Muitos que passam pela Avenida do Estado na região do Cambuci, notam esta enorme construção vazia que está até razoavelmente conservada, embora vazia. Até pouco tempo atrás funcionava ai um templo da igreja Deus é Amor.

clique para ampliar

clique para ampliar

Mas muito antes de ser ocupado pela igreja, o local foi um dos endereços de uma das redes de lojas mais conhecidas e emblemáticas do Brasil, a Mesbla. Ali, funcionava uma divisão especial da rede, a Mesbla Veículos.

Um breve histórico da Mesbla:

A Mesbla começou no Brasil no distante ano de 1912, na cidade do Rio de Janeiro, como uma filial brasileira da empresa francesa Mestre & Blatgé especializada no comércio de máquinas e equipamentos fabris.

A filial brasileira não gozava do mesmo prestígio das demais filias e pouco tempo depois, em 1916, a administração da empresa foi transferida para o então subgerente da filial de Buenos Aires, o francês Luiz La Saigne, que depois de alguns anos seguindo o padrão das demais lojas da rede, em 1924 transformou a loja no Rio de Janeiro em um estabelecimento autônomo, com o nome de Sociedade Anônima Brasileira Estabelecimentos Mestre Et Blatgé. O nome que conhecemos hoje como Mesbla S/A só viria a surgir anos depois, em 1939, elaborado através de um concurso interno promovido pela empresa.

A partir de então começava a expansão da rede que passou a ter lojas em vários pontos do Brasil, inclusive em São Paulo. Na capital paulista suas lojas mais conhecidas eram na rua 24 de maio, na rua Butantã e na avenida do Estado (que estamos tratando aqui) onde funcionava a divisão de carros, chamada de Mesbla Veículos.

Showroom da Pontiac, na Mesbla, em 1941

Showroom da Pontiac, na Mesbla, em 1941

A Mesbla sofreria uma crise nos anos 1980, década que iria passar por uma grande reformulação. Mesmo assim problemas persistiriam durante toda a década de 1990, até que no ano de 1997, com uma dívida bilionária a empresa pediu concordata.

Não demoraria para que o empresário paulista Ricardo Mansur, que já havia meses antes adquirido o Mappin, adquirir o controle acionário da rede, comprando 51% das ações.

A ideia do empresário era fundir as duas redes, recuperá-las e reconduzi-las ao sucesso para então vendê-las com lucro, mas não deu certo. Em 1999 seria decretada a falência da empresa e encerraria de forma triste a história de uma rede de lojas que até hoje está na memória dos brasileiros.

A Mesbla Veículos:

As lojas da Mesbla em São Paulo, nos anos 1950 (clique para ampliar).

Voltando a loja da Mesbla da Avenida do Estado, ali funcionou por muitos e muitos a divisão automotiva da empresa. A Mesbla Veículos além de loja era uma grande atração, e muitos gostavam de ir até o local admirar os “carrões” importados que eram expostos e vendidos.

Além de carros, peças e acessórios automotivos, a loja também vendia motores de barcos. No mesmo complexto funcionava também a Oficina Mesbla com entrada pela rua Luis Gama, onde os clientes da loja levavam seus veículos para consertos e revisões.

O local permaneceu como Mesbla Veículos por algumas décadas e depois tornou-se um depósito da rede. Posteriormente tornou-se uma concessionária da marca Chevrolet até que foi fechado mais uma vez.

Alguns anos depois o local passou a ser sede da igreja Deus é Amor que promoveu uma intensa recuperação do edifício e do galpão. Como se encontra vazio, não sabemos se o imóvel ainda pertence ou está alugado a igreja.

A antiga Mesbla Veículos, bem com os demais endereços da Mesbla em São Paulo permanecem na memória dos paulistanos.

Veja mais fotos da antiga Mesbla Veículos:

Saiba mais:
Blog Mesbla – Excelente blog com centenas de folders, propagandas e materiais promocionais da antiga rede. – http://mesbla.blogspot.com/

Página da Mesbla na Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesbla

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • William de Queiroz “Guarubus” 06/03/2012 at 13:29

    Este prédio da antiga Mesbla Veículos tem muita história desde que me conheço como gente…
    Em 1998 havia uma concessionária da FIAT no local, lembro porque meu pai comprou um PALIO 0Km.
    Belo registro.
    Abs,
    William

    Reply
  • Tadeu 06/03/2012 at 14:44

    Eu nunca imaginei que esse prédio da igreja fosse da antiga Mesbla…

    Reply
  • Antonio Luiz Siqueira 06/03/2012 at 18:01

    Olá Douglas, como bem citou o William acima, entre a época do depósito da Mesbla e a Igreja evangélica existiu uma concessionária Fiat que se não me engano se chamava “Mais” e quando da reforma do prédio para essa concessionária, a frente do prédio foi descaracterizada com a colocação de painéis de vidro.
    Agora uma história que lembra lenda urbana mas é verdade. Nessa torre do relógio um rapaz que trabalhava no escritório da Fiat Mais cometeu suicídio se jogando lá do alto, por um amor não correspondido….

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 16:50

      Olá Antonio Luiz, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convenio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos e, quem sabe entrevistas, de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
      • Guilherme Paixão 14/04/2018 at 00:19

        Lucas, ainda estão realizando as pesquisas? Se sim, favor entrar em contato, pois posso ajudar muito.

        Reply
      • Meire 06/08/2018 at 13:33

        Você conseguiu és funcionários que trabalhavam na mesbla?

        Reply
  • amaury 06/03/2012 at 18:49

    posso estar enganado mas acho que a rede de concessionárias Ford Mix também teve uma loja nesse prédio.

    Reply
    • Antonio Luiz Siqueira 06/03/2012 at 20:01

      Olá Amaury, a Ford Mix continua mas no prédio ao lado da antiga Mesbla, na própria av. do Estado…..ela sempre foi no prédio da fábrica Petraco-Nicolli (que fazia sinalização viária e placa de automóveis).

      Reply
      • amaury 11/03/2012 at 20:57

        obrigado!

        Reply
  • joao josé 06/03/2012 at 19:08

    Conheci essa loja da Mesbla pelos idos de 70. A firma onde eu trabalhava tinha uma frota enorme de caminhoes e varios produtos automotivos eram comercializados nesse local. Lembro-me que os acumuladores Heliar e Saturnia(do mesmo fabricante) eram ali vendidos na situação de “seco” ou “carregados” sendo que as baterias carregadas ja estavam prontas para uso e as de tipo “seca” podiam ser estocadas e quando fossem usadas levariam o liquido para ativação das placas, o qual éra adquirido em separado. E interessante lembrar que a primeira loja Mestre & Blatgé em Sao Paulo ficava na Rua Conselheiro Crispiniano com a rua 24 de maio, la pelos anos 30. Há imagens desse local navegando-se na internet.

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 16:55

      Olá João José, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convenio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos e, quem sabe entrevistas, de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • Roberto Vieira 07/03/2012 at 13:43

    Apenas para complementar, neste prédio funcionavam também o setor de Compras, Mesbla Náutica,depósitos de tapetes e carpetes e o Consórcio Mesbla, isso na década de 70 até meados da década de 80.

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 17:08

      Olá Roberto Vieira, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convênio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não temos muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos, fotografias e, quem sabe, entrevistas de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • sergiopontescejr 14/03/2012 at 00:34

    tenho todas as plantas da loja 24 de maio, tanto da eletrica , hidraulica, construçao, e galerias de esgoto da mesma, inclusive tenho fotos do interior da loja, quando eu era modelo da mesma, isso tudo em 1978,que tempos maravilhosos, eu sermpre vou amar a mesbla, realmente mesbla a loja do brasil, abraços a todos de sergio, espero que a mesbla um dia volte, como era antes.

    Reply
  • Eury Bezera 18/04/2012 at 20:03

    Esse Prédio ainda pertence a MESBLA VEÍCULOS?

    Reply
  • Wagner J. Coelho 27/04/2012 at 22:07

    Pessoal , faltou dizer que a Mesbla teve uma filial no bairro da Lapa nos anos 1970 e 1980, mais precisamente na R. 12 de Outubro. Uma loja enorme , com vários andares . Os dois primeiros andares eram servidos por belas escadas em caracol. Hoje funciona no local uma filial da Besni.

    Reply
  • Adalberto 27/05/2012 at 19:16

    Trabalhei neste prédio da Mesbla entre 1967 e 1969.

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 16:49

      Olá Adalberto, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convenio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos e, quem sabe entrevistas, de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • jaime tavares pimentel 02/06/2012 at 00:10

    o Joao Jose tem razao, a Mesbla funcionava na Conselheiro Crinspiniano com a 24 de Maio, na decada de 30, pois trabalhei na Mesbla entre 1962 a 1992 (24 de maio) e conheci la um funcionario antigo que viu a construção do predio da 24 de maio, ele que por sinal ainda esta vivo, e tive a grata satisfação de falar com ele por telefone ha 6 meses atras, embora com muita dificuldade pra ouvir, relata ter trabalhado tambem no predio da av. do estado, no inicio da construção

    Reply
    • Alice dos Santos Pacheco 21/08/2012 at 22:01

      Olá Jaime trabalhei na Mesbla de 1968 a 1991, primeiramente na 24 de Maio em 1972 fomos para Av. do Estado na parte Administrativa

      Reply
      • Cláudio Vieira 18/09/2012 at 14:15

        Olá Alice, em 1974 trabalhei no contas a Receber/Pagar da Mesbla da Av. do Estado, era arquivista. Época muito boa

        Reply
        • Simarlei Montibeller da Mata 03/02/2014 at 00:55

          Claudio, trabalhei no Contas a Pagar/Receber, do início de 74 ao final de 75. Trabalhava com Godoy, José Roberto, Sr. Ari, Gerson. Ah, como foi bom trabalhar na Mesbla! Que bom encontrar esse pessoal por aqui. Os encontrei na tentativa de buscar alguma notícia da Vânia, que também trabalhou lá, nesse período. Também da Naara, eu gostaria de ter notícias. Estou tentando me lembrar quem era a Margarida…

          Reply
          • Cláudio Vieira 09/03/2015 at 13:30

            Olá Simarlei, eu lembro do teu nome mas não consigo associar imagem a vc..estou confuso eu tinha apenas 17 anos na época estou tentando lembrar de vc…parece-me que vc morava no Ipiranga..será?

          • Simarlei Montibeller da Mata 04/09/2018 at 02:40

            Oi, Cláudio. Nem poderia imaginar que ainda pudesse ter alguma coisa por aqui. Hoje de repente me lembrei e resolvi entrar pra ver se tinha alguma novidade… E olhe só, depois de quase 5 anos… Fantástico isso!. Sim, eu morava no Ipiranga – A. Dom Pedro

        • celso amaral santos 14/04/2018 at 21:24

          Olá Cláudio eu me lembro de você eu sou o Celso do arquivo da contabilidade…lembra de mim

          Reply
      • orlando teodoro 30/10/2012 at 22:13

        OI ALICE, BOA NOITE, SERA QUE VC CONHECEU NA MESBLA A MARGARIDA MARIA FERNANDES DE FREITAS, QUE ME LEMBRO ELA TRABALHAVA OU TRABALHOU NO DEPTO. DE CREDIÁRIO
        SE CONHECEU, VC TEM ALGUMA COISA QUE POSSA ME INFORMAR?

        Reply
      • Glauce Fernanda 07/01/2013 at 22:57

        Olá, Alice dos Santos Pacheco, vi na sua resposta logo acima que você trabalhou na empresa Mesbla na data de 1972. Estou a procura do meu Pai pois não o conheço só tenho informações de que ele exerceu as atividades de gerente junto a esta empresa na respectiva data na qual você citou, você por acaso saberia me informar por favor se realmente o Sr. João do Carmo era gerente nesta empresa na respectiva data de 1972.
        Grata pela atenção. Aguardo retorno, se possível for.

        Reply
      • claudia 20/08/2013 at 15:45

        Olá pessoal. Minha mãe, já falecida, trabalhou na Mesbla da Av do Estado acredito que nos anos 81/82 não me lebro bem. Só sei que tenho umas duas fotos de um evento que aconteceu na época (acho que é algum tipo de premiação para vendedor de consórcio). Se alguem tiver interesse em rever estas fotos, entre em contato que eu envio por e.mail. contato: Cláudia – crpp@globo.com

        Reply
      • Ney F. 27/08/2015 at 14:38

        Do dpto pessoal?

        Reply
      • Lucas 16/03/2017 at 17:10

        Olá Alice dos Santos Pacheco, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convênio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não temos muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos, fotografias e, quem sabe, entrevistas de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

        Reply
    • léo cunha de carvalho 27/08/2012 at 14:22

      Caro Jaime
      reserve o dia 24/11/2012 para nosso 36 almoço de confraternização dos Veteranos e Ex-Mesblanos.
      Dia 12/08/2012 a Mesbla competaria 100 anos.Agradeço que voce me envie seu e-mail para enviar na época oprtuna detalhes de noss almoço.Aproveito para pedir que voce tambem me envie e-mail dos colegas com quem voce mantem contato.Abraços Léo Carvalho

      Reply
    • orlando teodoro 01/11/2012 at 21:23

      jaime tavares pimentel, vc trabalhou em que depto. da mesbla 24 de maio. conheceu a funcionaria Margarida Maria Fernandes de Freitas, que trabalhou no depto.de crediário

      Reply
      • JAIME TAVARES PIMENTEL 02/01/2013 at 11:33

        caro Orlando Teodoro: Conheci a Margarida Maria do crediario, uma excelente funcionaria, uma grande amiga.Trabalhei na Mesbla por 30 anos,como vendedor, como encarregado, em diversos departamentos, o que facilitava meu contato com todos os funcionarios do crediario. Lamento informar que a Margarida Maria faleceu em fevereiro de 1976, ainda muito jovem, no Hospital Alvorada da Chácara Flora. Orlando, grd abraço

        Reply
        • orlando 05/01/2013 at 11:19

          Jaime, obrigado pela informaçao. vc é uma pessoa muito bacana. muito obrigado mesmo
          qualquer coisa, pode entrar pelo meu email, pois fico contente em ter uma pessoa como vc, para comunicar
          Grato
          Orlando

          Reply
        • orlando teodoro 23/09/2013 at 17:55

          Jaime, por acaso vc conhece algum familiar da Margarida Maria, esposo ou filho, pois ela teve um filho que hoje deve estar com 38anos mais ou menos

          Reply
    • jair santini 14/03/2013 at 13:59

      Eu,Jair trabalhei na Mesbla veiculos entre os anos 1985 e 1992,eu precisava do p.p.p para aposentadoria,mais não sei como conseguir por favor você sabe me informar,telefone,endereço ou nome de alguem.obrigado.

      Reply
    • JONSANEI ANTONIO RAMALHO 06/05/2015 at 20:03

      GRANDE JAIME , FOMOS OFICE BOY NA 24 DE MAIO, CONHECEMOS MUITA GENTE QUE JA SE FOI, MAS O QUE ME IMPRECIONA COMO PODE UMA EMPRESA DE PORTE TER FALIDO.

      Reply
    • Paulo Giordano Neto 16/06/2017 at 11:03

      Olá Jaime. Em meados dos anos 60, trabalhei na 24 de maio na seção de contabilidade mecanizada.

      Reply
    • Antonio Galvão gois 06/08/2018 at 13:36

      Jaime em que setor você trabalhava? Eu era vendedor na Mesbla da 24!,,,, meu nome é antonio Galvão gois

      Reply
  • antonio machado 20/07/2012 at 18:03

    COMO MORADOR DO CAMBUCI,CONHECI MUITO ESSE PRÉDIO.LEMBRO QUE ELA COMERCIALIZAVA MOTORES NÁUTICOS E INCLUSIVE EMBARCACOES.TAMBEM CHEGUEI A VER AVIOES DE PEQUENO PORTE EXPOSTO ALÍ E NA 24 E MAIO.ERA UMA GRANDE ATRACAO.
    TUDO ISSO ANTES DA LINHA AUTOMOTIVA.COMO SEMPRE O RICARDO MANSUR,EM TUDO QUE POE A MAO SE PULVERIZA.

    Reply
  • odair manoel 29/07/2012 at 18:32

    Este prédio pertence a Igreja Deus È Amor e funciona como séde Brasil e a do parque Dom Pedro funciona como séde Mundial , e neste local quando éra Mesbla trabalhei de 1976 até 1993 . que saudades.

    Reply
  • PAULO TEIXEIRA 05/08/2012 at 09:50

    CARO AMIGO, FUI FUNCIONÁRIO DOS ANOS 1947 A 1952.
    QUERO INFORMA-LO QUE TEMOS UM GRUPO DE EX-FUNCIONÁRIOS,QUE SE REUNEM EM ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO, A VARIOS ANOS.GOSTÁRIA QUE ENTRASSE, EM CONTATO COM UNS DOS ORGANIZADORES, PARA
    SABER NAS NOSSAS ATIVIDADES, DESDE JÁ FICO MUITO GRATO.PAULO TEIXEIRA. O NOME DELES É.
    SR. LEO CUNHA DE CARVALHO-TEL 11-5543-3532 E
    DINO PIETRO TALLIA TEL. 11-2693-0756 E JOSE CORREA DA
    SILVEIRA -TEL 11-5055-6819
    SE TIVER SUCESSO, PEÇO O FAVOR DE ME DEIXAR CIENTE.OBRIGADO, UM FORTE ABRAÇO.

    Reply
  • ALONSO SOUZA RODA 11/08/2012 at 19:22

    Olá pessoal ex -funcionarios ou adimiradores desta empresa fantastica que foi a Mesblka SA.

    trabalhei na mesbla Motos..

    Na avenida do Estado na minha época existiam as seguinte empresas

    Mesbla Veículos
    Mesbla naútica
    Mesbla Motos
    Consórcio Mesbla
    Mesbla Aviação
    Peças e ofincia
    nossa adm funcionava com entrada pela rua Luiz Gama.

    que saudade foi a melhor época da minha vida de trabalho.
    fiquei na Mesbla Motos até seu fechamento em dezembro de 1997.

    obrigado a todos..

    Reply
  • joao filipe carioca 28/09/2012 at 12:55

    Boa tarde !!!

    Sou produtor e organizador de eventos na cidade de são paulo !!!

    Alguém tem 0 contato desse lugar telefone, email algo para se comunicar com eles ?

    tenho um projeto muito interessante para esse local !!!

    abraço

    Reply
  • Fernanda 05/02/2013 at 17:22

    Eu sempre passava aí perto, quando eu ia e voltava da Santa Casa.

    Reply
  • GERALDO SOUZA 22/03/2013 at 22:15

    Parece até piada, mas naquela torre do relogio, a gente subia até com pequenos caminhões numa rampa em caracol até o ultimo andar, que se me falha a memória eram em numero de cinco. Nos anos 80 trabalhei em uma empresa que fornecia mercadorias para o grupo e ia fazer entregas no predio (já como deposito das lojas) todas as semanas. Saudades daqueles tempos.

    Reply
    • Gilberto Alves 05/06/2015 at 17:08

      Olá…. Trabalhei com Carlos Roberto de Godoy, contas a Pagar na Rua Luiz Gama….. Na torre tínhamos um grêmio, após horário de almoço jogávamos tênis de mesa nesta torre…. Época muito nos…. Muita água tirávamos do prédio após as enchentes….

      Reply
  • GERALDO SOUZA 22/03/2013 at 22:20

    O predio da Mesbla da rua Vinte e Quatro de Maio,na década de 70, na minha juventude, a gente ia passear subindo e descendo todos os andares da Loja, em cada um deles era um departamento de produtos, tinham varias lanchonetes, nos andares e muita gente bonita circulando pelas lojas, e muita descontração. Era uma atração, ja que na época pouco a cidade oferecia em termos de entretenimento. Dá pena em pensar que tudo isso acabou.

    Reply
  • PEDRO MANFREI NOVAES 11/04/2013 at 20:06

    queridos…colegas
    trabalhei na MESBLA..de 1976 a 1979..sendo a ultima na av do estado,,,em maquinas e equipamentos
    preciso reunir documentos..para efeito de aposentadoria…alguem poderia me dizer…aonde posso conseguir tais documentos?
    muito obrigado

    contacto pedro_manfrei@ig.com.br
    manfrei_pedro@hotmail.com
    fone 084-99440348

    Reply
  • Rubia 13/04/2013 at 16:38

    Trabalhei na Mesbla Veículos da Av. do Estado, preciso para fins de minha aposentadoria, saber como localizar os livros de registro de empregados da Mesbla, se alguém souber informe-me meu e-mail é e.rubia@ymail.com

    Reply
    • Caludio Constantino 11/06/2013 at 16:42

      Rubia
      Boa tarde
      Encontro me na mesma situação ,estou tentando localizar dctos de meu registro entre 1969 e 1970 quando trabalhei na Oficina .Vc;conseguiu algum contato.Fico muito grato sua colaboração.

      Reply
    • Crizeide Freitas 27/05/2015 at 16:52

      Rubia, também trabalhei na Mesbla, av 24 de maio, no setor de crediário, e estou precisando saber como faço pra ter uma declaração do tempo em que lá trabalhei, pois fui furtada, e minha carteira profissional foi junto na bolsa. Vc conseguiu? se quiser entrar em contato comigo, mei email, é crizeidefreitas@hotmail.com

      Reply
  • ce 21/04/2013 at 22:31

    Olá eu trabalhei nessa loja no período de 1978 a 1980,gostaria muito de saber dos meus amigos,Levi Rosa de Oliveira, do Jairo,do Ivo.

    Reply
  • celso 21/04/2013 at 22:34

    Olá eu trabalhei nessa loja no período de 1978 a 1980,gostaria muito de saber dos meus amigos,Levi Rosa de Oliveira, do Jairo,do Ivo.Meu encarregado chamava-se Vicente

    Reply
  • Claudio Constantinko 11/06/2013 at 17:00

    Tambem trabalhei na Mesbla da Av.do Estado entre 1969/70 na Oficina de Veiculos,tive varios amigos e foi um periodo muinto bom em minha vida .Trabalhei c/ a Elza-a Dina o Claudio da recepção,o Rosa che fa oficina o Pacci,o Vicenta tambem da Recepção .O Dino e varios outros
    meu apelino era Tino e trabalhava no controle de produção ( apontador )Cheguei a utiliza a Colonia de ferias no Guarujá quando me casei em Maio de 1970.Estou tentando localizar contato p/ copia de meu registro de funcionario p/a Aposentadoria,caso alguem puder me auxiliar entre em contato.

    Reply
  • Carlos Eduardo 27/06/2013 at 14:34

    Nossa ! Esse prédio me traz muitas recordações, pois trabalhei como Mensageiro nos anos 80 na Mesbla Ibirapuera e tinha o Oficio de levar Correspondências em um Malote pesado nas costas e de onibus 2 vezes ao Dia neste Prédio que Chamávamos de Mesbla Avenida.Onde funcionava toda a Sede Administrativa/ Contabil de São Paulo, além de Propaganda e Marketing Tinha até um Departamento chamado Correios, que despachava e distribuia Correspondencias entre as lojas São Paulo e Interior. Tinha Também uma Gráfica própria que ficava numa parte mais alta da Torre, que pra chegar lá tinha que dar varias voltas em um Círculo, se eu não em engano é esta Torre do relógio, muitas histórias deste Prédio diziam que era assombrado e que aí ja foi um Convento de Freiras ha muitos e muitos anos. Conheci muita gente aí como Paulo Brunelli chefe de Contabilidade , Ines Silva entre outros. As vezes eu chego a não acreditar que a Mesbla acabou. Muito bons momentos esses. na época não Existia nem computador, era tudo manualmente e com muitos papéis .O maximo que existia era Telex. Saudades ! Muito bom rever este Prédio nesta matéria , e acredito que muitos aqui se emocionaram.

    Reply
    • José B. Silva Junior 16/02/2015 at 00:03

      Oi Carlos… trabalhei como arquivista no setor correios ao qual vc se referiu entre 1985 e 1986… Bons tempos … como vc disse… tudo manual.. , tínhamos que subir vários e vários malotes , tres andares e pelas escadas… faziamos a distribuição das correspondencias para as “Mesblas” de todo o Brasil…

      Reply
  • Fernando Mathias Nogueira 06/07/2013 at 19:52

    Eu Fernando Mathias Nogueira trabalhei de oficce boy no departamento de vendas de veiculo com o sr Estacio eo sr Barbosa.Isto foi nos anos 70.tive um grande amigo chamado de José Raimundo que levava carros para lacrar no detran e muitos amigos que tenho saudades….

    Reply
  • Léo Carvalho 30/09/2013 at 16:16

    dia 30/11/2013,será realizado o 37 almoço dados Veteranos e ex funcionários da Mesbla. Caso queiram participar entre em contato leocunhac@hotmail.com.
    Léo Carvalho

    Reply
    • Arnaldo Boudoux 20/12/2013 at 21:47

      QUE PRAZER PODER SABER QUE O MEU GRANDE CHEFE -GERENTE–24 DE MAIO E IBIRAPUERA ESTA AQUI SE COMUNICANDO-MANTENHO CONTATO COM O ARISTODEMO E COM O GERSON-MAS FICO FELIZ POR ENCONTRA-LO AQUI-ABRAÇOS LEO,FELIZ NATAL E UM 2014 PLENO DE SUCESSOS JUNTO SOAS SEUS FAMILIARES,ME CONTACTE-arnaldobou@ig.com.br-quem aqui esta-é=Arnaldo Boudoux……

      Reply
  • Fernando Araujo Rodrigues 21/10/2013 at 01:39

    lembro que ai funcionou tambem a concessionária fiat mais
    poderiam fazer um especial soh com concessionárias abandonadas,soh da fiat tem um monte

    Reply
  • Paulo Bellini 22/10/2013 at 21:39

    Lembro que qdo tinha 11 anos (1988) ia com minha falecida vó na Mesbla para admirar os carros da Chevrolet 0km. Ela morava pertinho, ali nos prédios do IAPI, e nas férias escolares vinha pra SP. ô época boa!!

    Reply
  • luis carlos sanches 25/10/2013 at 11:43

    ola muito bom dia a todos. eu trabalhei na Mesbla náutica. veículos e maquinas e equipamentos. entre 1979 ate 1985. bons tempos e complementando antes de surgir a então Mesbla o prédio servia como convento. onde segundo comentários em certo corredores do prédio pessoas avistaram por diversas vezes freiras vagando…

    Reply
    • Rosileia Lima 26/02/2015 at 03:00

      Olá Luis,
      Eu trabalhei na Mesbla da Av. do Estado entre 1979 e 1981. Trabalhava no Kardex, naquelas salas que ficavam atras de máquinas e equipamentos e dos barcos, na loja. Tinha muito contato com o pessoal da Nautica… Angela, Juan, Roberto… você lembra ou mantém contato com esse pessoal? Tempos maravilhosos que guardo com carinho em minha memória.

      Reply
  • Rubens Medina 23/12/2013 at 20:06

    Fiquei contente em ler os depoimentos dos ex funcionários da Mesbla, gostaria de pode entrar em contacto coms meus amigos do Setor de Cobrança Interior dos anos 61 a 64 periodo em que trabalhei no endereço da 24 de Maio, gostaria de rever os amigos Armando Augusto Nunes Filho, Sergio Del Cielo, Raimunda, Wilma Teixeira, Chanday Jorge Raine, Alves, Claudinho, Marco Antonio, José Lopes, Anselmo, Tony, e outros que fizeram parte de período feliz minha juventude. Abraços

    Reply
    • orlando 08/08/2015 at 20:55

      Rubens, vc trabalhou junto ao depto.de crediário da 24 de maio?

      Reply
  • Marcel Dolce Costa 21/02/2014 at 00:46

    Olá, meu nome é Marcel Dolce Costa e trabalhei na Mesbla Veículos entre Janeiro de 1989 a Abril de 1990.Era vendedor de Autos Novos GM. e peguei o lançamento do Kadett. Na minha equipe tinham alguns vendedores que fizeram carreira na empresa, como Seu Leline, Seu Barbosa, Seu Geraldo, Castro, Xavier,António Carlos, Célia, Cristina, Luiz, Armando, José Albino e 2 gerentes de vendas. Sr. Rafael e Sr. Bonfim. Lembro-me que a torre do relógio, tinha uma mesa de sinuca! Por favor ! Será que alguém poderia me dar uma dica se existe algum meio ou comunidade de ex – funcionários? Ou algum lugar onde eu encontre uma relação de nomes de ex- funcionários? Se alguém souber, por favor, me auxilie! Abraços!!!!

    Reply
  • wellington 26/02/2014 at 16:05

    BOA TARDE….meu nome e WELLINGTON e trabalhei na av do estado entre os anos de 1986 e 1990 no antigo cpdc…que saudades… da mesbla e dos amigos…era maravilhoso aquele lugar…se alguem se lembrar de mim…jogavamos muita bola juntos…se quiserem me contatar…967454471. abraços…

    Reply
  • Estácio Silva – Sá 03/05/2014 at 18:34

    Fiquei no comando de Mesbla Veículos da Av. do Estado por mais de 10 anos. decada de 70
    gostaria de saber de algumas pessoas q trabalaram comigo: Nicolau, gerente da oficina, Mário Éboli do Dp de Vendas,, Cezar Rasteldi tb do Dp de Vendas e da D. Lourdes minha secretária e tb da D. Aniela
    Q souber, favor me contatar
    estaciosi@gmail.com

    Reply
  • Alfredo 05/09/2014 at 18:53

    Boa noite ex-colegas Mesblianos. Trabalhei na Cibramar de 1980 a 1985 e na Mesbla Avenida em 1986, voltando a Cibramar em 1990, realmente era muito gratificante trabalhar num prédio ícone de São Paulo. Trabalhei com o Sr. Jaime Marcondes, Enoia e outros colegas. Agora como muitos de nós preciso de documentos para a aposentadoria, alguém poderia me dizer onde conseguí-los.
    Um grande abraço a todos
    meu e-mail é: aj.alfredo@ig.com.br

    Reply
  • wanderley 29/10/2014 at 15:23

    Eu trabalhei na Mesbla como mecânico ,tenho saudades

    Reply
  • Maria Inêz Davanzo 03/11/2014 at 15:40

    Trabalhei na Mesbla da av. do Estado em 1982 até 1995, no departamento de RH. Conheci pessoas fantasticas, como a Clarice, Helena, Maria Kamimoto, Akeu, Francisco, tadeu, Celso, Sebastião, Delurdes, Marino, Sr. Gerson, Alice, Waljyria e tantas outras……..
    Saudades de todos! eramos uma grande familia.

    Reply
    • celso 19/02/2016 at 08:25

      o celso que se refere era do arquivo?

      Reply
  • léo cunha de carvalho 26/11/2014 at 15:38

    dia 29/11/2014,será realizado o 38 almoço de confraternização dos veteranos e ex Mesblanos .delahes ver com Léo Carvalho . tel. 11-55433532

    Reply
  • Nanci 30/11/2014 at 01:36

    Eu sempre passo na avenida do estado e perguntava o q seria aquele predio do relógio, agora descobri que ja foi da Mesbla! A região já foi um polo industrial, agora nem tanto! Bom todo centro e centro expandido precisa de uma revitalização!

    Reply
  • jose francisco bastos fatigati 03/02/2015 at 16:20

    Lembro que nos anos 70 esta loja sofreu uma enchente na época do carnaval e os funcionários do Banco Real na avenida paulista ficaram com mais 12 carros[ opala,chevette ,caravam todos com garantia de carro zero Km e a Mesbla trocou carpete,etc e deu total garantia

    Reply
    • ESTÁCIO sILVA 09/02/2015 at 11:53

      Este triste evento ocorreu na minha gestão.
      Foi a maior dor de cabeça q tive nos onze anos q trabalhei na Mesbla.
      Por outro lado, guardo boas lembranças das pessoas daquela época.

      Reply
  • Pardo 17/02/2015 at 21:38

    Eu não trabalhei na Mesbla, mas trabalhei no Mappin nos anos de 1997/1998 justamente quando era unificado com a Mesbla, aliás, o Mansur afundou a Mesbla e levou o Mappin junto.

    Reply
  • Simarlei Montibeller da Mata 18/03/2015 at 16:54

    Claudio, só agora vi que é você a pessoa que havia solicitado para que eu aceitasse a inclusão no meu grupo de amigos. Acabei não autorizando por não imaginar de quem se tratava e agora não sei como reverter isso(rs)…. Coisas de quem não entende muito desses assunto….rs
    Você disse que não se lembra de mim e eu, tampouco me lembro de você. Eu trabalhei pouco tempo na Mesbla e, sim, morava no Ipiranga, na Av. D. Pedro.

    Reply
  • Crizeide Freitas 27/05/2015 at 16:42

    Boa Tarde a todos os ex funcionários da Mesbla S/A
    Fui funcionária da Mesbla, na Rua 24 de maio, na seção de crediário, apenas 1 mes, de 07/04/1975 a 31/05/1975, e fui furtada, e na bolsa estava minha carteira profissional, gostaria de saber se tem alguém que saiba como faço pra ter uma declaração da Mesbla, relativo a este período, que fui funcionária?
    meu nome é Crizeide Freitas, meu email crizeidefreitas@hotmail.com. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grata

    Reply
    • Ronaldo 23/07/2015 at 13:59

      Dona Crizeide, se for para contagem de tempo, procure num posto do Inss, um documento chamado “CNIS”, Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou já peça a Certidão de Tempo de Serviço, o Inss está descentralizado e mais célere. Boa Sorte

      Reply
  • Agnaldo Ferreira Dos Santos 04/07/2015 at 17:30

    Boa tarde! para todos que trabalharam nessa grande empresa que era Mesbla…. O meu nome é Agnaldo, trabalhei na Mesbla Náutica, Av. do Estado de 1987 a 1992 Continuo trabalhando na mesma ária até hoje
    graças a Deus, e a uma pessoa que foi meu chefe na oficina mecânica. Obrigado Sr. Odair, sou grato até hoje.

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 17:14

      Olá Agnaldo Ferreira dos Santos, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convênio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não temos muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos, fotografias e, quem sabe, entrevistas de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • Ronaldo Romeu 20/07/2015 at 13:30

    Meu irmão trabalhou na Mesbla nos idos de 1972, primeiro na 24 de maio, depois na avenida do Estado, ele (falecido), era operador contábil (profissão que não existe mais), lembro-me, que embora muito jovem, íamos na pascoa da Mesbla e lembro-me que fui várias vezes na colônia de férias do Guarujá. Não lembro a data da sua saída. Abraços a todos

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 17:13

      Olá Ronaldo Romeu, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convênio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não temos muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos, fotografias e, quem sabe, entrevistas de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • Enoc Santiago 30/07/2015 at 17:04

    Ola pessoal fui funcionario da Mesbla entre 1988 a 1990 me chamo Santiago na epoca era uma concessionaria GM . E meu cargo era lider de oficina. Que pena faliu

    Reply
  • Enoc Santiago 30/07/2015 at 17:32

    Na época eu subistitui o Roberto Baci que foi trabalhar na Primarca como recepicionista .O problema da Mesbla éra salario muito baixo dexei o posto de lider de oficina e fui trabalhar na Primarca Veiculos em São Caetano como eletricista de autos e ganhava mais . Não me recordo muito da minha chefia ,o gerente da recepção era um baixinho por nome Ademir o gerente geral era Alberto ou Roberto.Tenho saudades desse tempo.

    Reply
  • manoel rosa 21/10/2015 at 02:10

    adquiri um veiculo e consta bloqueio em nome da MESBLA gostaria de saber se consigo desbloquear

    Reply
  • leo cunha de carvalho 29/11/2015 at 14:07

    dia 5/12/2015 teremos o 39 almoço dos veteranos. detalhes e-mail leocunhac@hotmail.com

    Reply
  • Edison Carvalho 14/02/2016 at 21:19

    E o Juan Prates Berthomeu…….., alguém o conheceu…….????!!!!!

    Reply
  • celso 19/02/2016 at 08:36

    Trabalhei na Mesbla Veiculos na epoca de 1978 ate 1982, Alguem lembra de mim?Sou o Celso que trabalhava naquele Arquivo de documentos.Queria muito encontrar o Levi Rosa de Oliveira, o Ivo e o Jairo

    Reply
    • Lucas 16/03/2017 at 17:11

      Olá Celso, sou estudante de arquitetura na Universidade São Judas Tadeu e estamos fazendo um convênio com o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo) e como não temos muitas informações concretas sobre o prédio, que está em processo de tombamento, estamos procurando depoimentos, fotografias e, quem sabe, entrevistas de antigos funcionários e frequentadores. Seria muito interessante e de grande ajuda para o tombamento do prédio que você participasse. Grato desde já.

      Reply
  • znnalinha 20/02/2017 at 19:26

    Douglas, parabéns pelo ótimo trabalho de sempre! Bati fotos semana passada lá na av. do Estado. O terreno imediatamente após a antiga Mesbla está liso, no chão, vai subir um conjunto de prédios. Qual será o destino do predião da Mesbla? Sabe se ele é tombado?

    Reply
  • Fabiano Souza 16/06/2017 at 14:43

    O imóvel pertence ainda à Deus é Amor. É chamado de “Templo 3, e é utilizado para reuniões especiais com departamentos da Igreja. Também serve como “rodoviária” para os ônibus de caravanas.

    Reply
  • Emerson Borges Souza 22/07/2017 at 06:09

    eu passo todos os dias em frente desse local e nem imaginava que era a mesbla kkk

    Reply
  • celso amaral santos 14/04/2018 at 12:21

    Olá pessoal eu sou o Celso trabalhei nesse prédio da av do estado na época de 1979 até 1983.Trabalha no arquivo da contabilidade.Lembro do Levi,do Sr Ari,Sr.Vicente,do Ivo,do Jairo,da Thelma,da Meire,da Sônia,da Anna Rouca,do Gelasio,e outros que não lembro do nome.Sera que tem alguém que lembra de mim.

    Reply
  • Felipe André 05/08/2018 at 05:42

    Pertence hoje a igreja pentecostal Deus e amor conhecido como templo 3 da sede mundial. Aínda e propriedade da igreja .

    Reply
%d blogueiros gostam disto: