Imóveis Antigos

Estação Vila Augusta

Comments (17)
  1. Cibelle disse:

    Gostaria de parabenizar primeiramente o escritor do texto. É preciso lembrar que o projeto desenvolvimentista proposto por Kubitschek durante seu governo tinha como ponto de apoio a construção de grandes rodovias. A necessidade de trocar o fluxo de passageiros do trem pelos de ônibus, levou a instinção da linha férrea, que segundo a empresa contratada, não dava mais lucros.
    Guarulhos não tem nenhuma opção de acesso a São PAulo que não seja por seu tumultuado trânsito, tanto ao longo da via Dutra, como na região Vila Galvão/Tucuruvi, quanto ainda na Av. Guarulhos.
    A desativação da linha de trem foi uma perda irrevogável aos cidadãos da cidade, e sua nova estrutura poderá contribuir para o fluxo de passageiros que todos os dias fazem o trajeto São Paulo/Guarulhos. Gostaria de fazer a seguinte questão a MArio Amaya: Como ele justifica a existência das linhas de trem em cidades como Osasco, Franco da Rocha, entre outras?

  2. Gilberto Tetsuo disse:

    Senhores, agradeço muito as fotos, a história. Fiquei muito emocionado ao ver as imagens postadas neste site, e as declarações com a história acima. Compreendo que não podemos viver o passado, ou dele. Porém, enquanto existirem estes imóveis, deveríamos poder saber a história existente. Certos deles poderiam fazer parte de uma exploração turística da cidade, que quase tão antiga quanto a capital, guarda tesouros tais como a capela de Bonsucesso, a casa de fazenda com senzala, a estação de trem da praça IV centenário, o Hospital Padre Bento (tem lindas construções na sua área parecendo alamedas). Espero que continuem agregando novas fotos de outras construções. Parabéns a todos os envolvidos.

  3. Carlos R. disse:

    Lembrando também a famosa Paranapiacaba que hoje explora exatamente isso, sua preservação da historia, Trem Turístico muito lindo o local.Guarulhos e o restante desta ferrovia deveria estar preservados até hoje, realmente um desperdicio.

  4. Galli disse:

    Brilhante! Parabéns pelo comentário.

  5. Yuri disse:

    Oi amigo, onde vc conseguiu esse mapa de 1943, eu pesquiso tudo sobre meu bairro e esse eu ainda não tenho.
    Valeu!

  6. Vanderlei Antonio Zago disse:

    Bom… até hoje não entendo a ânsia que as prefeituras têem em remover trilhos e ferrovias de sua municipalidade, para exibir como um troféu… tá certo que cada época deve se adequar às necessidades viárias e de espaço físico para se desenvolver, mas apenas achar que a ferrovia é um estôrvo para a cidade, acho o cúmulo! Afinal, a maioria das cidades começaram seu desenvolvimento no entorno das estradas de ferro, e o erro foi não se adequarem, tempo a tempo, para conviverem razoavelmente: trem & cidade.

  7. Gilberto Góes disse:

    Gostei muito da reportagem e dos esclarecimentos dos comentários do Sr. Mario Amaya. Será que alguem sabe o destino das locomotivas. Quantas existiam?

  8. João disse:

    Agora sofram com gasolina e diesel, parados em seus carros de ar condicionado porém gastando vários minutos p/ se locomover num trânsito tão caotico que é Guarulhos… cidade sem grandes obras… cidade sem trem e metro… cidade de prefeitura péssima em engenharia de trânsito.

  9. Rodrigo Carvalho disse:

    Não foi o poder publico que abandonou? foi a população? hahaha
    é sempre assim o poder publico qd não tem competencia pra algo coloca a culpa na população
    ja que são viciados em gosolina e diesel pq fizeram metro e tren em SP ??
    vc ja imaginou SP sem metro? mesmo com o vicio da gasolina?
    vc ja imaginou SP sem o aeroporto de cumbica? ahh o aeroporto vc pode dizer que foi meritos do poder publico e não da popullação ” concordo que alguem ha 30 anos atraz pensou em fazer um aeroporto
    não diga bobagens e não coloque obstaculos
    é obvio que deveria ter mantido a linha, e claro modernizado de acordo com as novas tecnologias e novas necessidades que surgiram ao longo do tempo.
    então nos EUA e Europa não tem carro ou as pessoas não usam? hahaha qt desculpa meu Deus
    enquanto o trageto seria facilmente adequado a quilometragem e qq outra coisa se tivesse competencia do poder publico claro
    e na epoca era usado pra transpotar materiais? e qual o problema de adequar pra transportar pessoas? questão de investimento? para com isso
    e vc disse equivoco em não ter mantido a linha? pra min isso tem outro nome que começa B…

  10. anaaya kristemp disse:

    a reportagem é otima adore,

  11. Alvarina disse:

    Preciso de ajuda pessoal,por favor!!!!!alguem sabe me dizer se a empresa cantareira era uma empresa puplica ou privada?ja procurei em varios lugares e não consigo encontrar.É muito importante,pois eu moro no anel viário e estão desapropriando a area onde moro e se for uma area puplica não terei direito que me paguem,ja se for uma area privada poderei receber pelo valor do terreno.fico no aguardo de uma ajuda de vcs.obrigada.

  12. carlos disse:

    Repararam no mapa o bairro Parque Estrela? Ele tem o desenho das ruas com o formato de um diamante. Procurei no Google e o que vi é que esse bairro parece ter sido engolido pela Via Dutra quando da construção.

  13. Waldir disse:

    Muito boa a sua reportagem, mostra como conhecemos pouco o lugar aonde moramos, sabemos pouco de sua história, passo quase todo dia perto da antiga estação e não sabia da sua história, como pros nossos governantes história não vale voto, a gente vê ela ser destruída e se deteriorando cada vez mais, não temos patrimônios históricos pois eles não são cuidados com o respeito que eles merecem

  14. JUNIOR DOMINGOS disse:

    Foi um dos melhores bairros em que ja morei.Eu sinceramente não sabia que aquela antiga casa era a antiga estação Vila Augusta,e olha que passava por ela varias vezes pra ir até o shopping.É uma pena ela estar se perdendo ao passar do tempo e a prefeitura local nem dando a minima pra isso.

  15. Fernando Fonseca disse:

    FERNANDO FONSECA – ACHO UMA ÉPOCA TÃO CHARMOSA , ERA UM TEMPO DE PESSOAS MAIS HUMANAS, MAIS TRANQUILA, HOJE É MUITO PROGRESSO,QUERIA TER UMA MAQUINA DO TEMPO PRA PASSEAR NOS ANOS 70 DA MINHA VILA AUGUSTA

  16. Felipe disse:

    Nossos antepassados com a cabeça no futuro.
    A ligação capital-Guarulhos que tanto se discute hoje, já estava pronta e fizeram o fazer de destruí-la.

  17. Maria Antonia Silva disse:

    Emocionante rever essas fotos , na verdade eu acho q foi o lobe de empresas de ônibus q jogaram no lixo a ferrovia, Dinheiro, muito dinheiro tirou dos Guarulhenses a melhor opção de mobilidade.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.