Aqui no Brasil temos um forte vínculo com as séries de TV produzidos nos Estados Unidos, mas também existem memoráveis seriados produzidos por aqui que passam de geração a geração sendo lembrados com muito carinho e mantendo uma grande legião de fãs. E se tem um seriado nacional que é realmente difícil de não se lembrar é o divertidíssimo seriado “Mundo da Lua” produzido aqui em São Paulo pela TV Cultura entre 1991 e 1992.

A série apresentava Lucas Silva e Silva, um garoto que ao completar 10 anos de idade ganha de Orlando, seu avô paterno, um gravador. A partir de então Lucas, que está passando da infância para adolescência, utiliza o aparelho para gravar histórias de como ele gostaria que as coisas realmente fossem. Junto com ele, no casarão, vivem seus pais, seu avô, a irmã mais velha e a doméstica Rosa.

A série se passava boa parte do tempo no interior de um belíssimo sobrado, que inclusive aparecia durante a abertura do programa e em várias cenas externas. Este imóvel, tal qual o seriado, ficou na cabeça de muitos fãs da série com uma pergunta no ar: Esse casarão existiu ou era cenário ? Ainda está de pé ? Onde seria o endereço ?

Atendendo a um dos pedidos que mais chegam aqui no São Paulo Antiga, decidimos ir atrás do famoso casarão da Família Silva. E para a nossa felicidade, descobrirmos que o imóvel não só ainda existe como está muito bem cuidado.

Consultamos um colega na TV Cultura para saber sobre o endereço da residência. Embora Mundo da Lua fosse gravado em estúdio, as cenas externas utilizavam o casarão. A belíssima residência fica no número 97 da rua Zapará, no alto de Pinheiros.

Porém, só sendo bem atento para perceber que trata-se da mesma casa. Afinal, depois de 20 anos era possível que a casa tivesse sido modernizada, abandonada ou mesmo demolida. Contudo, notamos que a casa está com sua fachada absolutamente preservada, apesar de que aquelas paredes externas brancas foram raspadas, dando lugar a tijolos aparentes.

O gradil e portões da época do programa também foram trocados, dando lugar a um alto muro de tijolos e portões de chapa que impedem a visualização mais ampla do imóvel. Aparentemente foram estas as únicas modificações externas da casa.

O que nem todos sabem é que não é só o casarão que é a atração da rua. Na calçada da casa está localizada um dos mais magníficos exemplares de uma árvore que é um símbolo nacional: O Pau-Brasil.

O belíssimo exemplar de pau-brasil na Rua Zapará.

Impossível passar pela rua e não admirar esta árvore maravilhosa. Aliás, com o muro que escondeu bastante a residência a árvore passou a ser a atração principal da pacata Rua Zapará. Segundo vizinhos vem pessoas de todos os cantos do Brasil para admirar a árvore, que hoje é bem conhecida nos meios acadêmicos. Pela sua raridade e importância histórica, a árvore foi tombada como patrimônio ambiental do município através do decreto 30.443 de 20 de setembro de 1989.

Não é qualquer pessoa que tem o privilégio de ter à sua porta um símbolo nacional. Entretanto, encontramos um pedido à subprefeitura de Pinheiros de corte desta árvore que, felizmente, foi negado. O pedido e o indeferimento estão neste link e abaixo o trecho onde está a citação à arvore.

paubrasilzaparaEncontrar a casa do seriado “Mundo da Lua” não foi apenas relembrar de um dos programas mais divertidos já produzidos pela TV brasileira e que até hoje possui uma grande legião de fãs. Foi também muito gratificante descobrir que a casa continua no mesmo lugar e bem cuidada.

Agradecimento: Johnny Savalla da TV Cultura que me ajudou com o endereço da casa.

Veja mais fotos do casarão do “Mundo da Lua” (clique na miniatura para ampliar):

Relembre o seriado com uma abertura alternativa do programa:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • J.C.Cardoso 21/09/2012 at 11:48

    Antonio Fagundes no meio do quadro e Gianfrancesco Guarnieri “descostas”…

    Reply
  • Adriano Matos 21/09/2012 at 12:00

    Parabéns pela pesquisa ! Realmente é muito bom descobrir que era uma casa de verdade, e que ela ainda exista !

    Será que o muro foi levantada, em parte, para a privacidade da familia que hoje lá mora, dado o assédio na época do seriado ?

    Reply
    • roberto 15/01/2013 at 15:45

      Eu morei juventude na frente dessa casa maravilhosa

      Reply
      • Raquel Cordeiro 24/09/2015 at 15:58

        Adriano acredito que seja pela violencia mesmo!! No tempo das gravações os tempos eram outros infelizmente….

        DOUGLAS parabéns pelos conteúdos!!!Seus posts são riquíssimos , eu adoro!!!

        Reply
  • Rodolfo G. dos Santos 21/09/2012 at 12:09

    Muito legal. Adorava esse seriado e nunca imaginei que essa casa pudesse ter existido realmente. Sobre o Pau Brasil, me lembro de um episódio que fala sobre ele. Se eu me lembro bem, foi uma confusão por que o Lucas achou que queriam derrubar a árvore, quando na verdade a intenção era o ‘tombar’. E depois ele descobriu isso. Mais interessante ainda saber que ela realmente foi tombada.
    Parabéns pela reportagem.

    Reply
    • Márcio 20/07/2014 at 17:59

      sim verdade fizeram ate um jantar na rua rsrsrsrs

      Reply
  • Sabrina 21/09/2012 at 12:35

    Parabens pela materia!

    Fantastico! Amei poder relembrar velhos tempos….

    Reply
  • Leticia 21/09/2012 at 13:03

    Adoro este site, pois reúne matérias muito interessantes. Minha única crítica é para o uso de superlativos nos textos. Uns 80% dos textos sempre tem a sentença “Veja o belíssimo casarão…”. Dá a impressão que os textos são sempre montados segundo um modelo prévio (sem naturalidade)…a recorrência dessas expressões empobrece o conteúdo.

    Reply
    • Douglas Nascimento 21/09/2012 at 13:10

      Olá Letícia, fui reler alguns textos e você está coberta de razão. Vou me policiar para evitar superlativos em excesso.
      Obrigado e continue conosco!

      Reply
  • Tadeu 21/09/2012 at 13:11

    Saudades do tempo em que as crianças cresciam vendo boas produções nacionais na TV Cultura.

    Parabéns ao SP Antiga pela pesquisa!

    Reply
  • Daniel Toro 21/09/2012 at 13:58

    O pau-brasil inclusive foi o tema de um dos episódios.

    Reply
  • Fernando Mota 21/09/2012 at 14:23

    Uma pena que mudaram a frente….é do tipo de construção que deveria ser tombada.

    Reply
  • Gabriel Cavalcante 21/09/2012 at 15:14

    Genial o achado! Triste ver o pedido de corte da árvore, mas a casa continua muito bonita… Parabéns!

    Reply
  • Melissa 21/09/2012 at 21:44

    Douglas,além de fazer um trabalho magnífico,q faz muitos
    viajarem sem sair de suas cidades,e épocas,tens humildade de aceitar críticas com a maior boa vontade,cada vez admiro mais o site e quem o faz,parabéns!

    Reply
  • Rita F.L 21/09/2012 at 22:09

    Muiiiiiiiiiito legal a matéria…. Me deu muita saudade do Mundo da Lua, da minha infância… Fico feliz que a casa ainda existe, apesar de ter passado por pequenas transformações e o Pau Brasil, que inclusive teve um episódio a respeito, foi tombado e continua lindo =)

    Reply
  • Livía 22/09/2012 at 01:03

    olá

    tenho 8 anos de idade,sou fã do SPA e do seriado mundo da lua,adorei saber que a casa existe, pois amo construções antigas e minha mãe tb.

    Reply
    • Douglas Nascimento 22/09/2012 at 12:28

      Olá Livia,

      Ler seu comentário aqui, sem demérito a nenhum outro, foi o que mais me deixou feliz e recompensado. Continue sempre conosco! Um abraço pra você e sua mãe.

      Reply
      • Luíza 22/09/2012 at 19:52

        Olá Douglas, estou escrevendo com a ajuda da mamãe, sou irmã de Lívia, meu nome é Luíza tenho 06 anos e tb gostei muito da casa e da árvore grande,tb moramos em uma casa antiga e gostamos muito dela, e tb temos uma árvore velha e grande na frente de nossa casa.

        Um beijo para vc.

        Reply
  • daniel 22/09/2012 at 09:43

    Parabéns, Douglas, é uma das mais interessantes postagens do blog. Outro dia vi uma reprise do seriado e fiquei imaginando onde essa casa ficaria.

    Daniel

    Reply
  • Danilo 22/09/2012 at 11:33

    Caraca, a casa tá mais bonita do que era antes. Parabens! Um dos melhores post já produzidos aqui, na minha opinião.

    Reply
  • Maria Inês 22/09/2012 at 11:38

    Douglas, parabéns pelo site e por nos proporcionar momentos como este. Saiba você que, apesar da minha idade (rsrsr), acompanhei todo o seriado nos anos 90 e por incrível que possa parecer moro pertinho do casarão. Só me dei conta disso ao ver o prédio Tomie Otake na foto.

    Reply
  • Mônica 22/09/2012 at 20:35

    Adorei poder rever a casa deste seriado que embalou minha infância e parte da minha adolescência… Adorei a matéria de vocês, parabéns pelo site!

    Reply
  • Guilherme 29/09/2012 at 15:42

    Sempre quis saber onde ficava essa casa.

    Reply
  • Claudia 12/10/2012 at 14:39

    Adorei a investigação que você fez. Me lembrou de uma matéria que li ontem sobre o detetive das capas de discos, você Douglas é o detetive das casas de SP, no bom sentido! http://musica.br.msn.com/detetive-pop-encontra-locais-de-capas-de-disco-famosas-5 Fico feliz que tenha descoberto esse pedido (indeferido, ainda bem!) de cortar a árvore, quem srá que pediu isso?

    Reply
    • Douglas Nascimento 13/10/2012 at 09:10

      @Claudia

      Aparentemente foi uma antiga proprietária ou inquilina, o pedido veio da própria casa.

      Reply
      • Maria Lucia Alves Ferreira 08/11/2012 at 08:41

        Douglas, A árvore foi plantada por meu pai Benedicto Alves Ferreira na décadade 50. Em 1998 por motivo de falecimento tivemos que vender a casa e quem comprou foi FABRICA ALVES PINTO.(por acaso filha de Ziraldo que se diz ecológico)
        Fiquei chocada em saber do pedido de poda, pois ela, e todos os demais, sabiam que a árvore é tombada e dizia ‘que jamais faria isso, pois adorava árvores’. O mundo é mesmo assim. Mas continuo chocada. Malu Alves Ferreira

        Reply
        • J.C.Cardoso 08/11/2012 at 11:40

          O Ziraldo (e pelo visto os descendentes também) é uma contradição por si só. Lembrem-se do pedido de indenização de perseguido político de R$ 1 MILHÃO (motivo até de piada do também perseguido Millôr Fernandes – “Então não era ideologia, era investimento”) e que ele ainda teve a cara de pau de contestar o valor, pedindo R$ 20 MILHÕES (“R$ 1 milhão se eu fosse um jornalista qualquer; eu fazia tudo n’O Pasquim: editava, diagramava, desenhava, escrevia…”). Felizmente, nossa Justiça se fez tal e o pedido foi negado.

          Reply
        • Marcia Rodrigues 10/01/2013 at 19:01

          Malu, Ainda hoje assisto o Mundo da Lua só para admirar a casa e os móveis. Já que você morou lá, dá para responder a uma grande curiosidade ? : Os cômodos dessa casa são iguais aos que aparecem no seriado, uma vez que as cenas eram gravadas em estúdio? Será que eles fizeram uma cópia fiel a casa ?

          Reply
  • Marcia Rodrigues 10/01/2013 at 19:10

    Finalmente hoje consegui descobrir curiosidades sobre essa casa “Mundo da Lua” . Há tempos faço pesquisa na internet sobre ela . Agora só resta uma curiosidade: Será que os cenários de estúdio eram cópias fiéis dos cômodos dessa casa ou pelo menos, parecidos ? Fiz Essa pergunta para a antiga proprietária Maria Lucia Alves Ferreira . Espero que ela me responda. Muito Obrigada à todos !

    Reply
    • maria lucia alves ferreira 10/03/2013 at 22:21

      Não eram cópias fieis, mas tudo muito parecido. Quando a Tv Cultura filmou a casa estava alugada. Malu (outra) que trabalhou para Tv Cultura nesse seriado, poderia dar mais informações. Atualmente Malu Oliveira é produtora e pode ser encontrada na produtora de Ugo Giorgetti

      Reply
      • Malu Oliveira 18/10/2013 at 16:02

        A produtora Aurea Gil e eu, assistente de direção, rodavamos os bairros a procura de uma casa que pudesse ter sido daquele “avô”. Fotografamos varias e quando batemos o olho nesta casa e pedimos para fotografar, ela estava alugada para uma familia. O Pau Brasil ainda estava ali e foi inclusive incluído num dos capítulos da serie.Tinha até uma plaquinha da prefeitura presa a ela indicando o tombamento.A planta da parte térrea da casa no cenário em estudio é praticamente idêntica á da casa original…..

        Reply
        • Raquel Peres 31/10/2013 at 22:05

          Fiquei super feliz com essa matéria, sou fã do Mundo da Lua, fez parte da minha infância e sempre que reprisa eu assisto. Eu sabia que essa casa existia mesmo e que era em São Paulo, tinha a maior curiosidade de saber onde era e como estava atualmente. Muito legal! Só fiquei decepcionada em saber que era filmado em estúdio, rs eu podia jurar que era tudo lá dentro, as cenas que começam dentro e vão pra fora da casa ficaram perfeitas, era tudo muito real. Obrigada pela matéria e obrigada a todos que participaram da criação desse programa que é um dos meus favoritos da infância, senão o meu favorito. Família Silva e Silva forever in my heart! kkkkk

          Reply
        • Marcia Rodrigues 22/01/2014 at 12:32

          Grata surpresa em ver minhas perguntas respondidas. Obrigada Malu ! (As duas)

          Reply
      • Marcia Rodrigues 22/01/2014 at 12:30

        Agradeço a gentileza da resposta !

        Reply
        • Juliana Zammar 29/12/2016 at 14:54

          Voltei 20 anos atrás agora. Ai que saudade dessa época…… Chegava da escola almoçava, brincava a tarde inteira e a noite tomava banho e ficava colado na TV….que tempo bom meu Deus……#saudadesdessaepoca

          Reply
  • Rocha 21/01/2013 at 13:14

    Maria Lucia Alves Ferreira, por favor, nos responda a pergunta a cima.

    Reply
  • João Telles 26/01/2013 at 19:27

    Na novela A Favorita, da TV Globo, essa casa também foi utilizada, sendo na trama a casa em que moravam as prostitutas.

    Reply
  • Fernando 16/03/2013 at 16:21

    Que texto incrível!

    Frequento o SPA e estava procurando na internet por fotos dessa casa, e caio num artigo do próprio site e que não tinha visto!

    Parabéns Douglas, é uma felicidade descobrir o próprio conteúdo do site!

    Sobre a árvore à frente da casa, me lembro bem do episódio em que o Lucas estava pendurado nela para impedir que a tombassem, na interpretação que as crianças daquela época tinham, e disso para o outro sentido de tombar, a reflexão que hoje fazemos aqui. Bons tempos, que infelizmente as crianças de hoje não tem mais algo de tanta qualidade na TV.

    Abraços

    Reply
  • Juliana 19/03/2013 at 16:50

    Perfeito! mt obrigada pela notícia, vc está d parabéns! sempre quis uma casa igual a do mundo da lua quando era pequena! rs… era legal que vc mostrasse quem são os donos da residência, oq eles acham d morarem num local que é tão famoso! parabéns mais uma vez!

    Reply
  • Anne Tamura 20/03/2013 at 20:51

    Nossa!!! que maravilha saber como é essa casa, onde fica e esse caso do pau-Brasil! nossa! na minha casa tenho tantas árvores e o prefeito da cidade quis retirar as árvores da minha calçada, mas minha mãe reclamou, foi pra rede de televisão e tudo e ele não conseguiu tirar!
    O programa Mundo da lua fez parte da minha adolescência, eu simplesmente amo!
    Parabéns pela linda matéria e por fazer todos nós, telespectadores, felizes em saber dessa história! obrigada!

    Reply
  • Marcelo Correia 21/07/2013 at 20:33

    Oi, hoje resolvi dormir na tarde deste domingo e sonhei com essa casa do mundo da lua, no meu sonho ela ficava no bairro Vila Rosália, aqui em Guarulhos S.P, então resolvi pesquisar onde fica a casa, infelizmente meu sonho não estava certo.
    Assisti muito mundo da lua na minha infância e ver essa casa traz uma lembrança de um tempo bom. Parabéns pela matéria, um abraço a todos.

    Reply
    • luciana 06/05/2014 at 21:17

      OLA Marcelo, mundo da lua n foi gravado ai na Vila Rosalia, mas Gianfrancesco Guarnieri, morou ai, proximo ao posto de saúde e da igreja

      Reply
  • Giselli Ordoñez 24/07/2013 at 16:55

    Esta casa é um sonho, ainda bem q não destruiram

    Reply
  • Débora Frutuoso 12/09/2013 at 10:34

    Muitoo legal ver essa casa depois de tantos anos….Saudade desse tempo….assisto até hoje….Sou fã desse seriado….=)

    Reply
  • Rafael De Lima 01/10/2013 at 20:36

    Essa placa ao lado da árvore foi a colocada no seriado?

    Reply
  • Lucia de Fatima 18/10/2013 at 13:16

    Ai que lindo estou emocionada, se tivesse dinheiro compraria essa casa, me deu vontade de plantar um Pau Brasil no meu quintal, a casa é linda, numa rua linda, hoje em dia é difícil ver essas ruas com árvores, quando era criança via mais, me lembro até do cheiro dessas ruas…

    Reply
  • Ricardo Luis Dal’Bó 06/11/2013 at 15:45

    Parabéns pelo seu importantíssimo trabalho, Douglas!
    Acompanho com certa freqüência o seu trabalho, sou Arquiteto do DPH do Município de Jaú/SP ou historicamente Jahu (visite quando puder, serão mais de 400 clickes, com absoluta certeza) e afora minha função, um preservacionista medular. Hoje a visitada na “São Paulo Antiga” teve um sabor ainda mais gostoso, vi prédios (Estação primorosa) de Guaratinguetá, cidade que freqüênto há mais de trinta anos e que gosto muito e também pela surpresa agradabilíssima de ver a casa do seu “Orlando” de Mundo da Lua, seriado que assistia com meus sobrinhos ainda crianças… Hoje o dia está chuvoso e dias chuvosos (para mim) são quase sempre nostálgicos, chamam pelo aconchego da Casa, têm som de estouro de pipoca, têm cheiro de bolo de fubá e café fresco, pedem agrado de Mãe…

    Cada testemunho da História que é esquecido é também um pouco de nós que morre junto…

    Muito Obrigado!

    Ricardo Dal’Bó

    Reply
  • Priscila Murias 06/12/2013 at 18:20

    Esse tipo de matéria salva o dia!! Saudades da infância!

    Reply
  • taciana de lima 16/12/2013 at 22:28

    sinto saudades desse tempo adorei essa matéria assistir todos os episódios

    Reply
  • Emerson de Faria 06/07/2014 at 12:11

    Sempre imaginei que a casa existisse de verdade, pois criar uma casa cenográfica com tamanho nível de perfeição sairia muito caro para o minguado bolso da TV Cultura, sempre de pires na mão, mas achava que a casa ficava nas cercanias da Lapa ou de algum outro lugar próximo aos estúdios da Cultura.

    Reply
  • Gabriel Hansen 13/01/2015 at 15:31

    Incrível! Tentaram derrubar a árvore? Paulistano adora criticar o cinza da cidade, mas não admite verde por perto.

    Reply
  • Rafa Biker 13/03/2015 at 17:43

    Parabéns pelo post! Fiz questão de ir até essa rua, admirar, mostrar ao meu filho e dizer a ele “Essa é a casa daquele programa que o papai adora!”. Ele achou o maximo!RS

    Mais uma vez, parabéns! Revivendo ótimas lembranças!

    Reply
  • samuel carmo 28/04/2015 at 18:29

    Foi um época muito boa , diferente de tudo hj em dia , tanto na Tv como na infância dessa nova geração .
    Td fez que assistia e assisto ( rsrsrs) me perguntava se esse casarão existia , e se até hj existiria ?!
    Agora sei kkkk
    Mundo da lua Nostalgia 10000

    Reply
  • Mariana Araujo 11/08/2015 at 10:57

    Nossa ler esta materia e os comentarios me derixaram co nó na garganta….como eu amo este seriado. Assisto nas reprises de hoje e todas que tiveram.
    A época do seriado me faz lembrar da minha infancia…muito pobre porem feliz.
    Uma das alegrias do dia era assistir ao seriado e sonhar em morar numa casa como aquela e ter telefone em casa…rsrsrs.
    Parabens mais uma vez equipe!!!

    Reply
  • Rafael Gama 24/09/2015 at 16:22

    Voltei 20 anos atrás agora. Ai que saudade dessa época…… Chegava da escola almoçava, brincava a tarde inteira e a noite tomava banho e ficava colado na TV….que tempo bom meu Deus……#saudadesdessaepoca

    Reply
  • Lidiane 24/09/2015 at 20:02

    Q legal, muito bacana.
    Gostaria de saber se dentre as casas e casarões pesquisados existe a possibilidade de entrar e tirar fotos internas, pois ai sim eu me transportaría por completo.
    Adoro ver as fotos do seu acervo, e seria mais legal ainda vê=las por dentro!

    Obrigada e grande abraço!

    Reply
  • Simone Menegussi 24/09/2015 at 20:40

    Ótima matéria!! Mas quem é esta louca que queria a retirada desta árvore?????

    Reply
  • Rodrigo 25/09/2015 at 09:02

    Me lembro bem do episódio em que foi exibido o tombamento da árvore.
    Bem bacana 🙂

    Reply
  • Lavínia Cardoso 25/09/2015 at 17:30

    Nossa que legal! Adoro esse seriado.

    Reply
  • Martim De Carvalho Leicand 25/09/2015 at 19:18

    Desde criança moro ali perto e adorava ver os caminhões da produção da série.
    Tinha o maior orgulho de dizer pros amigos que eu morava perto do Lucas Silva e Silva!

    Até hoje eu sempre passo lá e admiro a casa e a árvore!

    Reply
  • Cris 01/10/2015 at 18:44

    Estive em São Paulo no ano passado para visitar a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum e aproveitei para ir à casa dos Silva e Silva! Foi muito bom e um pouco nostálgico! Vale muito a pena!

    Reply
  • Luís Silva 06/10/2015 at 16:56

    Muito boa matéria!! Interessante ver como a fachada da casa mudou um pouco, mas a casa continua muito bonita! Eu quando era criança sempre ficava curioso para saber aonde ficava essa residência. E me surpreendi por saber que a parte interna era feita no estúdio. O cenário era tão perfeito que parecia ser gravado dentro da própria casa. Parabéns pela matéria.

    Reply
  • Karoline Silva 17/02/2016 at 13:57

    Muito boa a matéria , me fez perceber como é bom reviver esses momentos de infância esse seriado marcou muito minha infância eu adoro.

    Reply
  • Como estão os atores de “O Mundo da Lua” hoje | Blog Noticias da SaudeBlog Noticias da Saude 10/03/2016 at 15:35

    […] saopauloantiga.com.br […]

    Reply
  • Priscila Martino Toninato 05/10/2016 at 16:25

    Gostei muito desse seriado! Que saudades!

    Reply
  • Rede Tiradentes | Casa da Família Silva e Silva, de “Mundo da Lua”, é real e fica em bairro nobre de SP – Rede Tiradentes 28/10/2016 at 14:05

    […] o site São Paulo Antiga, apesar de real, o simpático sobrado servia apenas de fachada para o “Mundo da Lua” que, na […]

    Reply
  • vivian 08/12/2016 at 20:58

    otimo seriado…. voltando no tempo aqui…rsrsrs

    Reply
  • Paula Ikesaki 18/06/2017 at 22:54

    Adorei o artigo!! Sempre fui fã da série, sempre que posso, assisto com a minha filha no canal Ra-Tim-Bum!!

    Reply
  • Ana Paula 18/06/2017 at 22:57

    Eu AMAVA de paixão!!! Saudades!!

    Reply
    • Camila 15/08/2017 at 07:41

      Que saudades….
      Me lembro que queria casar com o Lucas!!!Apaixonada por ele…..kkkkkkk
      Tempo bom

      Reply
  • Jaqueline Silva 16/07/2017 at 02:25

    Adorei o blog e a postagem!! Sempre fui muito fã da série!
    Beijos

    Reply
  • Fábio Luiz 23/07/2017 at 20:53

    Parabéns pela matéria!
    Essa casa é linda!
    Espero que sempre a conservem! E a árvore também!

    Reply
  • Carlos eduardo 06/10/2017 at 20:02

    Velhos tempos esses né, adorei seu artigo é sensacional.

    Reply
  • Luciana 27/10/2017 at 13:41

    Pura emoção, muito bom, relembrar!

    Reply
  • Cris 13/11/2017 at 23:27

    Estou assistindo ao seriado, meu filho acabou dormindo e estou lembrando da maravilhosa infância dos anos 90. Consegui ir à primeira exposição do Castelo Rá-TimBum, mas sou de Curitiba e lendo aqui peguei o endereço e fiz questão de visitar a casa do Lucas Silva e Silva. Que sensação deliciosa, visitei também uma praça que havia no final da rua e o Lucas anda de bicicleta por lá em um episódio. A vontade que dá é de entrar na casa e explorar. Foi um seriado excelente e que não deixa de ser atual. Infelizmente não temos tanta qualidade assim mais. Ótimos tempos!

    Reply
  • rose 08/12/2017 at 01:01

    Quando eu era criança eu amava de paixão assistir o lucas na cultura, adoro eles

    Reply
  • Bianca Andrade 28/12/2017 at 21:59

    Minha infância se resume a assistir o Mundo da Lua com minhas irmãs!! Como eu amava esse seriado.

    Reply
  • Tati 13/02/2018 at 10:49

    Adorava esse seriado! Obrigada por compartilhar. Abs.

    Reply
  • João Vieira 23/02/2018 at 22:50

    Nossa…

    Quantas lembranças

    Reply
  • Rafael Radaskievicz 31/08/2018 at 18:38

    Caro Douglas,
    Através das informações contidas neste post pude, numa viagem a SP, conhecer a fachada deste icônico imóvel. Obrigado.

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/09/2018 at 10:49

      Olá Rafael, fico feliz que tenha conseguido.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: