Sempre que recebemos alguma denúncia de imóvel em risco de ser vendido para alguma incorporadora ou em vias de ser demolido ficamos muito apreensivos com o futuro desta construção. E denúncias nos chegam quase que diariamente, dos mais variados bairros e localidades paulistanas. Na medida do possível, fazemos o que está ao nosso alcance para chegar até o endereço a tempo.

E causou-nos certo temor o email que recebemos há cerca de 15 atrás que vinha para nos alertar sobre uma possível compra e futura demolição de algumas casas na rua Haddock Lobo, na região da Consolação. Esta rua, mais algumas vizinhas próximas, como: Bela Cintra, Frei Caneca e principalmente (nos últimos meses) a rua Augusta, estão sendo alvos constantes de especulação imobiliária. Mesmo a região já sendo caótica no trânsito e parecer já está além do limite do potencial construtivo.

A denúncia que recebemos é que cerca de 10 imóveis contíguos entre as ruas Matias Aires e Haddock Lobo teriam sido adquiridas por uma grande construtora. Se isto for verdade, todo o casario abaixo corre sério risco de desaparecer:

Será que a região comporta mais um edifício ? Clique para ampliar.

Recentemente realmente achamos estranho que uma casa que era ocupada fosse fechada e ficasse vazia. Um imóvel como este em uma rua valorizada como a Haddock Lobo não fica muito tempo sem ocupação, seja por um novo proprietário ou inquilino. E isso aumenta ainda mais as nossa suspeitas. Trata-se do antigo sobrado abaixo, localizado no número 153 desta rua:

Trata-se de um antigo sobrado até recentemente usado para fins residenciais. E não é só isso. Em uma rua que hoje está completamente tomada por edifícios, esta é uma das mais antigas construções da rua Haddock Lobo que ainda resistem de pé.

O que mais evidencia uma eventual venda para demolição é notado pelo estado de abandono em que se encontra até mesmo o quintal da casa. O jardim, que outrora era bem conservado deu lugar ao mato, que também cresce por entre os ladrilhos da garagem, cujo volume somado ao acúmulo de lixo dá outro indício que já vai algum tempo sem alguém entrar no imóvel. Também não há qualquer placa de “aluga-se” ou “vende-se” o que é muito estranho. Quem iria deixar um imóvel desce fechado exceto em um lugar tão valorizado como este se ele já não tivesse sido vendido ?

Trata-se de um imóvel bastante elegante e que, mesmo há algum tempo vazio e sem muito cuidado, ainda é muito bonito. Será que iremos perder mais esta belo exemplar da São Paulo antiga ? Estamos apurando o que ocorre por ali.

Veja mais fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
 

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Gabriel 01/06/2012 at 15:43

    Mas que belas janelas , que bela casa , reformaria e moraria 🙂

    Reply
  • natalia 10/07/2012 at 19:38

    infelizmente a primeira já foi derrubada, junto com uns 5 imóveis colados a ela:/

    Reply
  • renata 28/08/2012 at 16:05

    Eu tenho vontade de invadir, porem morar com desentemente so minha familia, arrumar, e tentar ficar com a casa, qualquer coisa volto por meu apartamento. E realmente o que da vontade de fazer, antes que sem tetos a invandam para acabar com elas.

    Reply
  • Eduardo Araújo 02/09/2012 at 10:51

    Infelizmente, este imóvel virá abaixo junto a outro belíssimo mais para baixo da rua, onde (até esses dias) funcionava o restaurante Pão com Manteiga (excelente por sinal). Tive a oportunidade de conversar com os proprietários do restaurante, e eles me explicaram que naquele lote todo subirá uma torre comercial, provavelmente mais de uma.
    Fiquei comovido com o zelo com que o casal de proprietários cuidavam de seu restaurante, um casarão igualmente antigo, repleto de móveis de época que eles trouxeram, paredes, madeiramento e azulejos restaurados, tudo feito intencionalmente a fim de registrar o ambiente histórico daquela edificação. Notando meu interesse, a proprietária fez questão de mostrar o antes e depois do imóvel quando eles alugaram para o restaurante. Nem é preciso dizer o quanto eles estavam tristes.
    Saí dali com um nó na garganta, não acreditando que tanta formosura, tanta dedicação simplesmente viria abaixo.
    A demolição na Haddock Lobo, ao que me consta, irá exatamente até o casarão que é o tema desta postagem.

    Reply
  • Wandercilia 06/11/2012 at 13:30

    Acabo de passar por essa esquina e descobrir, estupefata, que um dos meus restaurantes favoritos, o Pão com Manteiga, um dos mais charmosos e aconchegantes dessa região, não existe mais: foi completamente demolido. Não restou um resquício sequer de seu delicioso jardim. Eu já havia visto havia alguns meses que algumas das casas haviam sido demolidas para a construção de mais uma torre, muito provavelmente horrenda e imensa, mas, inocentemente, acreditei que “meu” querido restaurante seria poupado. Triste ilusão. Agora só terei as recordações de muitos e deliciosos almoços e jantares naquele casarão.

    Reply
  • Luca 14/02/2013 at 15:09

    Pessoal,
    compartilho esse link com vocês, já que estamos todos preocupados com a verticalização excessiva da cidade:

    http://www.forumsuprapartidariosp.blogspot.com.br/

    No dia 19 começam as discussões pela elaboração do novo Plano Diretor e esse é um tema a ser levantado… Quem puder, participe!!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: