Por várias décadas este edifício foi um hotel, dos vários que existem ao redor da Estação da Luz. Chamado de Hotel Rosário e de propriedade então do senhor Mario Gambini, esse hotel já não funciona mais.

A Nova Luz é um polêmico projeto de reformulação urbana da Prefeitura do Município de São Paulo para a região central da cidade, que hoje é mais conhecida pelo seu apelido de Cracolândia do que no seu nome original, Luz.

Para tal, criaram o já conhecido Consórcio Nova Luz, e  para apresentar a remodelação do bairro abriram um espaço onde está em exposição o projeto. Entretanto, fica difícil acreditar em qualquer tipo de recuperação da região, quando o prédio onde fica o Projeto Nova Luz é apresentado à população neste estado deplorável.

A região da Rua General Couto de Magalhães onde está o edifício lembra mais uma zona de guerra. Dos dois lados do prédio há terrenos vazios de imóveis que foram demolidos. Na área existe o projeto de erguer a sede do Instituto Lula.

Podemos até crer (e esperamos) que este prédio venha a ser restaurado, mas poderiam ter pelo menos feito uma rápida recuperação na fachada para ao menos deixar o local onde está o Projeto Nova Luz melhor apresentado. Há venezianas podres, janelas emparedadas e até mesmo um cômodo que parece ter sofrido um incêndio.

É inaceitável que um prédio público, provisório ou não, apresente-se aberto à população neste estado lastimável. A recuperação do velho bairro da Luz parece algo inatingível.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Aline 28/10/2013 at 14:35

    Hoje este prédio esta em péssimo estado! Ele foi invadido,não sei ao certo se foi por moradores de rua ou pelo MST.
    Passo todos os dias em frente a esse prédio e ver o estado em que se encontra é muito triste.

    Reply
  • antonio carlos grosso 22/04/2015 at 21:50

    ola,por gentileza tem alguma informaçao sobre um certo hotel luz ou hotel da luz ao lado da rodoviaria da luz ano 1977:

    Reply
  • Ricardo gomes 27/11/2018 at 11:53

    Eu nasci em Sao Paulo, no Bom retiro em 1965. Hoje moro no Estado de Goias,Sinto saudades , mais sei que hoje nao e mais a mesma coisa !.

    Reply
  • carlos mata 05/07/2019 at 04:21

    Este prédio, pelo que entendi é o do antigo Hotel Rosario dos anos 1950. Todo ano de passagem por SP vindo de Ribeirão Preto passávamos 1 a 2 noites lá a caminho do RIo. Ao nver a foto do anuncio me lembrei que foi ali quer pela 1a. vez andei de elevador aos cerca de 4 anos de idade.., como passa o tempo!…

    Reply
  • Christina Smetana Meirelles 30/07/2019 at 09:59

    Olá Douglas! Você sabe se este prédio foi tombado?
    Mario Gambini imigrante italiano de Lucca (S.Lorenzo a Vaccoli) casou-se com Giuseppina Mei, filha de Domênico Mei proprietário do Hotel Rebecchino do Largo S.Bento(demolido) e transferido para Rua Mauá em frente da Estação da Luz….
    Abraços

    Reply
%d blogueiros gostam disto: