Imóveis Antigos

Estação de Guaratinguetá

Comments (12)
  1. Rogerio disse:

    Excelente matéria, excelente ideia.

    O único trem turístico que existe em São Paulo, sai da estação da Luz e tem destinos para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. A procura é tanta que não dá conta. É preciso comprar as passagens com pelo menos 1 mês de antecedência.

    Parabéns pelo blog.

  2. Peterson Henrique Freitas disse:

    Esse seu último paragrafo é um excelente comentário, uma excelente sugestão. O Governo do Estado de São Paulo poderia implantar imagino que a custo relativamente baixo.
    Existe algo muito romântico na idéia de viajar de trem..

  3. Gildo disse:

    Douglas e demais interessados,

    Achei por acaso um páina com listagem de um organismo português sobre patrimônio brasileiro de origem ou influência portuguesa, algum de São Paulo chamado de SIPA e que vale consultar:
    http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPASearch.aspx?id=0c69a68c-2a18-4788-9300-11ff2619a4d2
    Continue seu excelente trabalho.
    Abraço
    Gildo

  4. livia disse:

    a estação foi conservada. ela é muito linda, eu adorei ela.

  5. duas coisas que nunca sai da memória e do coração do pessoal da antiga, é cinema e estação ferroviaria, agradeço a todos que ainda lutam em preservar e restaurar, abraços.

  6. Q diferença tremendamente grande, tanto a estação de Guaratinguetá como as outras espalhadas pelo Brasil, a atenção social no passado p,ra um desprezo tremendo hj, parece um castigo sem merecimento nenhum de um patrimônio público q teve suas histórias, como o período do café, por ex; vencido pelaconcorrencia rodoviária. A rodoviária não tem história, não, tem IPVA, pedágio, mortes e tal….e tal….

  7. Andréa disse:

    Pode até ser triste uma estação não ser usada efetivamente como estação, mas convenhamos que tratando-se de Brasil já é um grande avanço ver uma estação restaurada e atraindo ao menos eventos para o local. Claro que o sonho não pode acabar e temos que ter esperança de vermos senão todas, pelo menos grande parte das estações funcionando novamente. Um meio de transporte que poderia facilitar tanto a vida de pessoas que moram em locais mais afastados e que infelizmente se perdeu na memória de nossas autoridades.

  8. Maria Cristina Barbosa disse:

    Douglas; gostaria de entrar em contacto consigo a respeito de fotos antigas de Guaratinguetá, a fim de utilizar num vídeo comemorativo ao centenário do meu pai, o escritor Francisco de Assis Barbosa,
    natural dessa cidade.

  9. Um trem turístico saindo da estação da Luz (capital) em direção a cidade de Guaratinguetá (Interior do vale do Paraíba ou como é conhecido, vale histórico) passaria pela cidade de Aparecida (terra da padroeira do Brasil) Isto seria maravilhoso e poderia se chamar trem da Fé.

  10. Emerson de faria disse:

    O descaso com o transporte público de passageiros é sintomático da incúria governamental a que parece estarmos condenados. Quando o transporte de passageiros entrou em declínio nos EUA, os americanos, sempre pragmáticos e focados em resultados, criaram uma estatal, a Amtrak, responsável pelo gerenciamento e operação das linhas. Resultado: hoje eles contam com mais de 500 rotas (das quais três também servem ao Canadá), através de mais de 33.000 quilômetros de linhas, operando em 46 dos 50 estados, com 20.000 funcionários. E a Vovó Metralha agora que nos enfiar goela abaixo o trem-bala, sem que haja uma estrutura mínima de trens regionais. Francamente!!! E no exato momento em que se cogita reimplantar o transporte de passageiros, um ponto pouco comentado, seria a localização da estação terminal em São Paulo. O Pátio do Pari, estrategicamente localizado no centro da cidade e conectado à toda malha da CPTM, para mim é o local ideal.

  11. Parabéns exelente trabalho amigo me ajudou em um artigo de opnião e muito na minha escola fizemos sobre a estação de Guaratinguetá..

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga