Imóveis Antigos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Comments (20)
  1. Marcio Chicca disse:

    Puxa vida que legal a iniciativa da restauração do espaço em torno da Igreja do Lgo Paissandu, basta esperar por quanto tempo ira durar…sem ser pessimista, vamos esperar que na 1ª passeata de alguma coisa tudo seja destruído…
    Porque não colocar aqueles incompetentes e que não sei para que foram instituídos tomassem conta do espaço também? falo da Guarda Civil Metropolita…que só observam tudo o que esta de errado ao redor e não tomam providencia nenhuma?
    Há poucos dias um monte de dependentes químicos ( craqueiros) na Pça da Sé a vontade, abordando transeuntes de forma ostensiva e o pessoal da Guarda Metropolitana apensa observando de longe, aliás alguns até davam as costas para situação.
    É o fim do mundo, e saber que o salário deles saem de nossos bolsos…

  2. Mauro Scripomic disse:

    Olha eu assim como muitos eu creio, temos mais motivos para criticar e reclamar o descaso das administrações com nossos patrimonios e em tudo mais, faz tempo que nao vou por esses lados, e realmente dava medo, de se andar ali, pontos de prostituição, andarilhos, e tudo mais degradando nossa amada SP, espero que la seja o primeiro de varios locais que a administração paulistana crie vergonha na cara e revitalize.,

  3. Rachel disse:

    Muito bom, só espero que o povo não destruam esse trabalho maravilhoso de restauro da igreja e seu entorno. Finalmente deu vida nova ao Largo do Paissandú. Parabéns a Prefeitura e SMDU pelo belo trabalho. Afinal não é só criticar, temos que elogiar também, quando fazem a coisa certa.

  4. rosa tereza disse:

    Douglas obrigada amigo pelo carinho da postagem.Anos seguidos quando morei e trabalhei em SP , esse foi o meu caminho diário.Ficou magnifica essa restauração. Parabéns aos idealizadores e artistas.Vamos preservar. Abraço.

  5. luis . a. f. de arruda miranda disse:

    Querido amigo e irmão
    Douglas,
    Saudações!

    Ah, você sempre com o seu grande conhecimento histórico, estilo fluente e elegante e, principalmente, o seu adorável espírito de bom humor e certa mordacidade.
    Sabe, achei maravilhosa esta iniciativa da Prefeitura e da Irmandade religiosa em resgatarem mais um ponto histórico e artístico/arquitetônico da nossa Cidade. Por incrível que possa parecer, desde que comecei a andar sozinho pelo centro de S. Paulo, aos 15 anos, há locais que eu sempre via e sempre me foram bastante familiares, como essa igreja, por exemplo, mas nos quais jamais entrei.
    Essa coisa de colocar cadeiras e espreguiçadeiras não me parece uma idéia das melhores, pois não sei quanto tempo vai demorar para mendigos e sem-tetos verem nesses locais uma moradia de alto nível e luxo para os padrões deles, sem preconceito, mas cá entre nós…
    A mesma coisa penso a respeito do que vi começar em Floripa/SC e hoje se espalha pelo Brasil: logradouros públicos com alguns equipamentos de ginástica. Parece-me uma coisa totalmente privada de bom-senso e sentido, pois com um dia ensolarado, as pessoas podem correr o risco de insolação, melanoma, queda de pressão arterial, etc. Num dia de chuva, também seria inviável. E esperar a temperatura ideal, com o fechamento de Nuvens propício e umidade relativa do Ar satisfatória seria querer ou esperar muito. Sem falar que em nossa amada Capital, a galera que ali fosse malhar precisaria de máscara e cilindro de Oxigênio, rs.
    Abração, figura. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

    L. Lafam.

  6. Doris Pinheiro disse:

    Belíssimo trabalho de restauração, tanto interna quanto externa. Gostaria que fizessem o mesmo com a Igreja do Bom Jesus aqui no Brás. A restauração da parte externa terminou, mas a parte interna está uma lástima. Da última vez que entrei, parecia que tinham entregue o trabalho de restauro das pinturas àquela mesma senhora italiana que destruiu uma pintura de Jesus lá na Itália.

  7. Emerson de Faria disse:

    É louvável toda e qualquer iniciativa de recuperação do centro da cidade, que está mais abandonado do que muitas regiões da periferia, no entanto vale aqui ressaltar que esses parklets que a prefeitura vem instalando, assim como as ciclovias, fazem parte do método gramsciano do PT de seduzir a classe média e assim perpetuar-se no poder, tanto que esses equipamentos vêm sendo instalados em regiões nobres da cidade. Alguém já viu um parklet na Fazenda da Juta, na Brasilândia ou no Jardim Ângela? Eu também não.

  8. Sergio Santo André disse:

    Me lembro na infância, se não estiver enganado, que era no Largo do Paissandú que se apresentou o “faquir Silk”, um cara que ficava dentro de uma jaula cheia de cobras e tentava quebrar o recorde de dias sem se alimentar. Um dia meu pai me levou prá vê-lo, mas não demoramos muito no local, e me lembro bem do que o “velho” me disse: “Vamos embora, isso é muito horrível prá vc ver”.

  9. Ela fica em frente a Galeria do Rock, não é???

  10. João Telles disse:

    Infelizmente as pinturas dessa histórica igreja precisam ser recuperadas, são muitos os pontos deteriorados graças às infiltrações, mofados e até mesmo com parte da pintura saltados, além de partes do estuque quase caindo.

  11. A tempo! Justiça histórica seja feita à uma Instituição que desde a articulação e promulgação da nossa primeira Constituição em 1824, que nos garantia a Liberdade de Imprensa e Opinião, bem como, Liberdade ao Livre Culto, a Maçonaria na pessoa do Maçom João Teodoro Xavier, garantiu ao nossos irmãos negros, o direito religioso proibido até então pelos costumes, tradições e cultura. Foi um homem um passo à frente de sua época. Parabenizo o autor desta excelente obra, o Sr. Douglas Nascimento. Meu Fraternal abraço.

  12. Marcelo Bruno Rodrigues disse:

    Eu acho que o local merecia um órgão acústico (= de tubos), ainda que de diminuto porte, com uns 270 tubos, aproximadamente. Há espaço para isto.

  13. Leonardo Maggi disse:

    Uma pequena correção: a Igreja do Rosário se localização onde atualmente se encontra a BOVESPA não no atual espaço hoje ocupado pelo Altino Arantes. Segue link do mapa de S. Paulo de 1881 com a localização da igreja. http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1881.jpg

  14. Eli Mendes disse:

    Por favor, corrija a informação: a antiga Igreja do Rosário localizava-se exatamente onde está hoje o Palacete Martinico e não onde está o Altino Arantes. Basta comparar as fotos de Militão com as atuais ou as de G. Gaensly.

    1. Olá Eli, como vai ? Foi um erro mesmo, já corrigi. Muito obrigado pelo alerta.

      1. Eu agradeço, Douglas. Amo teu trabalho!

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.