O restauro do Palacete Tereza Toledo Lara

Parece que aos poucos o centro de São Paulo vai recebendo de volta muitos de seus importantes prédios e patrimônios históricos. Recentemente fomos agraciados com a reabertura do Mirante 9 de Julho, que rapidamente caiu no gosto dos paulistanos. Agora é a vez de outro importante prédio histórico ser devolvido a população totalmente restaurado: O Palacete Tereza Toledo Lara.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Inaugurado em 1910, o Palacete Tereza Toledo Lara é uma das mais magníficas construções do centro velho de São Paulo e fica na rua Quintino Bocaiuva, com laterais para as ruas José Bonifácio e Direita. Com mais de um século presente no cotidiano da cidade o imóvel já abrigou escritórios de importantes personalidades paulistanas, entre elas o arquiteto Victor Dubugras.

Escultura no frontão do palacete (clique na foto para ampliar)
Escultura no frontão do palacete (clique na foto para ampliar)

Na década de 30 o palacete também abrigou a Rádio Record, que na época costumava arrastar sempre uma multidão para frente do prédio, todos ansiosos para ver de perto os grandes ídolos do rádio nacional. Foi nesta época que muitas lojas de instrumentos musicais começaram a se estabelecer tanto no prédio como em edifícios vizinhos, o que deu a área o apelido de “esquina musical de São Paulo”.

O palacete no início de 2015, durante a reforma
O palacete no início de 2015, durante a reforma

O nome do edifício é uma homenagem a Tereza Toledo Lara, filha do Conde Antônio de Toledo Lara, e que tinha menos de 10 anos de idade quando seu pai construiu o palacete.

Ícone do estilo eclético no centro de São Paulo, o palacete tem seu restauro bancado pelos próprios proprietários, que não divulgaram o valor dos gastos. A restauração e reforma compreende a fachada, telhado, troca de caixa do elevador (mantendo-se a porta pantográfica), além da modernização da parte elétrica e hidráulica. A atual proprietária do imóvel é a bisneta de seu primeiro proprietário, Tereza Artigas Lara Leite Ribeiro.

Detalhes da fachada no lado da rua José Bonifácio (clique na foto para ampliar)
Detalhes da fachada no lado da rua José Bonifácio (clique na foto para ampliar)

Localizada na rua José Maria Lisboa, a Casa de Francisca será a principal estrela a ocupar o palacete a partir de agora. A pequena e excelente casa de shows dos jardins deixará o casarão de 1913 para ocupar parte do primeiro andar do imóvel restaurado. Com isso a casa que possui um espaço de cerca de 45 pessoas passará a poder receber entre 120 e 150 pessoas.

A casa faz um caminho praticamente inédito em São Paulo. Depois de décadas de restaurantes, casas de shows, teatros e bares badalados deixarem o centro em busca de outras localidades, a Casa de Francisca repete gesto similar ao do Cine Jóia apostando em atrações de qualidade na parte mais histórica da cidade. A iniciativa é um grande estímulo para a revitalização total do centro.

Veja mais fotos do Palacete Tereza Toledo Lara (clique para ampliar)
Obs: A tranquilidade da rua se deve as fotos terem sido feitas em um domingo de manhã

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

casadefrancisca_02xFoto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Conheça com detalhes a história do Palacete Tereza Toledo Lara clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Colégio Azevedo Soares

Fundado em 1880 inicialmente em Petrópolis, o Colégio Azevedo Soares foi uma das mais importantes instituições de ensino paulistana no início do século 20. Conheça sua história.

Leia mais »

17 respostas

  1. Agora sim !!!! Trabalhei por três décadas na Rua Quintino Bocaiuva. Durante aquela época as edificações eram irreconhecíveis, com suas fachadas originais cobertas por ridículas fachadas de alumínio. Há uns dez anos não passo por lá, mas passarei qualquer dia destes só para ver este prédio e o Edifício Arcadas, onde trabalhei, que também foi restaurado. Apenas um reparo: Salvo engano, a Rádio Record achava-se instalada no térreo e sobreloja do Edifício Arcadas, salvo se antes estivera instalada no palacete.

  2. Esse palacete e’ tao maravilhoso, que tirou meu folego !!!
    Simplesmente fantastica obra de arte, na qual deveria ser ponto turistico, e um altar `a todos os paulistanos que amam e respeitam sua cidade e patrimonio nacional.
    Se eu tivesse grana, compraria esse predio , e faria dele um Monumento Nacional.
    Pena nao ser ver mais construcoes desse tipo no Brasil.
    Os que sao edificados hoje, sao um arremedo sem historico ou arte.

  3. Esqueci de perguntar: As esculturas e alto-relevos nos frontispícios são originais que subsistiram ou foram feitas réplicas ?

  4. Parabéns pela iniciativa dos proprietários. E a Casa Vitali que ocupava o piso superior fechou???

  5. Douglas, muito legal esse teu trabalho. Estou sempre aprendendo bastante e vendo fotos muito interessantes quando acesso. Acho que gostamos exatamente da mesma atividade: fotografar a beleza restante da arquitetura antiga que está se acabando aos poucos em São Paulo.
    Parabéns!

  6. Da até vontade de chorar! Que maravilhoso! Ja era lindo antes do restauro, estou encantada com o resultado. Eu nem sabia que tinham essas estatuas nele! Confesso que eu via um charme nas escadas gastas, mas precisavam de reparo.

  7. Bom dia
    Não sabia dessa história
    Casa de Francisca
    A hora que reabrir como posso saber para poder conhecer???
    São Paulo antiga é maravilhosa
    Endereço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *