Imóveis Antigos

Light – Prédio e Estação de Bondes

Comments (15)
  1. Eu passava direto em frente a este prédio (morava na ZN e algumas linhas de ônibus vindas do centro faziam a Celso Garcia), acho ele lindo. Lembro de uma época que vendiam passagem de ônibus ali ao lado. Na região tem um monte de coisa bonita caindo aos pedaços, uma pena, mas essa parte menos glamourosa do centro velho e a ZN parece que nunca despertaram interesse de ninguém para preservação. Triste.

    1. Só coisas bacanas por décadas! Foi minha infância esse lugar! Lembro quando eu comprava passes escolares

  2. fabiano disse:

    Trabalhei por alguns anos nesse prédio… Saudades do Sistema Trólebus Eletropaulo…!!

  3. Álvaro Prado disse:

    Interessante ver que no canhoto, aparece também o endereço da Light na ladeira Coronel Rodovalho, na Penha. Ali também havia uma garagem de bondes, em estrutura toda de madeira, e que serviu como abrigo para os veículos da Eletropaulo que servem aos funcionários da sede que fica anexa até há poucos anos atrás, quando foi demolida para a construção de um segundo prédio para abrigar um posto de atendimento deles. De lembrança, ficaram só alguns pedaços de trilhos, visíveis graças a algumas falhas no asfalto, e o calçamento do pátio interno, todo em paralelepípedos. É pena…

  4. Ton disse:

    esta cidade ficou muito tempo abandonada e pelo visto continua em muitas coisas

  5. Pedro Reis disse:

    Eu nasci e cresci aí perto e conheci a garagem quando ainda eram os bondes que até conviveram com os troleibus. As portas da Rua José de Alencar ainda abriam e as ruas ainda eram de paralelepípedo. Até o prédio da Celso Garcia tinha um movimento e não tinha pichação. Outros tempos. Belo post

  6. Bem, para consolo de vocês, esse prédio tem uma pequena chance de voltar aos dias de gloria…

    Eu como entusiasta do sistema trolébus, acabo seguindo e acompanhando alguns processos em torno dele…

    http://puu.sh/5nKCm.pdf
    Isso aqui é um dos anexos do edital da licitação para cuidar de toda a rede aérea do sistema trolébus de São Paulo… Que seria o “Sistema de Corrente Continua” que antes disso estava nas mãos da Eletropaulo, como citado no texto… Continua pois o trolébus usa 600V CC enquanto o resto da rede usa CA.

    No anexo 3.6 “Áreas de Apoio e Outros Recursos” estava escrito isso:

    “Para o CCO e Serviços de Apoio: O Centro de Controle Operacional e Serviços de Apoio devem ser instalados, obrigatoriamente, no Prédio situado na Av. Celso Garcia, 158 – (Este prédio é tombado pelo CONDEPHAAT).”

    Estamos no Brasil, na teoria tudo é lindo… Uma tal de Façon venceu essa licitação, não sei se chegaram a fazer alguma reforma na rede mas o negócio é que eles pediram falência e segundo o ViaTrolébus ( http://viatrolebus.com.br/2012/10/consorcio-via-aerea-deve-assumir-manutencao-da-rede-eletrica-dos-trolebus-em-sp/ ) entrou o segundo colocado, uma tal de “Via Aérea”…

    Vamos ver.

    1. Rita Martins disse:

      Caro, boa tarde. Você que acompanha esse processo tem informações sobre o restauro do edifício? Obrigada pela atenção.

  7. José Jorge Zacharias disse:

    Curiosamente, todas as agências da light, que não o escriptório central, eram garagens de bondes. Vila Mariana, Al. Glette, Bras e Penha.

  8. Gloria Goncalves disse:

    Em algumas cidades americanas, o troleibus esta sendo implantado, enquanto aqui tudo vai se deteriorando. Como sempre infelizmente.

  9. Pardo disse:

    “Por fim, chamou a atenção também a demora do processo de tombamento do imóvel. Entre a entrada do pedido para o estudo de tombamento (1991) e a concretização do processo (2013) levaram 12 anos.”

    Colega, tem um erro de matemática ai, pois de 1991 para 2013 são 22 anos e não 12…

    Mas enfim, me lembro que no início da década de 1990 ainda funcionava a garagem de trólebus ai e também era aonde eu ia comprar passe para poder tomar ônibus para ir a escola, para as gerações mais novas que não sabem o que é um passe (não é aquele de centro espírita) façam uma consulta com o “Pai Google das internets” que ele vai falar para vocês.

    1. Realmente, um lapso. Corrigimos.

  10. Adalberto disse:

    Alguém sabe se passava bonde na nove de julho nos anos 1950?

    1. SavianoMarcio disse:

      Quem quiser saber os vários trajetos dos bondes de São Paulo e Santos desenhei eles no Google Earth, nesse link. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=112736601#post112736601

  11. Lucio disse:

    Muito Bom

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga