Imóveis Antigos

A antiga fábrica da Estrela

Comments (223)
  1. Edurdo garcia disse:

    Patrimonio do Brasil, abandonado pelo Estado…..

    1. Jorge Nader disse:

      como patrimônio? é só mais uma empresa como tantas outras. a empresa como prédio não tem valor algum em arquitetura, os brinquedos já existem museus que todos os anos na abrin são expostos.

      1. D. disse:

        Patrimônio industrial edificado também é história!

      2. marcelo cristiano de paula disse:

        realmente, a historia de várias familias, de uma má administração do municipio de guarulhos, que só perde, não vc que pensa que a estrela é só uma empresa particular, mas por outro lado tem um importante impacto social,morei no cecap, do lado!!!

      3. Luis Hector San Juan disse:

        No desempenho do meu cargo de Diretor Técnico da empresa, durante 2o anos e, pelo fato de ter supervisionado e coordenado todos os novos projetos de produtos, passaram diretamente pelas minhas mãos todos os maravilhosos brinquedos que a Estrela produziu entre os anos de 1973 e 1993.
        Além dos brinquedos simples, de plástico, madeira ou papelão (jogos de tabuleiro) a nossa equipe técnica criou, desenvolveu, projetou, e viabilizou a fabricação em massa de todo tipo de bonecas, incluindo as falantes, carros e caminhões, robôs e diversos veículos comandados por controle remoto através de frequência modulada, bonecos nadadores, helicópteros, locomotivas e vagões em escala; o famosíssimos “Autorama” com carros copiados exatamente da Fórmula 1 (Emerson, Piquet e Senna), em fim, torna-se impossível lembrar de todos, pois se tratava de cerca de 200 produtos novos lançados no mercado a cada ano, dentro de um rígido cronograma interligado às áreas de produção e vendas.
        Contudo, o fim da Estrela “antiga” permanece sendo um mistério para todos os seus ex-funcionários… 1- Quem assumiu o ativo e passivo dessa altamente valorizada Sociedade Anônima familiar (?) 2- e por que meio e valor foi transferida a propriedade e/ou uso das suas marcas (?) 3- Considerando o enorme patrimônio que a empresa possuía, qual foi o problema financeiro impossível de resolver que levou a empresa à transferência do seu ativo e passivo às mãos de terceiros que posteriormente se instalaram em outro prédio e cidade (?). 4- Eu mesmo foi quem negociou a permissão da Suframa no ano de 1990 com o seu superintendente, Manoel Rodrigues, para a instalação de uma filial em Manaus, que também eu mesmo implantei em prédio alugado da ELGIN. Se essa fábrica oferecia a possibilidade de importar componentes baratos e torna-los brinquedos acabados a custo muito inferior, por que o projeto não avançou?
        Lembro e tenho guardados detalhes de tudo o que transcorreu no tempo em que ainda trabalhava lá. Todavia, pouco tempo depois da inauguração da fábrica de Manaus, a empresa de assessoria empresarial dirigida pelo politicamente muito conhecido Sr. Andrea Calabi elaborou o plano de “re-engenharia” e desativação da fábrica “antiga”. Um novo presidente assumiu a Diretoria (Sr. Carlos Tilkian), o número de funcionários passou a ser da ordem de 500 pessoas e nunca foi esclarecido nada referente a esse “movimento empresarial”, que foi exclusivamente planejado para que o proprietário principal da Estrela, Sr. Mário Arthur Adler se retirasse oficialmente e não tivesse mais responsabilidade alguma pela gestão societária.
        Nessa negociação sobraram alguns milhares de inocentes trabalhadores que durante longos anos “deram o sangue” pela empresa, com satisfação e

        1. Renato Ferreira disse:

          Acompanhei parte disso com o Sr., trabalhei com office boy por alguns anos na estrela, atendendo a diretoria, no caso atendia diretamente a Maria do Carmo, vossa secretária. Tenho certeza que o Sr. não mediu esforços, porém, nem todos estão remam para o mesmo lado!

          1. Luis Hector San Juan disse:

            Prezado Renato, Agradeço as suas palavras e a sua lembrança de Maria do Carmo (uma das mais esforçadas e eficientes funcionárias da alta Direção. Fizemos todo o possível de fato, mas o plano já estava delineado pela empresa do Sr. Andrea Calabi.

      4. Marcelo disse:

        Digo que no Rio tem uma fábrica que tanto ela como a loja homônima têm valor igualmente histórico: Confeitaria Colombo.

      5. Luis Hector San Juan disse:

        Jorge Nader, a sua visão é tão fria e meramente empresarial quanto a da empresa de “assessoria” de Andrea Calabi (personagem de importante participação nos governos Federal e Estadual do PSDB) que aconselhou a dar fim à trajetória da verdadeira Manufatura de Brinquedos Estrela, aquela que espelhava o espírito pioneiro dos seus fundadores e, ao mesmo tempo, demitir centenas dos seus funcionários, apenas para proteger a segurança financeira do seu proprietário.

    2. Franco disse:

      O Estado tem cuidar de prédios privados? Por mais que tenha uma história, creio que não cabe ao Estado. E a história continua a ser feita em outros prédios que são de fato, propriedade da Estrela.

      1. O Estado não tem que cuidar de prédios privados, mas tem a obrigação de zelar pelo bem estar da população.
        A partir do momento que um prédio está uma década abandonada ele é um problema não só urbanístico como também de saúde pública. Mato alto atrai insetos, água parada atrai dengue, locais abandonados atraem marginais. Neste momento é sim um problema do Estado, que deve tomar alguma medida para que o processo de decadência seja revertido, seja multando o proprietário ou, em caso mais grave, desapropriando o local.

        1. Mônica disse:

          Douglas, você disse tudo e mais um pouco, nem é preciso dizer mais nada. Parabéns!

          1. JONATHAN disse:

            DOUGLAS VC PODE ME DIZER NA ONDE E COM QUEM CONSEGUI UMA LIBERAÇÃOS PARA ESTAR FAZENDO UMA GRAVAÇÕES DE VIDEO CLIP DENTRO DESTA FABRICA AMIGAO

        2. walter vicente disse:

          NA MINHA INFANCIA MEU IRMAO MAIS VELHO TRABALHAVA NO SETOR EXPORTAÇÃO….EU CONHECI O SR. MARIO ADLER….DONA CHARLOT,,,EU TINHA OS BRINQUEDOS MAIS INCRIVEIS….
          VINDOS TODOS DA EUROPA PRA SEREM COPIADOS AQUI….TAMBEM ME LEMBRO DO DECIMO QUARTO E DECIMO QUINTO SALRIOS..PROS FUNCIONARIOS..TAMBEM ME LEMBRO DE CALÇADOS E VESTURARIOS MAIS BARATOS E COMIDA TAMBEM PROS FUNCIONARIOS…NA CASA DA MINHA MAE AINDA EXISTE PRESENTES DA DONA CHARLOT…PRO CASAMENTO DO MEU IRMAO… ESPECIALMENTE CRISTAIS…EU TIVE UM AUTORAMA INTERLAGOS O PRIMEIRO FABRICADO NO BRASIL…DEPOIS VEIO O DO ERMERSON..TUDO NA RUA JOAQUIN CARLOS…BELEM..SAUDADES…

          1. Ana Katia Benito disse:

            Papai fez as máquinas para fabricar fios de cabelo de bonecas e várias outras.Tinham modelos de brinquedos dos EUA também. Não sei quem eram os diretores mas ganhei muitos brinquedos deles quando ainda era bebê, há 50 anos.Amo a Estrela e chorei quando soube que a empresa não estava bem após a chegada dos brinquedos chineses e pensava em fechar as portas.Depois foram para Manaus.Tenho ainda várias bonecas.A Estrela faz parte de mim.Saudades de encontrar suas bonecas na árvore de Natal…

          2. Luciana Candido disse:

            Puxaaaa minha mãe trabalhou na Estrela entre 1969 e 1975, só saiu por que casou. Lembro que eles tinham uma loja de fábrica na Rua Catumbi

        3. Douglas fiquei sabendo da fábrica antiga através da São Paulo Antiga no facebook, muito triste uma área tão grande e abandonada, quando todos os dias vemos famílias sendo desabrigadas por falta de moradia, é óbvio se um proprietário tem seu imóvel fechado por 10 anos é porque não precisa !!!! adoro histórias o que é bom tem de ser preservado. Parabéns pelas suas matérias.

          1. Rogério disse:

            O mesmo estado que gera o fechamento de empresas por facilitar a entrada de produtos chineses. Por serem parceiros em ideologia, gera desemprego e consequentemente pessoas sem moradia.
            Não é dever do estado desapropriar para dar para quem ele mesmo prejudicou.
            Hoje é o terreno da antiga fabrica como vc quer. Amanhã é metade da sua casa, como o governo quer.
            Assista ao filme Dr. Jivago…

        4. Silvana disse:

          Concordo com o Douglas. A propriedade é privada mas causa transtornos à vizinhança e, nesse caso, o proprietário deveria ser responsabilizado.

        5. Paulo disse:

          ola Douglas,gostaria de ver o enderço da Estrela quando era no Belensinho, eu ja estive na fabrica, mas nao recordo a rua. obrigado

          1. Oi Paulo, como vai ?
            Era na rua Joaquim Carlos. Lembro-me porque eu trabalhei na Vigor e minha mãe quando jovem trabalhou na Estrela do Belenzinho.
            Abraços!

        6. Parabéns Douglas, essa é a verdade.

        7. Reinaldo Nicolete disse:

          Olá, minha mãe tb trabalhou na antiga Estrela do Belém. e está qerendo encontrar aigas amizades. Se puder entre em contato. FACEBOOK – Reinaldo Nicolete. obrigado.

        8. Reinaldo Nicolete disse:

          Olá Douglas, minha mãe tb trabalou na antga Estrela do Belenzinho, e está a procura de antigas colegas e amigas de trabelho. Se puder me ajudar entre em contato. Facebook Reinaldo Nicolete OBRIGADO !

          1. Minha mãe também trabalho Reinaldo, que época ?

        9. Reinaldo Nicolete disse:

          AQUI É O REINALDO, ACHO Q FOI ENTRE 1960 E 1963 NOME ROSEMARI NICOLETE. MARAVA NA VILA MARIA

          1. Elsio disse:

            Boa noite, Reinaldo!

            Eu trabalhei na Estrela entre 1981 à 1993 no CPD, mas não tinha contato com a sua mãe. Porém, procure no facebook e mostre à ela. o José Valdir Santos. Ele atendida a área comercial na informática,tendo trabalhado muito anos por lá. Acredito que ela deverá lembrar.

            Abraço

  2. J.C.Cardoso disse:

    O que f_deu a nossa indústria não foi somente abrir para a importação (que eu diria que, devidamente taxada, é saudável para a nossa indústria, pois estimula a concorrência e a consequente melhoria na qualidade dos produtos.
    Nossos carros mesmo melhoraram bastante depois da abertura do Collor.
    Aliás, nesse ponto, a Estrela sobreviveu a ele.
    O que f_deu a nossa indústria, sobretudo a de brinquedos, foi ter arregaçado para a importação desenfreada, principalmente de produtos da China, principalmente, de 12 anos para cá. que a China, por questões ideológicas, virou “nação amiga”.

    1. Nossa industria quase sempre copia, e mal, sejamos realistas. Importações da China ocorrem em todo o ocidente, em nosso país o percentual está abaixo da média. Grande prejuizo nos trás os que entram via Paraguay, sem qualidade, sem garantia, e sem imposto. Desconheço haver qualquer fato histórico que possa colocar a China como nossa inimiga. A China nos dá um lucro que jamais os EUA nos deram, estes sim buscando sempre abusar através de seu “poderio economico” sem lastro.

      1. scolari disse:

        CONCORDO EM PARTE, POIS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS IMPORTAVAM BRINQUEDOS DE LÁ, SUB FATURADOS E QUE NÃO CORRESPONDIAM A QUALIDADE EXIGIDA PELA ABRINQ…..,BEM COM TRAZIAM DO NOSSO VIZINHO SEM IMPOSTO, CASO TIVESSE SIDO FEITO TUDO CORRETAMENTE, A DISPUTA POR MERCADO SERIA MAIS JUSTA E COMPETITIVA, PODENDO TRAZER DE QUALQUER PAÍS, ( ESTRELA EXPORTAVA PARA 54 PAÍSES, ERA A MAIOR FABRICANTE DE BRINQUEDO DE MADEIRA DO MUNDO ( SÓ MADEIRA RECICLÁVEL ACEITA PELO MERCADO EUROPEU E A QUARTA DO MUNDO EM PRODUTIVIDADE, ATENDENDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA), SERÁ QUE O PARAGUAI AVALIA ESTES TESTES??????, SERÁ QUE SABE O QUE É????

    2. “Nossos carros”?… VC é louco? Só tem montadora (repito, montadora, e não indústria de verdade!) gringa no país… Aliás, o Brasil é o único membro do BRICS que não tem nenhuma indústria automobilística própria! É só se informar antes de sair por aí falando asneiras… A antiga Gurgel, por exemplo, o governo ajudou a falir abrindo as pernas para os foreigners!… Não existe mais indústria no Brasil!

  3. Gabriel disse:

    Parabéns excelente texto e belas fotos, adoro o SPA

  4. Mariana Belmont disse:

    Triste

  5. O abandono, a destruição de patrimônios, sempre são muito dolorosos! Lamentável que não consigamos preservar nossa memória!

    1. Jorge Nader disse:

      nossa como o brasileiro, está crítico, tudo é motivo para falar mal. a estrela é uma fabrica como qualquer outra, e existem centenas de fabricas de brinquedos no brasil. que não são tão famosas mas são feitos com preço ótimos para toda a população de baixa renda, porque os da estrela sempre foram caríssimos.
      e respondendo ao questionamento de um senhor abaixo que disse que falta empreendedores para isso no brasil. quem vai querer um brinquedo novo hoje réplica dos anos 40 e 50? isso é fruto da imaginação de quem não tem noções de mercado competitivo.
      repito , todos os anos na feira da ABRIN tem um stand mostrando esses brinquedos antigos, esse ano será no center norte em são paulo do dia 01 ao dia 04 de abril.
      convites são retirados na hora , não pode entrar crianças.

      1. Um museu tem que ser permanente, Jorge, como em qualquer país do mundo. Não uma mostra com ares de caridade 1x por ano na feira da Abrin.
        Museus nunca são demais. Principalmente se houver o cuidado de fazê-los não apenas no centro, mas em regiões periféricas também.

        1. Franco disse:

          Amigo sua ideia é ótima, como também utópica.

          1. Desculpe Franco, não vejo utopia nenhuma em querer melhorar a cidade em que vivemos.
            Claro, é mais cômodo ficar sentado em casa e achar que tudo é utópico e impossível, mas se pressionarmos nossos representantes as coisas acontecem.

      2. ROBERTO ANDRADE disse:

        JORGE ME DESCULPE A FRANQUEZA MAIS VC COM CERTEZA NÃO TEVE INFANCIA E TAMBEM NÃO ESTA ACOSTUMADO COM COISA BOA TUDO QUE TEM HISTORIA FAZ A GENTE RECORDAR E TUDO QUE E BOM CUSTA CARO EU POR EXEMPLO TENHO VARIOS BRINQUEDOS E JOGOS FEITOS PELA ESTRELA ATE HOJE INTACTOS E OLJHA QUE EU BRINCAVA BASTANTE AGORA SE VC PREFERE OS CHING LING PQ CUSTA BARATO E AINDA POR CIMA TIRA O EMPREGO DE NOS BRASILEIROS MEUS PESAMES….

        1. JURÉA CRUZ disse:

          Parabéns Roberto foi isso mesmo que aconteceu vieram os “Ching Ling” acobertados pelo Governo Comunista e os nossos
          fabricantes e seus funcionários ficaram sem empregos e tem gente que ainda apoia essas idiotices.A minha filha teve muitos brinquedos dessa digna Fábrica que era uma beleza..

          1. Franco disse:

            O governo do Collor foi comunista?

          2. Olá Juréa. O Roberto tem, razão, sim, mas isto se todos tivéssemos condição de sempre podermos adquirir o melhor. Eu tive berço de ouro, brinquedos que me traziam da Europa, dos EUA, e Japão – carros da Cox e da Mabucchi eram infinitamente melhores que os da ESTRELA, mas a pista “em 8” é Estrela e existe até hoje! Infelizmentee nossa industria pouco investe em pesquisa, mais copiam que criam – desejam lucros 100%. O que muito atrapalha não é o que se importa da China, mas sim o que entra via Paraguai. Desde 2000 quase tudo no mundo ocidental tem origem chinesa. Pena que no Brasil se critica sem analise, repete-se o que a Globo nos insinua. O Jornal Nacional, ontem, e seus apresentadores, choraram o jovem morto pela polícia na Venezuela, com ênfase crítica à política daquele país. Não vejo chorarem nenhum jovem brasileiro executado por nossa polícia.

        2. luciano disse:

          perfeito

        3. Mônica disse:

          Concordo contigo, Roberto.

        4. Lucia disse:

          Verdade, nada é pior do que um povo sem memória. Os adultos que hoje estão na faixa acima dos quarenta se recordam com saudade dos lindos brinquedos. Eu mesma, aos 62 anos, ainda tenho um jogo de tômbola e dominó intactos, a caixa é de madeira e os cartões para marcar os números estão perfeitos. Se fosse um brinquedo porcaria ching ling já estaria na lata do lixo há décadas!

        5. Iran Araujo disse:

          Roberto Andrade foi a melhor resposta até agora. Quando a Estrela lançou no mercado os dinossauros eu comprei toda a coleção. Meu ilho qque hoje tem 26 anos e tem todos em sua estante. Os produtos eram de excelente qualidade. Com a aberturas das importações vieram os chamados CHING LING que já chegavam com defeito.

      3. Não sabia dessa feira Jorge. Vou marcar na minha agenda. Obrigada pela dica.

      4. Renato disse:

        Ô Nader, pelo jeito você não deve ter respeito pela memória, seja de qualquer área e nem pela opinião dos outros. Mentalidade pequena como a sua tem cura.

      5. Rosana disse:

        Cara, é história ! História é “cultura”, acredito que o propósito da reportagem (inclusive do site) é mostrar São Paulo e não questionar política, preços etc… é legal relembrar o passado e aquilo que marcou momentos de muitos.

        1. Que bom existir pessoas como você, Rosana, lucida, poderada, e culta. Infelizmente estamos vivendo um momento em que nosso país somente tem crédito lá fora, onde todos nos invejam. Aqui, na maioria dos sites, tenho lido boatos e críticas absurdos dos que tentam transformar até mesmo a cultura e o lazer em palanque eleitoral. Eu amo São Paulo!

      6. mario aquino disse:

        Vamos esperar o quê de alguém que se apresenta com a imagem do “Curintia”, qualquer outra é a senhora que lhe deu vida, comprei brinquedos incríveis desta marca para meus filhos, brinquedos que se você procurar não mais encontrará no mercado, nivelado por baixo, tinha uma locomotiva que o meu filho antes de caminhar já andava montado nela, bastava girar um sarilho, ela apitava, tinha formato pedagógico e tudo o mais.
        Portanto quem não tem sensibilidade de mercado é este sujeito aqui.

      7. Wesley Cesar Mariano disse:

        Jorge, como ex-funcionário do DRI (Divisão de Relações Industriais) da Estrela, hoje o mercado chama de RH, posso te dizer que ali morava uma grande família, principalmente no nosso setor, as pessoas sentiam-se bem em trabalhar naquela empresa (restaurante, benefícios, grêmio, serviço social, etc). Pelo que percebi você não conhece muito dela, acredito que você tenha um pouquinho de razão, mas na vida nem sempre devemos usar a “Razão”, um pouco de alegria faz bem ao “Coração”. O Ministério da Saúde adverte “amargura” causa doenças no coração. Sorria….Abraço de um Ex-trela.

        1. cassio disse:

          isso ae,sou ate hj funcionario da Estrela,e sinto muito orgulho de participar dessa familia 😉

          1. eu trabalhei nessa fabrica no ano de 1987 , gostava muito de trabalhar la sinto falta ate hoje gostaria de voltar

    2. Mônica disse:

      Muito bem, Nazareth!

  6. Se fosse nos EUA hoje seria um museu dos brinquedos. E o ingresso seria cobrado e poderíamos comprar quase tudo la dentro dando o maior lucro… Mas faltam empreendedores no pais.

    1. Tem razao Marcus. Uma pena que estas coisas nao acontecem no Brasil.

    2. Jorge Nader disse:

      a estrela não fechou, continua fabricando brinquedos.

      1. Renato disse:

        O Nader leu e não entendeu. Chatonildo…

    3. Gilson Gomes disse:

      Marcus além de faltarem empreendedores neste país, o que existe é muita gente oportunista que quer ganhar dinheiro nas costas dos outros. As lojas de brinquedos que o digam, as margens são estratosféricas, estão nas mãos de poucos, é um “quase” cartel.
      E quem entrar, mesmo que pelas beiradas tem que praticar os preços “impostos”. Quer um exemplo: um Lego que no Brasil custa R$ 50,00, se vc for para Miami vai pagar em torno de U$ 3,75 mais 6% de imposto.
      É só comparar no Amazon.
      Outra coisa uma fabrica de brinquedo no Brasil dificilmente vinga: não vai propiciar margens de lucros relevantes para os lojista.
      O que fazer? Deixar de comprar? Como nossos filhos irão ficar sem brinquedos no Carnaval, na Páscoa, na férias de Julho, no Dia da Criança, no Halloween, no Natal e no seu aniversário. E tem mais, os primos, os amiguinhos da classe, o vizinho…….
      Se fossemos um país com educação e um povo unido conseguiríamos reveter toda esta situação com boicotes. Aqui não, não há brasileiros.
      Se você esbarrar numa mulher acompanhada, porque tropeçou nas belas calçadas das nossas cidades, pode ter certeza que o acompanhante vai te dar uns tapas ou coisa pior. Corto meu …. se ele te falar: tudo bem…acontece.

      1. Mônica disse:

        Verdade Gilson Gomes, infelizmente o nosso povo não tem boa educação (conforme o texto, refiro-me a cultura) e não somos um povo unido, senão reverteríamos sim essa situação. O problema é a “massa”!

    4. Riquelme Dias disse:

      É mesmo?!? Você já ouviu falar de Detroit a Cidade Fantasma? Para você deve ficar no Brasil né?

  7. Renato disse:

    Realmente é uma tristeza muito grande ver essa fabrica de sonhos se tornar esse pesadelo !!! Para quem cresceu brincando com os brinquedos da Estrela, fica uma saudade muito dolorida!!!!Isso é mais uma prova desse governo vendido e incompetente que temos, nesse pais que cada vez mais esta perdendo sua identidade, sua história e seus patrimônios culturais!!!

  8. Yuri disse:

    Olá, somo uma página dedicada a preservar a memória do Parque Novo Mundo, local onde essa fábrica se encontra e gostaria de lembrá-los sobre a sua mais importante visita, ninguem menos que Michael Jackson que na saída sua comitiva atropelou um garoto do bairro.
    Se quiserem temos fotos antigas e recortes de jornais da época da inauguração. Obrigado!

    1. Olá Yuri, como vai ?

      No texto originalmente havia a menção a visita do Michael Jackson, mas na revisão acabei suprimindo porque não tinha imagens para ilustrar.
      Se houver, ficaria grato em receber esta e algumas outras imagens que você mencionou. Vou te escrever com meu email em PVT. Obrigado!

    2. fabio disse:

      Lembro bem dessa visita do Michel Jackson e desse atropelamento.O pai processou o M.Jackson gastou uma fortuna em advogados e viagens e no fim não sei o que deu.

    3. Reinaldo Nicolete disse:

      POR QUE DERRUBARAM A DUCHEM?

  9. Vinicius Campoi disse:

    Grande Estrela! Lembro bem deste endereço que vinha na caixa dos brinquedos: Rua Cabo Norberto Weber. Aliás, tinha um endereço no Belém (não sei se onde era antiga fábrica), onde funcionavam escritórios da empresa, se não me engano na Rua Joaquim Carlos.

    1. Oi Vinícius,

      É isso mesmo, o escritório ficava na Joaquim Carlos. Sei muito bem porque foi o primeiro emprego da minha mãe, que mora poucos metros dali.
      Aliás caminhando pela Joaquim Carlos indo para a Estrela (ou voltando para casa) que minha mãe conheceu meu pai, que trabalhava na fábrica vizinha, a Vigor.

      1. Silvio Augusto Sgai disse:

        Bom dia Douglas, espero que você leia este comentário, Você me fez voltar no tempo, mais ou menos 55 anos para traz.
        Eu nasci na rua Joaquim Carlos, 306, exatamente entre a Fabrica Estrela e a Usina Vigor.
        Tenho muitas histórias daquele lugar.
        Espero um dia poder compartilhar aqui ou pessoalmente.

        Um Grande Abraço

        Silvio Augusto Sgai

        1. Minha avó nasceu na mesma rua, mas dentro da Vigor, em 1920… lá também nasceram alguns tios também!
          Abraços

    2. luiz carlos disse:

      RUA JOAQUIM CARLOS Nº 633 BELENZINHO- SP,

      1. Luis Hector San Juan disse:

        Luiz Carlos, exato, esse era o endereço dos escritórios. A fábrica ficava na calçada oposta, bem ao lado da VIGOR. Por sinal, acho que esta empresa comprou o prédio da Estrela.

      2. gisela de fatima graca rocha disse:

        desculpem a intromissao no bate papo. Trabalhei na Joaquim Carlos 633 no Depto Financeiro entre janeiro de 1979 ate agosto de 1983. Estou procurando amigos daquela epoca. Muita saudade.E sem duvida foi a primeira empresa que trabalhei e foi a melhor.

  10. Dopefish disse:

    Gente, na moral…é legal ver esse pedaço da história de muitos aqui, mas vocês são muito sentimentalistas…é só uma fábrica abandonada, nem beleza arquitetônica tem, poderá dar lugar a outras fábricas, ou a residências, ou a um parque, sei lá…o Estado não tem dever nenhum de preservar uma coisa dessas (ainda bem!). Abraços.

    1. Dopefish,

      Mas não estamos falando de sentimentalismo em relação a fábrica, mas sim aos produtos.
      Sobre as instalações não há nada de especial na arquitetura (diferente da demolida Duchen), porém é inaceitável uma espaço tão grande abandonado.
      Uma área dessas com pouco esforço rende uma universidade, escola, hospital e até outra fábrica. O que não pode é ficar assim abandonado.

      Abraços

      1. Fábio Melo. disse:

        Discordo, num país como o Brasil é sempre triste ver uma fábrica abandonada, lugar onde já gerou-se empregos e muita gente construi sua vida. Será que esses funcionários que foram demitidos o mercado absorveu, ou viraram vítimas de trabalhos informais?

        Triste mesmo ver isso num país onde hoje só se gera subempregos.

        1. Celso disse:

          Também discordo do Dopefish.

          Dói até hoje o que fizeram com a Duchen.

          Não é só a arquitetura que está em jogo mas a história, o lugar, pessoas e estórias. O prédio guarda todos esses significados e por isso deve ser preservado. Seria mais uma contribuição para a preservação da memória e identidade dessa cidade industrial e seu povo trabalhador.

          Achei ótima a ideia do Marcus Paulo Silva (comentário acima) de transformá-lo em um Museu do Brinquedo a exemplo tantos outros ótimos museus dedicados à preservação que existem em São Paulo.

        2. SILVIO disse:

          TRABALHEI NA ESTRELA FOI A MELHOR FIRMA QUE TRABALHEI EM TODA MINHA VIDA EM 1987 . MORANDO NA VILA MARIA ERA BEM PERTO DE CASA APESAR QUE A ESTRELA TINHA ONIBUS , FIZ MUITOS AMIGOS LA.

          1. SILVIO disse:

            A SECÃO QUE TRABALHEI DECORAÇÃO EU, DELMO MUNHOZ, EDSON , KINKINHA BOM DE BOLA , NEGUINHA, MERCIA, HELIAS,MARADONA,MARIA, IZAQUE ENTREI NA EPOCA DA FABRICAÇÃO DO HIMEM , DO CARRINHO MAXIMOS, MEU IRMÃO JOSE CARLOS E A SOLANGE TAMBEM TRABALHARAM

          2. luiz carlos disse:

            CONCORDO COM VC SILVIO, TAMBEM TRABALHEI NA ESTRELA DURANTE 16 ANOS, SEMPRE MORANDO NA VILA MARIA ALTA. SAUDADES EU DIGO COM TODO ORGULHO A ESTRELA FOI A MELHOR EMPRESA QUE TRABALHEI NA MINHA VIDA.

      2. Mônica disse:

        Douglas, grande admiração por ti pelos seus comentários inteligentes e sensíveis. Partilhamos dos mesmos pensamentos. Dificilmente encontro alguém assim. Lendo os seus comentários, nem preciso responder, porque você põe em palavras o que penso. Legal.

    2. Dalila Andrade disse:

      Prá quem não compreende, sugiro ler John Ruskin, um teórico inglês da preservação desse tipo de arquitetura simples, comum, do povo. Um pouquinho de cultura não faz mal a ninguém.

      1. Renato disse:

        Deixe pra lá, Dalila. Pessoas como Jorge Nader e Dopefish não tem capacidade pra compreender isso…

  11. Lamentável saber que uma empresa como e Estrela veio a perder espaço e grandeza diante da abertura do mercado aos produtos importados, mas não quero adentrar esse mérito. A Estrela fez parte da vida da maioria dos brasileiros, com seus brinquedos inovadores e muito desejados pelas crianças da época. Até hoje eu tenho diversos “Aquaplay” guardados em casa, com muito zelo e carinho. Outra coisa que marcou muito foram as campanhas publicitárias, cujos jingles foram marcantes.
    Pena ver uma patrimônio como esse completamente abandonado. Como foi dito, falta interesse para que se transforme aquele local em algo que seja de utilidade pública, como um parque temático, um centro de ensino, ou até mesmo um hospital… E meus parabéns pela reportagem!

  12. Andreia Garcia disse:

    Lamentável!!!

  13. marcelo disse:

    Olá. Eu fiquei com o coração apertado qdo li sua matéria. Trabalhei lá de 1987 à 1991 quando fui demitido com algumas centenas de funcionários. Alguns dados que foram colocados acho que estão desatualizados

  14. Me lembro do dia que fiz uma entrevista de emprego neste local. Era incrível, em todos os ambientes tinha brinquedos montados… uma pena ver o descaso do governo para com nossas empresas e falta de pessoas empreendedoras para reaproveitar este local, trazer à memória tudo aquilo que ficou no passado!

  15. trabalhei na Estrela no Pq. Novo Mundo de 84 à 93, ela junto com o Escritório central chegou a ter mais de 15.000 funcionários, quando fez 50 anos, fechou a Portuguesa para a festa com show de Raul Gil e Ultraje à rigor, por sinal conheci meu marido lá, e hj quando passo na frente dela pela Dutra, fico bem triste de ver como está, moro em Caraguá, na época fiquei sabendo que o Itaú ficou com o prédio por causa das divídas , não sei se procede, ok…. só digo muita saudade ……

    1. LAERCIO disse:

      Lembro desse evento na portuguesa, eu estava la rssssssss, Trabalhei no dpto de vendas como promotor , foi uma das empresa que mais gostei , participava de feiras, convenções era td de bom .Apesar de ganhar pouco mais trabalhava com amor ,belos tempos rssssss

    2. Maria Perucciini disse:

      Solange é verdade ,eu também trabalhei lá e participei da festa, tenho o jogo de xicaras que ganhamos de presente do 50 anos de Estrela …saudades . foi muito bom trabalhar empresa lá.

      Maria Peruccini.

  16. Fernando Lopes disse:

    Este lugar eu conheço muito bem. Se tornou um lugar onde, frequentemente, pessoas entram e saem a todo momento como usuários de drogas, skatistas, ou seja, tudo de ruim que se espera de um lugar abandonado. Sem dizer que existe um tipo de piscina que é um verdadeiro criadouro de Dengue.

    1. Olenka de Moura disse:

      Skatista é algo de ruim ???? Por causa da pedofila de alguns padres a igreja é ruim? Por causa de alguns maus policiais a PM é ruim ?, etc… O que mais me tocou, na reportagem, foi a parte social, saber do desemprego de tantas pessoas, muita gente ao mesmo tempo, deve ter sido muto difícil, para elas.. No mais, gostei da reportagem, eu não sabia disso!.
      .

      1. J.C.Cardoso disse:

        Não pratico skate. Nunca pratiquei. Mas também não vi correlação nenhuma. O que tem o * com as calças?

  17. Jakson disse:

    Neste parque industrial chegaram a trabalhar mais de 7.000 funcionários em 1987, e não somente os 1.000 informados na matéria, somente este ajuste por alguém que participou desta história, o restante muito bem redigido

  18. arlei mesquita disse:

    pois é,trabalhei nesta empresa durante 14 anos,quando saí em 1999,trabalhavam 12000 funcionários,hoje ao ver essas fotos,fico muito triste,principalmente ao saber que as pessoas que estào no poder continuaeão fazendo isto.

  19. Antonio Leonardo de Freitas Matos disse:

    Muito triste!!!!!

  20. Mário disse:

    Fico triste em ver como ficou o local onde eu trabalhei por 5 anos. Vi a última máquina sair do galpão das injetoras e fui um dos poucos que viu aquele lugar vazio em fevereiro de 2004. O meu saudosismo não é pelos brinquedos, que como bem disseram aqui continuam sendo fabricados em Itapira, Três Pontas e Manaus. Mas pelos bons momentos que passei. Trabalhar na Estrela e fabricar os brinquedos que eu brincava quando criança foi uma experiência incrível.

  21. Sandra Osti disse:

    Triste de ver. Passei 10 anos de minha vida nesse local. Muitas lembranças.

  22. Katia avino disse:

    Moro próximo ,penso que deveriam isar esse espaço…para a educação ETC.!

    1. Rogério. disse:

      Vamos pedalar lá dentro.

  23. Alexandre Zamariolli disse:

    É de cortar o coração. Não tanto pelo prédio, mas principalmente por tanta alegria que se produziu ali dentro.

  24. Eu vi a construção e caminhei por todos os lugares fotografados com 4 mil funcionários na ativa. 30 anos de Estrela

    1. Manoel Nilo de Moura disse:

      Olá Nelson eu sou o Nilo do Almoxarifado lembra? abraços paz e saúde

      1. Elsio disse:

        Nilo, aqui é o Elsio que trabalhava com o Nelsão e o Maizena.

        Será que se for lá no prédio aquela moedinha de 5 centavos estará colada no chão ou você levou embora?
        Tem tinta para carbono ai?

        Abraços,
        Elsio

        1. Manoel Nilo de Moura disse:

          A moeda kkkkk eu tive dó da Dna Fernanda do setor de custos ,eu colei a moeda c/ Super Bonde e ela ficou tentando arrancar do chão foi muito engraçado mas ao mesmo tempo deu dó.
          Bons tempos e eu aproveitei kkkkkk

      2. Nilo querido, lembra da Valda do Almoxerifado? saudades do nosso tempo de Estrela Querida, muita saude e paz pra vc. abracos.

    2. Meu avô também passou a vida lá. S. Euclides Brancato

  25. darcy borges disse:

    Fiquei muito surpresa com estas informações.

    1. silvana mendes zago disse:

      darcy borges,trabalhei com você entre 1991 a 1995 na metalúrgica sobrinha da minha tia Edilma lembra ?
      saudades, meu primeiro emprego eu tinha 14 anos ,nossa amava trabalhar lá ,pena que não tenho mais contato com as pessoas que eu fiz amizade ,grande abraço e tudo de bom ..

  26. Carlos Eduardo M de Brito disse:

    D’Brito Representação & Marketing
    Em Nome Da Família Brito Sentimos Muito Por Tão Descaso, Pois Fizemos Parte Desta Tão Maravilhosa Historia. (chamada Manufatura De Brinquedos Estrela, Que Nunca Vai Parar de Brilhar em Nossos Corações!

  27. João Paulo disse:

    Nem tanto o céu, nem tanto a Terra. Ver uma fábrica dessas abandonada é triste, mas seria melhor uma outra fábrica no lugar do que um museu que geraria bem menos empregos.

  28. Manoel Nilo de Moura disse:

    Eu não sou saudosista e nem vivo de passado mas tenho boas lembranças da ESTRELA, foi lá que eu tive o meu primeiro emprego e trabalhei durante 20 anos e fico triste em ver a situação como está agora, mas a vida é assim então bola pra frente.

  29. Renato disse:

    É triste ver o que restou dessa fábrica. É uma pena, realmente.

    Em tempo: Esse Jorge Nader é um chato de galochas, hein? Nunca teve infância?

  30. Gilson Gomes disse:

    Culpar governos, altos impostos…. é muito fácil, sobretudo depois que a vaca foi para o brejo. Atuei nos anos 90 em uma base da Fiesp e presenciei de perto que os “grandes” empresários brasileiros só sabiam reclamar. De tudo, de sindicatos, de matéria prima de baixa qualidade, de mão de obra não qualificada… etc e tal.
    Foi por pouco tempo, porém nunca vi um falar em inovação, em treinamento de sua mão de obra, de criar novos produtos, de se reinventar.
    Enfim fazer algo novo.
    Só ficavam falando e metendo o pau nos chineses, japoneses, coreanos e quem mais se sobressaísse no mercado, e falando sobre próstata.
    Outra coisa, às sextas-feiras, depois das 13 horas você não achava um dono de indústria em sua empresa, pois já estavam indo para o Guarujá, Búzios, Rio, Fazenda no interior……
    E se o feriado fosse na quinta, na quarta o expediente terminava as 11 hs.
    Enquanto do outro lado do planeta……
    Acho que já esta mais do que na hora de parar de falar e agir, e o mais importante, resgatar raízes.
    No canal a cabo History tem um programa de um cara chamado Rick, que restaura coisas antigas. No Brasil ele não teria sucesso como empresário restaurador, pois nos não temos arquivos de nossa história, porque ora foi tudo queimado (redes de TVs) ou tudo destruído como nos casos da Duchen, Estrela, Mappin, Mesbla……
    Se você for juntar as peças consegue no máximo uns 5% de dados.
    Muito triste para uma nação com mais de 200 milhões de pessoas.

  31. ERNESTO disse:

    BEM AQUI FICA MINHA OPINIÃO, A ABERTURA DE MERCADO FOI BOA, PORÉM O QUE TEM QUE SER COLOCADO: 1- O PRODUTO CHINÊS NÃO ATENDIA E NEM ATENDE AS NORMAS BRASILEIRAS DE SEGURANÇA E QUALIDADE, COISA QUE O PRODUTO BRASILEIRO TINHA E TEM QUE TER CERTIFICAÇÃO PARA ENTRAR NO MERCADO. 2- O PRODUTO CHINÊS ENTRAVA E ENTRA PELO PARAGUAI CERCA DE 40% NA ÉPOCA SEM PAGAR UM PUTO DE IMPOSTO ( CONTRABANDO ), O QUE ENTRAVA LEGALMENTE QUANDO CHEGAVA AQUI COM UM PEQUENO SUBORNO PASSA PELA FISCALIZAÇÃO SEM ATENDER A NADA E ERA E É VENDIDO NO MERCADO, BEM CONCORRER ASSIM É FÁCIL, QUERO VER CONCORRER ASSIM:
    A ESTRELA CHEGOU A EXPORTAR PARA 154 PAÍSES ATENDENDO AO PADRÃO INTERNACIONAL DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO MESMO PADRÃO ( NO BRASIL NÃO EXISTIA PADRÃO DE ESPECIFICAÇÃO DE SEGURANÇA E QUALIDADE, O QUE EXISTE HOJE FOI COPIADO DO PADRÃO DA ESTRELA ) FOI A QUARTA EMPRESA MUNDIAL DE PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS PLÁSTICOS E A PRIMEIRA EMPRESA MUNDIAL DE BRINQUEDOS DE MADEIRA DO MUNDO, NÃO É ATOA QUE O PLÁSTICO DA INJEÇÃO DO NOSSO BRINQUEDO PODIA SER COMIDO POR UMA CRIANÇA QUE ELA NÃO SE INTOXICAVA ( O PLASTICO PODE DAR ATÉ 40 RECICLAGENS ) APÓS A SEGUNDA RECICLAGEM JÁ ESTA TÓXICO PARA BRINQUEDO, O CHINÊS FAZ ISSO??? O BRINQUEDO BRASILEIRO DURA ATÉ HOJE QUANDO DAMOS PARA NOSSOS FILHOS OU NETOS, O CHINÊS VC. OLHA ELE QUEBRA É FEITO PARA QUEBRAR……BEM PENSE UM POUCO NISSO SRS. ANTES DE DIZEREM QUE FOI SÓ MAIS UMA EMPRESA QUE FOI……FOI PARA DEIXAR SAUDADES NO CORAÇÃO DE MUITAS CRIANÇAS QUE NÃO ESQUECEM DO NOME ESTRELA…………..

    1. falou tudo,trabalhei em uma loja de brinquedos em 1997 e os brinquedos da china era vai e volta de tão ruim.

    2. Mônica disse:

      Ernesto, obrigada pelos esclarecimentos. A má qualidade dos produtos chineses são incomparáveis com os de alta qualidade da Estrela.

  32. pagina12 disse:

    Tal qual como “herança” passei para o meu filho de 32 anos o legado do meu trem elétrico Santa Fé fabricado pela Estrela. Um detalhe que sempre me deixou chateado foi um trem à corda fabricado pela Metal que ganhei nos anos 50, infelizmente o terrível trenzinho não andava nos trilhos, foi uma decepção na infância que resultou na compra do Santa Fé nos anos 70.

    1. fabio disse:

      Santa fé não era da atma ?

  33. Roberto Tatemoto disse:

    E dizer que o Michael Jackson já esteve aí nessa fábrica, tá certo que nem desceu da van… mas passou por aí.
    Trabalhei 13 anos na Estrela, ainda tenho um Ferrorama XP 5000 que nunca saiu da caixa, não tinha espaço no apto, por isso nunca foi montado.
    E quanto ao prédio da Duchen, ele foi projetado pelo Niemeyer, mas a transportadora que comprou o imóvel não teve dúvida, cráu demoliu tudo… reflexo dum país sem memória.

    1. Jimmy San Juan disse:

      “A Estrela é nossa companheira, nossa brincadeira, nossa diversão,.
      A Estrela entende a gente e trás sempre pra gente uma nova invenção.
      Todo segredo de um brinquedo vive na nossa emoção.
      Toda criança tem a Estrela dentro do coração.

      A Estrela estrelado, brincando com agente, e a gente brincando feliz.
      A vida é um sonho, o sonho da gente, criança estrelando feliz.
      Todo segredo de um brinquedo vive na nossa emoção.
      Toda criança tem a Estrela,dentro do coração.”

  34. Jimmy San Juan (ex-CPD) disse:

    Pessoal,

    Não concordo com a forma com que esta sendo feita oposição às opiniões do Nader, do Dopefish, ou de outro que acham isso sentimentalismo. E é mesmo! Muitos de nós, inclusive eu, trabalhamos lá, e aquele ambiente trás lembranças que nos causam emoções. Não estou dizendo que concordo com eles; não concordo, mas pensando friamente, a opinião de quem não teve esse envolvimento de funcionário, ou parente de funcionário, é mais representativo da grande massa da população do que a opinião de quem trabalhou lá.

    Acho apenas que eles tem o direito de dar sua opinião sem serem rotulados, julgados ou agredidos.

    Já o Fernando Lopes, que disse que os skatistas são tudo de ruim, acho que passou do limite…. Merece se retratar.

    1. fabio disse:

      Jimmy, não é só uma “questã” de QUEM trabalhou lá.
      A ESTRELA é parte da nossa INFÂNCIA, esperavamos a data do aniversário e do natal para receber os brinquedos que lá eram feitos.
      Tenho minha ESTAÇÃO LUNAR até hoje, meu VERTIPLANO até hoje
      e é incrivel como eram BEM FEITOS e mágicos os brinquedos.
      Hoje as crianças tem um MOOONTE de brinquedos, MAS ELES
      NÃO TEM VALOR NENHUM para elas.
      Elas CHUTAM, QUEBRAM, JOGAM FORA, pois não existe valor afetivo
      em nada para elas.
      É muito triste o que se tornou a INFÂNCIA em nossas cidades,
      e isso não é culpa de “governo” e sim desta DEMÊNCIA e ABERRAÇÃO
      que se tornou o capitalismo “brasileiro” nos ANOS 90.

      1. Mônica disse:

        Parabéns pelo texto por completo, Fabio! Concordo, a Estrela é parte de nossa infância e os brinquedos de hoje não tem valor afetivo algum.

    2. fiz um curso com você na Unid,I , de planilha, usei depois muito no setor que trabalhava em Compras, aprendi bolar muita fórmula, agora o excel faz tudo, rs

  35. heitor felipppe disse:

    Bonitas histórias, porem, ninguem lembrou de citar a fábrica na rua Joaquim Carlos, enorme, que pegou fogo.ai, eles mudaram para um armazem menor, tambem na Joaquim Carlos, e montaram um local improvisado para continuar trabalhando.

    1. Oi Heitor, a fábrica da Joaquim Carlos terá um artigo a parte em breve. Aliás, foi lá que minha mãe teve seu primeiro emprego e foi na calçada da Rua Joaquim Carlos indo para a Estrela, que ela conheceu meu pai, que trabalhava na Vigor.

  36. Dan disse:

    Pela grandiosidade do local, poderia bem que virar uma Fatec ou até um bom local pra uma provável “USP Norte”, pois quem mora nessa região, sabe muito bem que a Cidade Universitária e a USP Leste ficam um tanto longe…
    Tem galpões que ainda poderiam ser reaproveitados, mas outros tem que ir abaixo. Só não espero que vire um espaço para mais uma igreja, pois já temos um monte de templos colossais pela cidade. Espaço pra Educação e qualidade de vida, nunca é demais e será pra todos os cidadãos.

  37. Walmir Alves disse:

    Triste , muito Triste ! Meu primeiro Emprego a 36 anos atrás , meu, de Pai , Tio , Primos , Amigos ,,, Foi uma Familia em nossas Vidas !!!! Adorava quando era dia de fazer compra de Mês , na R: Catumbi – Belenzinho ,,,, corria eu e minha Irmã , direto para o Primeiro Andar , só pra escolher qual Brinquedo levar ,,, Rssss ,,, Eram tantos ,,,, Dias atras passei por lá , e vi com meus proprios Olhos ,,, TRISTE , muito Triste ,,, Ficou , Lembranças , Historias Boas de lá ,,,,,,

  38. felipe cavalcante disse:

    Interessante a matéria!!!

  39. Rogerio Peixoto disse:

    Pela quantidade de comentários, vê-se que todos aqui guardam boas recordações da infância, o que é muito bom. Sem dúvida é a melhor fase da nossa vida.

    Em Janeiro deste ano, o SESC Pompéia em São Paulo realizou uma exposição de grande sucesso denominada ‘Mais de mil brinquedos’ onde haviam brinquedos de todas as partes do Brasil. A exposição era interativa e tinha a presença de mestres na fabricação de brinquedos artesanais do nordeste e outras regiões. Há alguns anos a cidade já havia recebido uma grande exposição de bonecas Barbie. Talvez a Barbie seja hoje o brinquedo mais vendido no mundo.

    Interessante observar o crescimento do numero de lojas especializadas na fabricação de brinquedos educativos feitos em madeira, mostrando que na era da concorrência chinesa nem tudo são espinhos.

    Outra notícia legal é que a Lego trabalha na construção de uma ‘Cidade Lego’ nos Estados Unidos. É uma reprodução de cidades ou lugares de várias partes do mundo, tudo feito de lego. Já pensou que bacana seria ver o Brasil representado pelo nosso edifício Copan? Fica a sugestão para o Douglas.

    Belo Horizonte já conta com um Museu dos Brinquedos. Veja aqui:

    http://redesuper.com.br/amplificador/museu-dos-brinquedos/

    Aliás é de BH a banda Pato Fu que lançou em 2012 o ótimo CD e DVD ‘música de brinquedo’, gravado com instrumentos musicais de brinquedo e participação do Giramundo. Muito legal.

  40. Carla Daniela de Oliveira disse:

    Quando eu era criança, eu ganhava muitos brinquedos da Estrela, não sabia que a fábrica já estava desativada e era tão antiga assim!

  41. Que falta de sensibilidade desse gerente de MKT!

  42. Rogério Brechuca disse:

    Tenho muitas lembranças boas da Estrela, eu trabalhei nela quase 8 anos foi meu primeiro emprego, fiquei maravilhado com seu tamanho na época tinha uns 12000 mil funcionários e nela meu pai dedicou mais de 30 anos da sua vida ele tinha muito orgulho de falar que trabalhava na ESTRELA eu concordo com alguns comentários principalmente o q fala que deveria ser um museu fico triste quando passo por ela é uma sensação de perda não sei explicar horrível….

  43. RUBENS PENTEADO disse:

    CAROS, AQUELES QUE TRABALHARAM NA FÁBRICA TEMOS UM GRUPO DE 40 EX ESTRELAS QUE SE REUNEM ANUUALMENTE NUM JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO. FAZEMOS ISSO DESDE 0 ANO DE 1994, OU SEJA ESSE ANO DE 2014 COMEMORAREMOS 20 ANOS DO NOSSO ENCONTRO ANUAL, QUEM LEMBRA DO TELES CHEVE DO DEPARTAMENTO PESSOAL, VASCO, SIQUEIRA, GIBA, BRUSA, TARRASCO, CARLÃO, ROBERTO, EDEMIR, TODOS DO DO DEPARTAMENTO PESSOAL, AINDA TEMOS CELSO DO TREINAMENTO, DR. LUIZ NELSON DEPARTAMENTO MÉDICO, ANTONIO RESTA DA SEGURANÇA DO TRABALHO, NIVALDO DO GRÊMIO, HELINHO DA SEGURANÇA DO TRABALHO, EDSON ANZOLIN DO TREINAMENTO E TANTOS OUTROS, PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO E-MAIL: RUBENS.PENTEADO@GRUPOFOLHA.COM.BR, ASSIM TENTAREMOS REUNIR MAIS EX ESTRELAS NESSE ANO DE 2014.

    ABRAÇOS A TODOS RUBENS PENTEADO, TAMBÉM TRABALHEI DE 1978 A 1993 NO DEPARTAMENTO PESSOAL DA ESTRELA.

    1. Elsio disse:

      Rubens,

      Aqui é o Elsio que trabalhou com Rinaldo na seleção de pessoal em 81 e depois fui para o cdp com o Nelsao e o Paulinho. Te mandei um email sobre a confraternização do pessoal do RH.

      Abraços,
      Elsio

  44. Marcos Coalho disse:

    Trabalhei 5 anos na ferramentaria antes de fechar a empresa. Participei de todo processo do plano Collor e desestruturação da Estrela e só tenho a dizer que esta empresa faz parte da minha vida ate hoje, depois de 23 anos que sai. Muitas portas se abriram devido este nome e hoje sou bem sucedido profissionalmente por isso. Estive na frente do prédio a pouco tempo e só tenho a dizer que bateu a saudade e que não consegui segurar a emoção. Quanto ao que restou hoje só lamento e nada se pode fazer a não ser que os atuais proprietários tomem ações para que esta área seja aproveitada.

  45. fabio disse:

    Em 1975 era um jovem de 23 anos e fui procurar um emprego aí na Estrela.A vaga era para um profissional para desenvolver uma embalagem para bonecas e outros brinquedos com custo mais accessivel para o mercado.Desenvolvi uma embalagem que o gerente na época me aprovou na hora.Fiz os exames medicos e tudo ok eu iria começar a trabalhar na semana seguinte quando uma empresa de cosmeticos multinacional com sede na Av.João Dias( hoje é o Cursinho Anglo) me chamou.Era bem mais perto de casa e aceitei.Pena que eu tive que demover do emprego na Estrela que eles me tanto queriam.

  46. JAILSON disse:

    QUEM COMPROU ESSE PREDIO ?

    1. Só sei que foi uma construtora, mas não sei dizer qual.

  47. Sandro Avelino de Souza disse:

    Adorei a reportagem , sou colecionador de brinquedos, ppalmente Boneca Amiguinha.
    Trouxe nostalgia, esclareceu sobre o impacto das importações, causou polêmica, uma matéria de primeira.
    O local é problema do dono, a Estrela continua encantando, os brinquedos antigos da Estrela são o máximo e trazem saudade mesmo de um tempo q não volta e de brinquedos maravilhosos q encantaram gerações, e a liberdade de expressão faz bem.
    Parabéns

  48. Marcelo disse:

    Já que esse terreno é de uma construtora com certeza vai ficar ali por um bom tempo ainda sem melhorias, esperando uma valorização do terreno, a mais pura especulação imobiliária, seria incrível se tivéssemos ali um museu do brinquedo, até pela história que o prédio tem, mas é improvável, infelizmente.

  49. Oseias disse:

    A Estrela foi uma Empresa de fabricar para os ricos, ai entrou a China e deixou tudo igual.

    1. Sério mesmo Oseias ? Eu nunca fui rico e quando era pequeno meus pais eram relativamente humildes, isso nunca me privou de ter bons brinquedos da estrela.
      Acho que você está bastante equivocado, a Estrela tinha brinquedos para todos os bolsos… por fim a China só fez é destruir o mercado nacional e causar o desemprego de muitas pessoas.

    2. ERNESTO disse:

      SR. OSEIAS, DESCULPE, MAS A CHINA NÃO DEIXOU TUDO IGUAL, PORQUE O BRINQUEDO CHINÊS QUE ENTROU NO MERCADO BRASILEIRO, NÃO SEGUE AS NORMAS DE SEGURANÇA E QUALIDADE EXIGIDAS PELA ABRINQ……ELE SÓ ENTRA AQUI OU POR CONTRABANDO OU COM ALGUMA COISA A MAIS FEITA NA LIBERAÇÃO DOS CONTAINERS EM SUA ENTRADA……..AGORA GOSTARIA QUE MOSTRASSE ALGUM BRINQUEDO CHINÊS QUE DUROU DE PAI PARA FILHO COMO O DA ESTRELA………..E CUIDADO TOXIDEZ É PERIGOSO…….INFORME-SE E VEJA SE O CHINÊS ATENDE APENAS A ESSA REGRA…………

      1. Marcos Coalho disse:

        Ernersto, boa tarde,

        Discordo da sua colocação. No passado até era assim referente os brinquedos da China. Hoje até a Estrela esta importando brinquedos da China e jogando no mercado. é aquela historia, se eles não podem com o inimigo, o melhor e se aliar a ele. A curto e médio prazo, porque a longo prazo as empresas brasileiras estarão condenadas a sucatamento e falência. Infelizmente devido a ganancia dos empresários brasileiro não teremos um futuro promissor para as próximas gerações. Estive na China algumas vezes e só lamento quanto estamos transferindo tecnologia e fazendo com que a China se torne uma potencia. Hoje a mão de obra na China é escrava para que no futuro o mundo se torne escravos deles.

        Abraço,

        Marcos Coalho

        1. ERNESTO disse:

          BOA TARDE MARCOS, MINHA COLOCAÇÃO ESTA SENDO FEITA A UMA EMPRESA QUE PRATICAMENTE QUEBROU A 15 ANOS ATRAS E NÃO HOJE….E A MESMA ESTA COMPRANDO DA CHINA COMO VC. MESMO DIZ PORQUE ESTAMOS COMPETINDO EM DESIGUALDADE DE CONDIÇÕES…..MAS INFORMO COM CONHECIMENTO DE CAUSA QUE MESMO O BRINQUEDO QUE A ESTRELA IMPORTA, ESTE NÃO ATENDE AS NORMAS TÉCNICAS DE EXIGÊNCIA DO NOSSO MERCADO……..E INFORMO QUE O BRINQUEDO ENVIADO PARA O BRASIL NÃO É NEM POR PERTO IGUAL AO BRINQUEDO ENVIADO PARA E.U.A. OU EUROPA……O QUE VEM PARA CÁ É A SUCATA DE LÁ……..INFELIZMENTE SOMOS O PAÍS DO LEVAR VANTAGEM EM TUDO E VEMOS SÓ O PREÇO………

          1. Marcos Coalho disse:

            Com certeza. Com uma politica e impostos que não favorecem nossa industria. Vamos vender picolé na rua novamente.

  50. Tiagão disse:

    Do lado da minha casa! Só mais uma das muitas empresas que fecharam na região,uma pena mesmo este enorme espaço não estar ocupado!

  51. Katia Requena disse:

    Adoraria ver as fotos dessa fábrica em funcionamento, será que algum ex-funcionário as possui?Lembro de ter lido alguns comentários registrados acima de alguns deles. Eu mesma em particular também possui bonecos dessa fábrica como o Manequinho. Gostaria se possível só por curiosidade de saber o nome dos proprietários. Lembrando Douglas que as suas matérias sempre são inspiradoras para as minhas aulas, pois leciono próximo ao Parque Novo Mundo e ao falar de Revolução Industrial uso-as como referência. Isso tem ajudada os meus alunos a conhecerem mais sobre a história do bairro onde moram e imediações. Estamos juntos no trabalho de divulgação do site São Paulo Antiga inclusive junto aos alunos do Ensino para Jovens e Adultos (Supletivo). Os livros de história deveriam usar imagens de fábricas nacionais. Quem souber de algum que o faça poderia me recomendar? Obrigada!

  52. Vinicius disse:

    SOU UM MORADOR PRÓXIMO DESSA REGIÃO E SEI QUE ESTE NÃO É O ÚNICO CASO, COMO POR EXEMPLO, A CONTROLAR QUE SERVIU PARA LEVAR NOSSO DINHEIRO EMBORA DURANTE ALGUNS ANOS E QUE AGORA FOI TOTALMENTE DESTRUÍDA E SOBROU MAIS UM TERRENO JOGADO AOS VENTOS. EU REALMENTE FICO MUITO TRISTE POR SABER DESSA ATUAL REALIDADE E POR SABER QUE O GOVERNO NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA PARA MUDAR ISSO. O BRASIL DEIXOU DE INVESTIR, CONSTRUIR, DESENVOLVER E DE EVOLUIR EM VARIAS FRENTES DA TECNOLOGIA E QUE CONTINUA TENDO IMPACTO DISSO NA ECONOMIA! E O PIOR É SABER QUE A POPULAÇÃO TAMBÉM CONTRIBUI PARA ESSA REALIDADE, DIZEM QUE O BRASIL ESTA MELHORANDO, MAS EU NÃO ACREDITO NISSO! ACREDITO QUE ISSO SEJA UTOPIA! ACREDITO QUE SOMENTE ATRAVÉS DE UMA GRANDE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO PODERÁ EXERCER AO LONGO DO TEMPO GRANDES MUDANÇA NA ATUAL REALIDADE ECONÔMICA BRASILEIRA! EU NÃO COSTUMO ELOGIAR JORNALISTAS, MAS ADOREI ESTA REPORTAGEM! SINCERAMENTE, PARABÉNS!!!

    1. fabio disse:

      Sabe Vinicius, antes de você destilar seu veneno no Governo Federal,
      seguindo a cartilha da imprensa paulista, mais conhecida como PIG (partido da imprensa golpista), vá se informar direito o que vem sendo feito e RETOMADO no Brasil em termos de DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA NACIONAL e GERAÇÃO DE EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA, beleza ?!
      E dê NOME AOS BOIS, DIREITO, pois a “politica de sunpaulo” é de APENAS
      ESPECULAÇÃO e não desenvolvimento e trabalho.
      Se você VOTA em Alquinim, Cérra, aócio, e fhc, ASSUMA de uma vez e não fique
      botando a CULPA da desgraça do estado de sunapulo no Governo Federal.
      Aqui NÃO É LUGAR PRA CALUNIA de gente ALIENADA.

      1. Aviso: Este espaço não é para discussão política, não importa para qual lado. Se a discussão fugir mais uma vez do tema os comentários que não forem pertinentes a discussão da Estrela não serão liberados.

  53. Mônica disse:

    Sinto saudades da Estrela e dos brinquedos que eu ganhava nas décadas de 70 e 80. A Estrela marcou a minha infância e fez parte de minha vida. A excelente qualidade dos brinquedos era indiscutível. Na adolescência eu sonhava em trabalhar na fábrica no Pq. Novo Mundo, pois eu morava na Vl. Medeiros, e hoje Tucuruvi. É triste ver o local nesse mal estado de conservação. A área deveria servir para alguma coisa útil na área da Educação, Cultura, Saúde, etc. Gostaria de saber por que ele está abandonado há mais de uma década. É no mínimo estranho…

  54. Audrey M disse:

    A reportagem é muito boa, mas lendo alguns comentários acho que cabe alguns esclarecimentos. Eu trabalho na prefeitura de São Paulo e sei que após a saída da Estrela do local, o terreno foi vendido. No entanto, nunca ocupado pelo novo proprietário.
    Logo depois, a área foi declarada como utilidade pública e seria desapropriada para implantação de um complexo logístico em virtude da sua proximidade com a Fernão Dias, mas governo vai governo vem muda prefeito e mudam os projetos.
    Sendo assim, o decreto de utilidade pública venceu recentemente e só agora que o proprietário poderá e irá fazer uma reforma no local para implantação de uma empresa privada.
    Li gente reclamando que ao invés de ficar abandonada, a área poderia ter sido utilizada para a construção de moradia popular ou algo assim… Isso não aconteceu porque o zoneamento da cidade não permite que haja residências naquela região, tanto é que o entorno daquela área permaneceu predominantemente industrial durante todos esses anos.
    Estive lá hoje de manhã e me deu uma saudade da infância. Certeza que algum brinquedo que tive foi fabricado lá!! Saudades do meu robô Ar-tur S2

  55. Estava só de passagem, por essa página da São Paulo antiga, li quase todos os comentários a respeito da fábrica estrela. Me desculpem, mas não dá pra ficar calado, é impressionante a frieza e o conformismo de algumas pessoas, o Brasil é e sempre será um país sem memória e respeito a sua identidade, onde o individualismo e a ganância falam mais alto. Vai alguém tentar demolir o big ben ou a catedral de notre dame pra ver o acontece, nunca seremos civilizados com essa mentalidade.

  56. MIRIAN FIUZA disse:

    OLA! MEU PAI JOAQUIM JOSE FIUZA, FOI ELETRECISTA DE MANUNTENÇAO DA ESTRELA DA JOAQUIM CARLOS, COM A RUA MARCOS ARRUDA NA DECADA DE 60, NOSSA ENTREI NA FABRICA MUITAS VEZES, MESMO SENDO OPERARIO MEU PAI ERA MUITO CONHEÇIDO NA FABRICA, TINHA PESSOAS QUE CHAMVAM ELE DE QUIM E OUTRAS DE JOAQUIM. A ESTRELA ERA LINDISSIMA! MUITAS SAUDADES!

  57. milkian disse:

    Na minha época de criança, Estrela era a top dos brinquedos, não tinha outra igual, a não ser em nichos (a Grow, apenas no ramo de jogos, por exemplo). Ela representava os brinquedos da Lego e da Mattel, por exemplo. Uma pena que hoje a sociedade não quer tratar crianças como crianças, inclusive boicotando comerciais de brinquedos, que “pagavam” os desenhos e programas infantis. Acho que isso ajuda a crianças preferirem “gadgets” tecnológicos ao invés dos brinquedos.

    1. J.C.Cardoso disse:

      Muito bem colocado, Milkian.
      Agora com a proximidade do Dia das Crianças, tenho visto no Face um discurso quase de ódio à data.
      É isso que o politicamente correto está criando: uma sociedade de babacas (desculpe pelo palavrão). Quem viver, verá.

  58. Vitoria Klavinsky disse:

    Fiquei extremamente triste ao ver estas imagens. A Estrela fez parte da minha vida, desde antes dos primeiros passos. Tive inúmeras bonecas que certamente “nasceram” nesta maternidade, e ainda possuo algumas, que trato com enorme carinho. Era uma imensa felicidade ganhar três bonecas ao ano, sem falar na ansiedade. Ver um prédio destes abandonado à própria sorte, faz nascer em mim, uma imensa e intensa vontade de chorar. LAMENTÁVEL.

  59. José Da Silva Filho disse:

    Trabalhei-la no final de setenta pra oitenta,fico triste em saber que deixarão chegar a este ponto,tem auguem que trabalhou nesta época la.

    1. sergio disse:

      Meu primeiro emprego, Trabalhei na Estrela em 1970, quando Brasil foi campeão na copa , no departamento de MENSAGEIROS (oficce boy) na Joaquim Carlos com sr. Darci

  60. José Da Silva Filho disse:

    Completando trabalhei no restaurante com o Paulo, Gil, vandeco, Ines, Cristina. Odair ,Sergio,Valdir,Jacson,Sr Machado da segurança,

  61. Regis Lopes disse:

    Sempre perfeito e preciso nos seus artigos. Parabens!

  62. Trabalhei na transp. F.souto entregando brinquedos na decada de 90 como meu pai tambem trabalhou na de70,resumindo AMO A ESTRELA,chorei ao ver imagens

  63. luiz carlos disse:

    CONFESSO ESTAR TRISTE AO VER A SITUAÇÃO DA ESTRELA HOJE, TRABALHEI NA ESTRELA DE 20/12/77 A 1995, ENTREI COMO OFFICE BOY NA JOAQUIM CARLOS, SR DARCY ERA O CHEFE, DEPOIS DE 4 ANOS FUI TRANSFERIDO P/ O SETOR DE NOTAS NA MARCOS ARRUDA 729 CHEFE SR MIZIARA, CONFESSO QUE A ESTRELA FOI A MELHOR EMPRESA QUE TRABALHEI NA MINHA VIDA…………TENHO MUITAS LEMBRANÇAS E SAUDADES DE TUDO ISSO, OBRIGADO ESTRELA POR TER MI DADO O PRAZER DE SER O SEU FUNCIONÁRIO….

    1. Manoel Nilo de Moura disse:

      Oi
      Luiz eu sou o Nilo que trabalhava no almoxarifado vc se lembra? eu trabalhei 20 anos e só tenho boas lembranças

  64. Jéssica disse:

    Meus pais trabalharam nessa fábrica, entre a década de 80 até cerca de 1994/95, e tudo o que ouço são histórias maravilhosas, funcionários valorizados, e que por conta disso trabalhavam com amor. Apesar de muito criança na época, lembro das bonecas Barbie que ganhei ainda com o logo da Estrela nas costas. Ouço muitas histórias legais dessa época, tanto que sinto até um aperto no coração por ver tão deteriorado um lugar que fizeram meus pais tão felizes.

  65. MARIA APARECIDA DOS SANTOS disse:

    TRABALHEI NESSA MALDITA EMPRESA, ONDE ATÉ HOJE TENHO MINHAS MÃOS MARCADA, NOS INICIANTES TÍNHAMOS QUE ENFIAR AS MÃOS EM PRODUTOS QUÍMICOS SEM LUVAS. TINHA MENINAS QUE ATÉ DESMAIAVAM
    1968

  66. Ayrton Torres disse:

    Trabalhei na Manufatura de Brinquedos Estrela S.A de 03/03/1971 até 09/06/1992, sempre na área de movimentação de materiais ,realmente está fabrica foi uma ESTRELA em minha vida porque foi lá que conheci minha a minha esposa , formei minha família estudei duas Universidade e formei dois dos três filhos que tenho, sai também no momento em que a empresa começou a fazer as reduções devido as mudanças econômicas da época, um patrimônio que se perdeu pelo tempo e que poderia ser utilizado de maneira racional , é uma pena ver esse cemitério lugar onde tantas vidas sonharam e também através do esforço coletivo e pessoal deu alegrias a tantas crianças e tantas famílias .

    1. Manoel Nilo de Moura disse:

      eu tbm fiz lá o meu pé de meia trabalhando de 1970 a 1990 só tenho boas lembranças, e quando eu sai dois filhos meus trabalharam e tbm gostaram.

  67. Ferrorama da Estrela XP-1500 – 1986, esse Natal está gravado na minha retina como se hoje.

    O ferrorama está guardado com todas as peças, funcionando, intacto no sótão da casa da minha mãe no interior!

    Muito feliz por ter tido essa experiência na infância.

  68. Tais disse:

    Trabalho na Estrela aqui na cidade de Itapira, muito das pessoas citadas aqui nos comentários ja ouvi falar, por exemplo a Neguinha que um amigo citou trabalha aqui ta hj, tem o Sr. Manolo tmb, figuras da Estrela….gosto mt de trabalhar aqui!!!

  69. Bruno disse:

    A Estrela começou a produzir brinquedos e jogos no interior de São Paulo, na cidade de Itapira, em julho de 2003. Essa unidade da Estrela está instalada numa área de 130 mil m2, distribuídos entre linha de montagem, depósito, administração e área de apoio (refeitório e vestiários).
    Esta fábrica faz parte do projeto de expansão da companhia que também possui outras duas unidades: em Manaus-AM e Três Pontas – MG.

    Não sei dizer ao certo quanto funcionários tem atualmente.

  70. TP disse:

    A estrela tem a fabrica de Itapira SP, Três Pontas MG e Starcom Sergipe

  71. Luana disse:

    Eu faço 30 anos final do mês e me lembro perfeitamente dos brinquedos da estrela. Na minh infância tinhamos muitos brinquedos da estrela. Nos intervalos do xou da xuxa,passavam as propagandas dos brinquedos,se a gente tinha saido da sala por algum motivo,qdo passava a propaganda a gente corria p ver e logo começava o eu quero,eu quero,isso claro qdo era brinquedo de menina,pq la em casa somos 3 irmãs. E quase sempre ganhávamos. Eu fiquei com nó na garganta qdo vi as fotos,acho q deu saudade de tudo,da história daquele lugar,das pessoas q ali passavam a maior parte do dia e pelo q vi nos comentários,parecia ser um excelente lugar p trabalhar. Acho q vem tb a saudade de um tempo q não volta mais,para muitos q na época eram jovens e trabalhavam ali e p mim,q tive uma infância maravilhosa q hj não existe mais. Aquela fábrica fez parte de um tempo bom que não vota mais.

  72. Armando Lopes disse:

    O diretor de Marketing não entendeu nada !

  73. WAGNER disse:

    ENFIM, A ESTRELA É MARCA DE NOSSA INFÂNCIA. LEMBRO-ME DE TANTOS BRINQUEDOS QUE TIVE. HOJE SOU PROFESSOR E SEMPRE DOU BRINQUEDOS A MEUS SOBRINHOS E CLARO DA ESTRELA.
    BEIJOS E QUE A ESTRELA VOLTE A FABRICAR OS ANTIGOS BRINQUEDOS, SERÁ COM CERTEZA SUCESSO.
    ASS. WAGNER SP.

    1. J.C.Cardoso disse:

      Marca da minha infância foi Estrela e tinha também a Trol.

      1. Ruben Dario Caballero disse:

        Troll !!!!! Bom motivo pra ser criança ( assim era o slogan )

  74. Marco Aurelio disse:

    PARABENS

    Douglas pelo trabalho,, e por cada resposta dada aos comentários, desnecessários.

  75. Visitei essa bela fabrica de forma clandestina esse dias , quase não tem nada da estrela tirando a tampa de bueiro e um ou outro adesivo , segundo o segurança que estava por lá em 2015 vai tudo abaixo . Link das minhas fotos para quem quiser ver https://www.facebook.com/Vanderleifotografia/media_set?set=a.899929276708272.1073742186.100000736257607&type=3

  76. Luiz de Magalhães Jr. disse:

    Meu sogro, JOÃO MAYER, trabalhou na Manufatura de Brinquedos Estrela, por mais de 40 anos, aposentou-se pela Empresa, viveu mais quase 30 anos, e, todos esses anos de aposentadoria teve seu PLANO DE SAÚDE, e da esposa, totalmente pagos pela Estrela. Alguma Empresa Brasileira faz isso com empregado seu?? Reconhecimento do Sr Mario Adler.
    L.Magalhães Jr. / SPaulo, fevereiro 2015.;

  77. Paulo Q. Wert disse:

    Infelizmente esses armazéns da Estrela foram ao chão na semana do carnaval de 2015. Passei pela Dutra e vi os escombros no chão. Infelizmente não consegui para para fotografar.

  78. Passo quase todos os dias em frente e os prédios já estão quase todos demolidos, falta pouco para acabar de vez

  79. Artigo atualizado com as fotos da demolição da fábrica no final do texto.

  80. Luciana Candido disse:

    Fora a brinquedos Estrela, tinha a prima pobre digamos que era a Brinquedos Elka que se localizava no bairro da Casa Verde, aqui pros lados da Zona Norte engraçado é que minha mãe trabalhou na Estrela e uma prima do meu pai na Elka.

  81. Pedro Oliveira disse:

    Repondendo a quem perguntou, o trem Santa Fé, escala HO – tenho um guardado aqui em casa – é realmente da Atma (que fechou), comprado pelo meu pai em 1978 (eu tinha 11 anos) no Mappin Praça Ramos (fechou também)…

  82. Olá a todos e ao Douglas!
    Acho que não tem espaço suficiente para o meu depoimento, até sugiro contribuir com mais informações para uma nova publicação mais detalhada!

    Concordo em partes com o Aires disse (respons. de marketing), pois esta reportagem deu uma boa enfatizada nas fotos dos destroços e detalhando as ruínas do que sobrou da fábrica, o que dependendo de quem ler, pode interpretar que foi descaso por parte da Estrela e isso pode gerar uma má impressão, mas sabemos que não é estamos entendendo o objetivo desta matéria. Realmente nos entristece vermos tamanha estrutura do “império dos brinquedos” no chão. Mas se a estrutura já não era mais necessária, visto as condições para seguir em frente, acredito que foi melhor a mudança do que afundar e deixar de vez o espaço para os importados.

    Meu nome é Alessandro e trabalhei no Escritório do Belenzinho de 1988 a 1991 como office boy com 12 anos no setor de mensageiros (Sr Darcy, Claudio, Edson, Vital, Valter) e depois fui para o setor de transportes (frota da diretoria). Nem preciso dizer que foi um sonho realizado, sempre idolatrei os brinquedos da Estrela e, ter trabalhado lá foi uma história a parte. O Sr. Salvador me apresentou ao presidente (Mario Adler) e a Dona Lotti, logo no primeiro dia e desde então eles sempre me chamavam pelo nome, aliás, sobrenome (Rodrigues como eu era conhecido e até tinha um crachá específico, assim como todos os office-boys).
    Conheci todos os departamentos e diretores, visitava as áreas de produção e fiz muitas amizades. O PABX era idêntico aos filmes antigos, com senhorinhas plugando cabos para atender as ligações. Móveis antigos, cadeiras rústicas e o que falar do elevador com grade? – que não parava no 2º andar e a gente fazia-o parar para assustar quem passava do lado de fora através da janelinha da porta). Era legal ter acesso ao DAT (Assistência Técnica) e poder ver mecanismo dos brinquedos de pertinho. Na cooperativa então nem se fala, sempre comprava brinquedos).

    Vi em comentários anteriores que a Estrela era uma empresa como qualquer outra. MENTIRA! Naquela época eu já estudava a noite e meus colegas viviam me perguntando como era trabalhar numa empresa como a Estrela. Todos queriam. Era uma empresa exemplar, com inúmeros benefícios como: Enfermaria, assistência médica, quatro opções de refeições, café da manhã e lanche da tarde, ônibus fretados, convênios com farmácias, revelação de filmes, passaportes do Playcenter, aluguel de VHS e por aí vai.

    Nessa reportagem cita a demissão em massa em 2003, mas na verdade se iniciou em 1991 (governo Collor). A Estrela ainda tentou alternativas como reduções da jornada de trabalho, mas realmente a entrada de brinquedos importados foi desleal e as demissões começaram a aterrorizar. Muitos entraram em depressão.

    Mas agora o que resta é apenas a lembrança do que passamos. É sempre bom encontrar matéria deste tipo. Abraço a todos!
    Alessandro.

    1. Luis Hector San Juan disse:

      Olá Alessandro! Talvez lembre de mim, fui o Diretor Técnico desde 1972 a 1992. Espero que a tua vida esteja boa. O nosso amigão Salvador Tojer, que você mencionou, não estão mais neste mundo há tempo… Abraço!

      1. Alessandro disse:

        Grande Luís! Provavelmente não me lembro pessoalmente, pois na epoca eu tinha 12 anos… mas lembro da sala dos representantes com as caixas e seus devidos nomes. E eu lembro do seu.Certa vez encontrei a Dona Jacira e o Sr.Rosalvo em Ermelino Matarazzo e ficamos um tempao conversando.
        Meu tio Gilmar (contas a pagar) ainda continua na Estrela em Itapira.
        Grande abraço!!

        1. Luis Hector San Juan disse:

          Alessandro, só para corrigir um pequeno erro. O nome da filha de Mário Adler é Vivian, atualmente ela é casada com um senhor chamado Breno Zolko. Os “Adlers” (como você disse) estão à par de tudo, Mário Adler foi quem planejou toda a operação de desmanche da Estrela nos anos 90.

  83. claudecir de souza disse:

    agora ja nao existe mais essa fábrica parece que ja foi totalmente demolida !!

  84. Luciana Candido disse:

    O fato é que ficou caro ter indústrias na cidade de São Paulo, o que se paga de imposto estadual é impraticável então boa parte foi para outros estados, me dá pena também ver tantos galpões abandonados na região Brás,Pari e Mooca. o prédio da Antarctica continua ali fantasma e poderia servir como ETEC.

  85. Silvia disse:

    Olá pessoal! O tempo passa mas as boas lembranças sempre permanecerão. Trabalhei na Estrela na Rua Marcos Arruda e logo depois fomos para o Parque Novo Mundo. Trabalhava no DAT. Que saudade daquele tempo, como era bom trabalhar lá, os amigos. Pena que muitas coisas se acabam. Um abraço a todos! Silvia

    1. Luis Hector San Juan disse:

      Sílvia, Olá! Espero que a sua vida esteja boa, todos os que trabalhamos lá lembramos de você. Um abraço!

  86. abjunior1978 disse:

    Atualizando uma vez mais: agora não existe mais nada desta fábrica. Passei por lá nesta última semana de Abril/2015 e nada mais restou para contar história.
    Eu cheguei a visitar esta fábrica, em uma excursão da escola, cerca de uns 30 anos atrás.
    Agora, ficou só a lembrança de um tempo que não volta mais.
    Pena…

  87. Mariana Araujo disse:

    Tenho 31 anos, nunca tive um brinquedo da Estrela, pois quando criança, beirávamos a miséria. Infância muito pobre mesmo, o que não me impede de ser apaixonada por esta empresa e de relatar que ela fez parte da minha infância, ainda que pela televisão com seus comerciais e slogans inesquecíveis, ainda que soubesse que aqueles brinquedos estavam totalmente fora da minha realidade e possibilidade.

    Adorei saber que ha pessoas que ainda tem os brinquedos, o que prova a qualidade dos produtos e paixão pela marca.

    Existe ao lado do Sesc Pompeia um “hospital” de brinquedos da Estrela, que deve ser baste antigo, pois a placa da frente ainda tem o logotipo antigo da marca, e esta bem desgastada…

    Saudades do tempo em que criança realmente era e vivia como criança.

  88. amanda almeida disse:

    Eu tenho 12 anos bom nao conheci muito essa fabrica,todo mundo contava para mim coisas horriveis sobre esse lugar, mais eu sempre quis conhece pena que ela nao essiste mais mesmo assim eu gosto e amo os brinquedos da estrela como jogo da vida me ensinou um pouco da vida banco imobiliario ele que me esinou a fazer minhas primeras contas de matematica e o detetive me ensinou a sempre envestigar mais e se interesarpor essas coisas de historia eu e os meus pais adoramos a estrela e eu continuo comprando os jogos e brinquedos da estrela

  89. Vera disse:

    Trabalhei na estrela de 80 a 92 doze anos de muita alegria, lá fiz muitos amigos conheci meu marido, enfim os melhores momentos da minha vida foi lá; sinto muitas saudades. doe no coração ver o estado que ficou.

    1. Luis Hector San Juan disse:

      Acho que lembro de você, Vera. Fico feliz de saber que a sua vida está ótima! Um abraço.

    2. silvana mendes zago disse:

      Estrela casamenteira né…tbm ..comecei a namorar lá e me casei com o mesmo…muitoo bomm…saudadessss….

  90. GILBERTO CALLERA disse:

    Entrei na Estrela quando tinha 16 anos e lá trabalhei durante 34 anos, sempre na Area Administrativa (Financeiro e Cobrança) Não tinha conhecimento dessa matéria. Fico muito triste em ver o que restou da nossa querida (antiga) Estrela. Abraços aos ex-colegas.

    1. Luis Hector San Juan disse:

      Gilbero, como está? Eu também não sabia. Coloquei na minha página do Facebook. Um abraço! Luis Hector San Juan

  91. FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA disse:

    Se não estou enganado, foi na gestão do governo Covas que São Paulo adotou o exagero sobre o valor dos impostos para as industrias, dificultando a permanência de muitas delas que preferiram migrar para outros Estados; é lamentável.

  92. Kowalsky disse:

    A Estrela realmente é uma marca-patrimônio do Brasil. Mas, como a matéria menciona, Collor abriu o mercado brasileiro aos produtos importados. Talvez a única coisa boa que este senhor fez. As empresas quebraram pois suas produtividades eram (e ainda são) extremamente baixas e suas margens de lucro eram (e ainda são) exorbitantes.

    1. ERNESTO SCOLARI disse:

      CONCORDO PLENAMENTE COM SUA COLOCAÇÃO, CONTUDO O BRINQUEDO NA ÉPOCA TINHA QUE SER COMIDO POR UMA CRIANÇA E NADA ACONTECER A MESMA, OU SEJA EXAMES LABORATORIAIS E UMA QUALIDADE QUE NO CASO DA MARCA ESTRELA, EXPORTAVA PARA 154 PAÍSES NA OCASIÃO, ENQUANTO QUE UM CHINÊS, ESTAS CONDIÇÕES AO ENTRAR EM NOSSO PAÍS NEM ERAM VERIFICADAS ( CORRIAM INTERESSES COMO AINDA CORREM ORIUNDOS ), AÍ É QUE NÃO CONCORDO COM VOCÊ…………..

  93. ewecosta disse:

    Neste caso, a demolição foi justa e necessária. É melhor implodir e construir coisas novas e úteis do que tentar preservar uma edificação que ninguém mais quis e só serve para abrigar insegurança aos vizinhos.

  94. Ler essa matéria me deu um misto de sentimentos. Alegria por encontrar pessoas que, como eu, tiveram uma infância de verdade. E tristeza por ver essa fabrica de sonhos destruída. Belo texto.

  95. Maria Póvoas disse:

    Manufatura de Brinquedos Estrela, que saudade de você ficamos juntas durante 07 anos, só sai daí pra casar. Eu achava você linda e agora vejo você destruída meu coração doeu muito, eu era feliz e não sabia. Quantas alegrias vocês deram as nossas crianças da época, que saudade de você. Sei que você não volta jamais. Maria Póvoas funcionária da Manufatura de Brinquedos Estrela de 1968 até 1975.

  96. Marcelo disse:

    Minha irmã foi colega de faculdade da Adriana, filha do Mário. Penso eu: será que os Adlers não deram ainda uma olhada nesta notícia?

  97. Geraldo Souza Filho disse:

    Vou resumir tudo isso numa só coisa: enquanto neste paīs só tiver bananas e carneirinhos, a aī me incluo, vai ser esta sacanagem eterna, desde os tempos de Cabral. Cada governo que vem quer tirar o seu naco. Fossemos nos uma naçāo de brasileiros natos, as ratazanas já estavam longe….. Mas nāo ficamos sentados teclando nossas insatisfaçōes enquanto os politicos nos fazem de bobos. Se vamos fazer uma manifestaçāo para defenestar politicos corruptos em cinco mimutos ou até mesmo antes vira um selfies on the chopps.
    Mas tenho fé que daqui há uns duzentos anos meus tataranetos farāo como se faz na América, ou melhor no USA, quando um presidente se aproximar de uma máfia qualquer, só se aproximar, um ex detento “contratado” pela nossa PF vai dar um jeito idêntico ao que fizeram com Kennedy. Tomara…..

  98. Moro aqui do lado já fui muitas vez depois de 2008 como era grande. mais já foi destruída pela um outra empresa que chegou , e da pra ver como era rica a empresa tinha campo Quardra piscina gigante … Lembraças…

  99. Gustavo disse:

    esse lugar ainda existe? alguém sabe onde fica e se é possível visitá-lo? (com ou sem autorização)

    1. Foi demolido no final de 2014, hoje existe um outro prédio de uma transportadora.

      1. Juliana disse:

        Oi Douglas! Sabe me dizer o nome da empresa que está no local?

        1. Não sei, apenas sei que é uma transportadora. Mas olha, não existe mais nada do que foi a Estrela. O local foi completamente demolido e ergueram uma estrutura totalmente nova.

          1. Juliana disse:

            Muito obrigada!

  100. Eliana disse:

    Senti vontade de chorar lendo a reportagem pois imagens de minha infância vieram a mente 🙁

    1. Luis Hector San Juan disse:

      Como já disse antes, entrei na Estrela em 1973 e fui titular da Diretoria Técnica da empresa desde 1977 até 1992. Provavelmente, uma boa parte dos seus brinquedos passaram pelas minhas mãos antes de serem fabricados… Se você chorou pelo efeito de imagens da sua infância imagine quanto não choraram funcionários que foram dispensados contando mais de 50 anos de idade cuja única especialização era fazer bonecas… E assim outros exemplos de pessoas altamente capacitadas em áreas da empresa cujo mercado de trabalho era absolutamente exíguo e tiveram que sair apenas com os seus direitos legais pagos… O drama dos funcionários só foi conhecido por eles e as suas famílias…

  101. Lucas disse:

    O fechamento de diversas empresas no Brasil se deve à criação do plano real. O plano real é uma bomba que cedo ou tarde explodirá devido às artificialidades utilizadas para a valorização da moeda. Não é uma crítica partidária como muitos acabam pensando se tratar, é uma crítica política, senão ideológica.

  102. André disse:

    Admirável seu trabalho, Glaucia. Só uma pequena correção, antes desse prédio no Parque Novo Mundo a Estrela estava instalada em seu antigo prédio na Rua Marcus Arruda, 729, atual Faculdade Cantareira, sei disso porque meu tio trabalhou na Estrela neste endereço. 🙂

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.