Grande São Paulo

Ford – Bom Retiro

Comments (33)
  1. Douglas so tem uma palavra parabens

  2. Scarps disse:

    Conheci teu site através do blog do Flavio Gomes
    Muito interessante e uma grande idéia essa do museu..Se o edifíocio ainda for da Ford poderia ter alguma chance..
    Parabéns!!

  3. Claudio Ricardo Herrero disse:

    Douglas, parabens pela matéria. Trabalhei na unidade do Ipiranga (V. Prudente) de 1985 ate o encerramento das atividades. Creio que foi chamada de Ford Ipiranga pelo fato, de haver ao lado a estação de trens chamada Ipiranga. Outra curiosidade, o Shopping ali instalado tem o nome de Mooca. O viaduto que liga a V. Prudente ao Ipiranga tem o nome de Pacheco e Chaves porem, sempre foi conhecido como: da Ford Ipiranga. Outro fato interessante sobre esta fabrica, é o fato de ser margeada por duas linhas ferreas sendo, uma principal e outra de suporte aos armazens localizados na avenida Henry Ford. Abraço

  4. Jairo Herrera disse:

    Espetáculo!
    Douglas, e se marcássemos um enocntro de antigos num domingo qualquer em frente a fábrica???

    1. Jairo, sensacional a ideia. Vou falar com o clube do Fordinho que sou sócio e vamos nos falando. Podemos juntar vários clubes nesta empreitada.

  5. E muito legal conhecer um pouco da historia, mas, porque deixar um espaço e uma estrutura tao boa no Bom Retiro fechada por tantos anos? Poque não utilizados estes espaços para lazer e educação por exemplo? Temos o local, a estrutura e pelo que parece só falta a criatividade.
    Morei muito tempo em Londres, onde os prédios são velhos (construídos em 1800) e continuam sendo utilizados em suas estruturas originais ate hoje!

  6. Maria Zelia Wolff disse:

    Achei magnifica a ideia de Jairo Herrera e também a sua de fazer da antiga fábrica, um Museu do Automóvel, antes que o tempo e o descaso acabem destruindo mais um patrimônio Histórico da nossa querida São Paulo!!! Além disto tudo, eu moro bem perto dela e ficaria muito orgulhoso com as providências!!!! Parabéns mais uma vez, Douglas!!! beijos

  7. Waldenir Dornellas disse:

    Que idéia ótima essa de utilizar o espaço como Museu do Automóvel. Espero que a comunidade antigomobilista se mobilize. parabéns pela matéria

  8. Josué Rocha disse:

    parabéns

  9. Parabéns quanta informação foi ótimo tomar conhecimento

  10. FRANCISCO disse:

    MARAVILHOSA IDEIA DE FAZER UM MUSEU.PODERIA SER DE TODAS AS FABRICANTES

  11. Neusa Aparecida Beniveni disse:

    Parabéns pela reportagem, trabalhei na Ford Vila Prudente (mais conhecida como Ford Ipiranga) em 1999, era uma bela estrutura, eu a achava bem bonita. Adorei a ideia do Museu. Adoro seu trabalho.

  12. Valdir disse:

    Meu pai comprou um carro em 1951 que foi montado na Ford na rua Solon era um forgão TAUNUS.. Bons tempos!

  13. Diogo Baêta disse:

    Parabéms pela matéria , meu pai trabalhou la no inicio de sua carreira

  14. Parabéns Douglas, você sempre redescobrindo e mostrando para nós pontos, curiosidades, assuntos e sempre um pouco mais da Historia da Nossa Amanda São Paulo, principalmente, coisa que a obrigação das administrações municipais, nunca assumem essa responsabilidade. Um patrimônio que poderia ser muito bem reaproveitado e ai, à mercê do tempo…. E como sempre essa praga, o vandalismo, as pichações que sujam tudo…

  15. Renato Slave disse:

    Pelo que pesquisei esse prédio foi transformado no Intituto Criar de Tve Cinema, inaugurado em 2003 pelo Luciano Huck e ironicamente tendo como um dos patrocinadores a VW. No site tem algumas fotos do interior reformado, http://www.institutocriar.org/capa/institucional/cenario/40/.
    Parabéns pela sua pesquisa!

  16. Renato Slave disse:

    Douglas, corrigindo o o comentário que fiz, o Instituto Criar de TV e Cinema fica no prédio ao lado, no 1143 onde era a Ford, fica uma empresa de nome Rosset e Cia ltda. Existe telefone, mas não encontrei nenhum registro mais detalhado e nem site na Internet . Abraço!

  17. Roberto Tadeu Moreira disse:

    Excelente trabalho, mostrando a luta de todos em construir uma história e propiciar para muitas gerações oportunidade de emprego e conhecimento. Lamentável verificar que numa das maiores cidades do planeta terra ainda não há o devido respeito do passado e o quanto esse passado representa para as pessoas da cidade de São Paulo e porque não dizer para a nossa amada terra do Brasil.

  18. fabio disse:

    Trabalhei até 1999 em uma multinacional de cosmeticos e um dos fornecedores de embalagens era a dona deste predio.Se eu não estou enganado a empresa chamava-se Novolit.Parabéns pela matéria.

  19. Fabio Augusto disse:

    Agora funciona uma oficina do Luciano Huck, Produções, Cursos na area televisiva

  20. Adriana Melato disse:

    Parabéns pelo resgate histórico-cultural que se faz necessário numa cidade tão peculiar como São Paulo!

  21. Patricia lima disse:

    muito boa esta matéria;.

  22. Um centro cultural faria bem ao Bom Retiro e vizinhança.

  23. Rodrigo Nunes Ricardo disse:

    Matéria muito interessante, jamais imaginei que essa fábrica ainda estivesse de pé, um museu do automóvel seria perfeito nessa antiga fábrica da Ford! Peço que você não se esqueça de fazer uma matéria similar na antiga fábrica de rádios e televisores Invictus, lá se fabricou a primeira TV brasileira em 1952.

  24. Davi Oliveira disse:

    Imagino que um museu nesse prédio ficaria bem parecido com o Auburn Cord Duesenberg Museum, em Indianda: http://www.automobilemuseum.org/

  25. Pardo disse:

    O Ford modelo T permaneceu por décadas como o carro mais vendido no mundo… até ser superado em 1972 pelo grande mito o Fusca.

  26. caio cesar disse:

    Esse Lugar eles alugam ?

  27. tadeu lassen disse:

    Parabéns pela matéria. Ainda devem existir muitos prédios nessa situação e é importante que sejam divulgados.
    Moro em uma cidade do interior paulista, Osvaldo Cruz, e me interesso muito pelos fatos históricos.
    Obrigado pelas informações.

  28. Rafael Esmerindo disse:

    Só pra atualizarem: alguém comprou o terreno e está reformando o prédio pra transformar em depósito, passei lá ontem (27/04/2015), pois queria fazer um ensaio fotográfico e acabei descobrindo esse ultraje… Um Museu do Automóvel ali seria muito bom, pena que ninguém que pode pensa nisso ;(

  29. Deixo aqui o meu apoio para criação de um museu do Automóvel, é mais uma atração para o turismo de São Paulo, Bom Retiro berço de nascimento

  30. Gilmar disse:

    Olá, Douglas. Parabéns pela matéria.
    Gostaria de saber se ainda tem como conseguir a lista dos funcionários que faziam parte do quadro no início dos anos 1920.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.