Artigos

O Patriarca da Independência do Brasil em Nova Iorque

Comments (23)
  1. VALERIA FULP disse:

    Muita linda estatua e um belo exemplo de civismo, pois se estivesse no Brasil, com certeza estaria toda pichada – Feliz Sete de Setembro `a todos.

    1. Até que o monumento na Praça do Patriarca aqui em São Paulo apresenta-se bem conservado. O estranho é que ele, que é quem dá nome à praça está num canto e não no centro dela… isso sim.

      1. Peterson Henrique Freitas disse:

        Culpa do Paulo Mendes da Rocha, péssimo arquiteto.

  2. Rodrigo Cabredo disse:

    Justa homenagem a este grande brasileiro. Fico me perguntando: Se o governo brasileiro doasse uma estátua nos dias de hoje, de quem seria?

    1. Thiago disse:

      Dependendo de quem estiver no governo, quando chegar a hora do ex-presidente Lula, Cuba ou Venezuela podem ter uma estátua dele. Não digo por sarcasmo. Acho que seja fato a ser consumado.

  3. Thiago disse:

    Me parece que essa estátua está colocada ao lado de outras, que representam os libertadores da América. Ao menos essa era a idéia original, e sei que as estátuas de San Martin e de Simon Bolivar existem. Me parece que a de Artigas também. Só não sei se estão próximas da de José Bonifácio.

    1. É isso mesmo Thiago, outros heróis das Américas estão espalhados pela praça. O trecho da 6a Avenida ali não por acaso chama-se Avenida das Américas.

  4. Glaucia disse:

    De quem é autoria da obra??? Está com jeito de Zani.

    1. A resposta está no segundo parágrafo… 😉

    2. Cristina Alvarenga disse:

      Glaucia,a estátua é uma obra do prof. Sr. José Otávio Correia Lima. Confeccionada em 1952 ou 1953. Que era professor de arte. Meu pai trabalhou com ele, inclusive para confeccionar esta estátua. Ele tinha 80 anos quando fez essa obra. Um abraço. Cristina Alvarenga, Rio de Janeiro.

  5. Antonio Carlos Malagoni disse:

    Aliás a estátua que temos na Pça do Patriarca se parece muito com essa, é igualmente bonita. José Bonifácio, comparativamente aos tão cultuados promotores da independência americana, era um homem de nível intelectual muito superior, estudou ciências jurídicas, matemática e filosofia na Universidade de Coimbra, era também geólogo muito respeitado e poeta. Pena que não saibamos valorizar nossos vultos históricos, certamente isso aumentaria o respeito por nosso país aperfeiçoando nosso tão frágil senso de cidadania.

  6. bandeira disse:

    Grande brasileiro!
    Linda estatua!

  7. Cristina Alvarenga disse:

    Muito me alegra hoje dia 30/12/12 com meu pai de 88 anos , Francisco Alvarenga, que trabalhou com Sr.Correa Lima, e ele me conta essa história todo dia, que ajudou a amassar barro para fazer essa estatua de José Bonifácio. Serviria também de modelo, se não tivesse se sentido mau por ficar muito tempo parado de pé.Como ele insiste em contar sempre essa mesma história, fomos consultar juntos esta história, qual foi minha alegria e surpresa….estava todinha escrita nesse blog…meu pai é auto didata e atualmente acometido de degeneração macular,então não enxerga mais, porém lucido demaissss….meu querido pai!Que bom que achamos este artigo, e estou aqui para comentar essa lenda viva!!Bjkas a todos e FELIZ ANO NOVO – Verei essa estátua de perto quando for a Big Apple! COM CERTEZA!!

  8. carlos isao disse:

    José Bonifácio,grande estadista,ciêntista,político,patriarca da independência,nós Brasileiros nos orgulhamos muito do grande homem que foi,libertador da América Portuguesa.

  9. GUILERME SALLES DE CAMPOS disse:

    muito bom,e que praça linda para josé bonifácio,ahhhh new york,comospolita e sofisticada!

  10. Antonio Flávio Andrada disse:

    E eu estive bem pertinho e não vi…não sabia.

  11. Denise disse:

    Eu vi. Foi um espanto, confesso! De longe pensei que era Ben Franklin (risos). Quando vi o rosto de perto fiquei afônica. A questão é que sou apaixonada por ele. A personalidade além de todo o conhecimento, história e feitos. Tenho biografias, fiz viagens históricas e ainda tem muita coisa sobre ele que eu adoraria conhecer! Não fazendo apologia á miséria mas este incrível, incrível homem morreu humilde em Paquetá. Ele cultivava plantas, colecionava e livros e recusou o luxo oferecido por Pedro II para retornar á sociedade do Império. Isso diz muito sobre o que o motivava, seus valores…ele é meu ídolo do “rock”! : )

    1. É o meu também Denise. Para mim ele é o grande herói da independência do Brasil.

  12. Parabéns Douglas Nascimento,bela reportagem.Abraços!

  13. Paulo da Silva disse:

    Está de parabéns Douglas, pela homenagem ao grande patriarca da nossa independência, tanto no Brasil como no exterior !

  14. FIQUEI MUITO ORGULHOSO E EMOCIONADO A, SEM QUERER, ME DEPARAR COM ESTE MONUMENTO NO BRYANT PARK, ESTAVA NA COMPANHIA DE UM AMIGO DOMINICANO QUE FICOU MUITO IMPRESSIONADO, POIS GRAÇAS A DEUS, PUDE LHE EXPLICAR QUEM FOI NOSSO HEROI.

    1. Cristina Alvarenga disse:

      Sabe Adelmo, estou de frente a pessoa que amassou por 3 meses barro para fazer essa estátua. O nome dele é Francisco Nunes, meu pai, q serviu de modelo p parte da mesma. Olha q máximo! Ele me conta q o Prof.Correia Lima, o escultor da estátua, para quem ele trabalhou em 1952/53, um belo dia disse: Francisco pode me dar os parabéns, venci a licitação. Então ele pediu que meu pai fosse ao largo do Rio Cumprido pedir um táxi para q fossem ao Itamarati para levar a machete. Quanto fui a Nova York vi a estátua. Queria muito contar essa façanha, pois meu pai hoje tem 91 anos.
      Impressionante! Um abraço.

  15. Palestrino Alviverde Fanático 1979 disse:

    Excelente. José Bonifácio foi ‘o cara’ da independência brasileira.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.