A Nova Luz é um polêmico projeto de reformulação urbana da Prefeitura do Município de São Paulo para a região central da cidade, que hoje é mais conhecida pelo seu apelido de Cracolândia do que no seu nome original, Luz.

Para tal, criaram o já conhecido Consórcio Nova Luz, e  para apresentar a remodelação do bairro abriram um espaço onde está em exposição o projeto. Entretanto, fica difícil acreditar em qualquer tipo de recuperação da região, quando o prédio onde fica o Projeto Nova Luz é apresentado à população neste estado deplorável.

A região da Rua General Couto de Magalhães onde está o edifício lembra mais uma zona de guerra. Dos dois lados do prédio há terrenos vazios de imóveis que foram demolidos. Na área existe o projeto de erguer a sede do Instituto Lula.

Podemos até crer (e esperamos) que este prédio venha a ser restaurado, mas poderiam ter pelo menos feito uma rápida recuperação na fachada para ao menos deixar o local onde está o Projeto Nova Luz melhor apresentado. Há venezianas podres, janelas emparedadas e até mesmo um cômodo que parece ter sofrido um incêndio.

É inaceitável que um prédio público, provisório ou não, apresente-se aberto à população neste estado lastimável. A recuperação do velho bairro da Luz parece algo inatingível.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

%d blogueiros gostam disto: