mais altos e todas estações da antiga são paulo railway tiveram que ser aumentadas tanto em tamelho de plataforma quanto em altura … e algumas como as originais tamanduatei … sao caetano… pirituba…piqueri … foram totalemnte destruidas

  13. Marcio disse:

    Deve haver questões relacionadas a patrimônio (financeiro) ou jurídicos para o uso desta estação pela própria MRS Logística, para as suas atividades, privadas. Pois, não há, pela lógica e praticidade, esta empresa ter montado uma estrutura paralela para dar apóio ao trabalho das locomotivas e trens, estrutura esta que está longe da estação antiga e dos próprios trens que operam nos trilhos. Seja como for, esta estação poderia ser uma base da polícia ou um posto de saúde, por exemplo, que poderiam “escapar” de questões legais, quanto ao uso. Bastaria haver interesse dos governantes, já que a estrutura física ( o prédio ), já existe.

  14. paula disse:

    fico triste pois morei ai q pena gostaria de levar as minhas filhas pra conhecer

  15. Charles disse:

    Bizarro o Governo abandonar linhas estações, imagine um inglês sabedor que o país dele construiu tudo aquilo vir aqui e ver como se encontra, lembro vagamente do trem da CBTU que passava nesta estação entre 1985 e 1990, a estação tinha bilheteria e catracas, meu pai prestava serviço numa fábrica que ficava ali próximo a uns 20 minutos a pé sentido R. G. Serra, e descíamos ali, o trem que a atendia era somente o Paranapiacaba – Jundiaí, que havia de 2 em 2 horas se não houvesse algum atraso, pois os demais destinos não iam até lá (Mauá – Fco Morato, R. G. Serra – Pirituba), e para ir embora para S. Paulo no fim do dia era uma loteria, pois não sabíamos se o trem passaria no horário, ele teria que sair de Paranapiacaba às 18:00 hs e passar em Campo Grande às 18:10 se estivesse no horário, só que acontecia de esse trem passar descendo para Paranapiacaba às 18:30, 18:45 totalmente atrasado, ele ainda ia fazer uma parada de meia hora lá para poder partir com destino à Jundiaí, daí podíamos ficar fazendo hora numa perua de um senhor que vendia café e lanches, e ficava estacionada junto à entrada da estação, ele morava na periferia de Santo André e ficava ali até o trem das 20:10 passar (se passasse), ele não esperava o de 23:10 (último que partia de Paranapiacaba mas com destino somente até Luz) pois o movimento era muito pequqeno e o lugar ficava muito deserto e perigoso após isso, realmente, o trem que pegávamos era bem vazio e tinha apenas os trabalhadores das fábricas das redondezas, e ienchia mesmo só em Ribeirão Pires, Mauá e Sto. André. o Trem era aquele série 101, chamado de “redondão”, comprados nos anos 50 dos EUA já estavam bem judiados, algumas portas não fechavam e chacoalhava muito e dava muitos trancos, lembro que os então novíssimos Mafersa série 700, velozes, zerinho, raramente fazia o percurso completo de Jundiaí a Paranapiacaba, botavam eles no trecho Mauá – Francisco Morato, mas algumas vezes ele aparecia em Campo Grande prestando serviços, se nosso trem passasse no horário (18:10), chegaríamos no Brás às 19:00 hs e pegávamos o trem para Calmon Viana, ver o que esse Governo de SP fez com as ferrovias e estações é lamentável.

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