Curiosidades

O busto desconhecido da Rua Porto Feliz

Comments (7)
  1. Mara Passos disse:

    Analisando os óculos, queixo e nariz, fica fácil reconhecer o aviador. A boca do escritor é mais “curta”, o queixo é afilado, não usava óculos.

  2. Nem Edu Chaves, nem Décio Abramo, é do operário hoje anônimo: José Martinez em lembrança á greve geral de 1917 em São paulo. Eu já ouvi a história que foi colocado pela comunidade da Moóca quando minha tia morou lá nos anos 80 e inicio dos anos 90, tinha uma placa mas era de ferro e não de bronze. No pé do pilarete. E que é o busto de José Martinez que foi morto pela policia em 1917 enquanto fazia greve na porta das fabricas, observe que o busto não é de bronze, é de concreto, foi colocado pela comunidade, num pilarete de cimento, do inicio do século XX após a I guerra. É o que eu “ouvi falar”, os moradores mais antigos devem saber mais sobre esse monumento. se alguém souber o que realmente é poste aqui, desejo saber ;

    1. Que interessante Alexandre, vamos investigar essa nova informação que você forneceu.

  3. Uma outra versão para o Busto é que trata-se de Edu Chaves, e foi erguido em sua homenagem porque para a Mooca, deixou sua marca que figura nos anais da aviação nacional, quando fez o inédito sobrevôo, saído do Hipódromo da Mooca em seu Bleriot de 80 cavalos de potência para um “raid” de 450 km vencidos em seis horas e meia. Note que o busto não tem o tradicional “bigode”, Edu Chaves tinha suas vaidades e o bigode fazia parte. Por esse motivo as nonas do bairro falam do sindicalista e operário morto na greve de 1917.

  4. Seria necessário uma foto do busto, no mesmo ângulo do rosto na foto do Edu Chaves, mas analisando o nariz bem adunco do busto, descarto todos os dois. Parece que a hipótese do Alexandre Lotti Pereira seja a mais plausível. Aguardemos mais informações da pesquisa.

  5. Reinaldo Pucci disse:

    Morei por 20 anos neste conjunto habitacional, conhecido na época por Iapetec, na rua de cima (rua Joana D’arc) e passava horas por dia jogando bola na rua do meio (rua Porto Feliz). Como era pequeno, não me interessava muito em ler placas pois passava a maior parte do tempo jogando bola, taco, esconde-esconde, quebrando vidros com pedradas e outras traquinagens bem piores. Este busto era conhecido como “estátua” e a viela mostrada na foto era a “rua da estátua”. Não me lembro de nenhuma placa de bronze e sim uma inscrição em pedra de baixo relevo, dizendo sobre a inauguração do local, datas e o nome do cara homenageado. Já andei pensando quem poderia ser o tal cara…mas sei que foi o mais mal-tratado busco do planeta, de tanto que já foi pintado. Minha pouca lembrança (bem pouca mesmo) parece que tinha o nome de Eloi Chaves, que foi um político envolvido no sistema previdenciário neste mesmo momento. Hoje, o busto está bem “colorido” mas de lado parecia com o tal do Eloi. Talvez o Inss, que absorveu o Inps e, por sua vez o Iapetec, tenha algum dado. Ou apelar para a memória dos moradores que ainda moram por lá e… liam placas.

  6. Daniel Pardo disse:

    O interessante é que, só colocaram a cabeça do sujeito em vez de colocarem a cabeça e os ombros como é normal num busto.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.