Aproveitando o dia 25 de Setembro que é conhecido como Dia do Rádio apresento aqui uma curiosidade bem peculiar vindo direito da década de 1960. Você já imaginou um rádio que só sintonizasse uma única estação ?

Bem se isso parece absurdo, saiba que isso já existiu como forma de homenagem para uma das mais importantes rádios de São Paulo e do Brasil, a Jovem Pan AM.

clique para ampliar

O aparelho acima é uma raríssima e exclusiva variação do famoso modelo TR-500 da Semp. O simpático rádio laranja (veja foto no final do artigo) era uma presença comum nos lares brasileiros, devido a sua robustez, potência e seu formato fácil de carregar por ai com uma alça de plástico.

Enquanto o modelo tradicionalmente vendido tinha ondas curtas e AM, o rádio da foto sintonizava apenas uma estação: a paulista AM 620 KHz e possuia apenas o botão de liga e desliga, pois não precisava do sintonizador.

Sobre este aparelho radiofônico exclusivo existem pouquíssimos dados hoje em dia. Não foram encontradas informações sobre o número de unidades produzidas, se foram ofertados como brindes pela emissora a seus ouvintes ou mesmo se foi um único exemplar.

clique para ampliar

Apesar da carência de informações sobre o produto, o aparelho que está nas duas imagens acima é um exemplar pra lá de especial: Disponível para arremate em um site de leilões, o rádio da foto foi uma oferta direta da fabricante Semp ao proprietário da rádio em 1968, ocasião em que a Rádio Panamericana já era conhecida como Jovem Pan.

De acordo com o leiloeiro o rádio está totalmente preservado como novo, em sua caixa original e ainda com seu termo de garantia junto a ele. O anunciante ainda informa que junto do rádio acompanha uma breve carta da rádio ao presenteado.

Apesar do AM estar em seus momentos finais, o Rádio Semp Jovem Pan parece ser uma excelente aquisição para apaixonados por história da radiodifusão e colecionadores de aparelhos. Ficou interessado ? É só dar um lance.

Abaixo uma foto do TR-500 tradicional com o botão de sintonia e seletor de faixa para comparação:

Nota:
*1 – O dia do Rádio em 25 de setembro é uma celebração brasileira apenas. É a data de aniversário de Edgard Roquete-Pinto fundador da primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC. Existe também o dia 13 de fevereiro que é o Dia Mundial do Rádio.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Agronopolos 25/09/2018 at 15:36

    Dá vontade de tentar dar um lance? claro
    Lance mínimo de 420 reaus? Passou a vontade
    Uma versão do Tr-500 da Semp tá por menos de R$130,00 no mesmo estado que esse

    Reply
    • Douglas Nascimento 25/09/2018 at 16:03

      Leilão é assim mesmo, participo ocasionalmente. Por ser um exemplar único, modelo exclusivo e ainda na caixa e carta dedicatória eu creio que o preço está um pouco alto mas aceitável.
      Uma pena o AM sair do ar, seria bem interessante mantê-lo em uso.

      Reply
  • JORGE ROBERTO COELHO FERREIRA 25/09/2018 at 18:38

    Esse tipo de rádio não era tão incomum assim. Cheguei a ver dois exemplares, mas da Rádio Bandeirantes. Um ficou durante décadas em um bar que existia na sobreloja do Edifício Arcadas, na Rua Quintino Bocaiuva e outro, também em boteco, em Santo Amaro que fechou há muitos anos.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 25/09/2018 at 21:36

    É uma recordação nostálgica do rádio portátil!

    Reply
  • jorge cordeiro de lara 25/09/2018 at 22:15

    Gosto muito de radio antigo Prioridade motorradio 6437 faixa preciso de um

    Reply
  • Divanil Da Costa Santos 26/09/2018 at 06:50

    Eu nasci e cresci na roça, e minha mãe tinha um desses Semp. Ela só sintonizava rádios que tocavam sertanejo, como globo SP, capital SP, Record sp. Só conheci outras rádios de outros segmentos quando mudamos para cidade, como globo RJ, tupi RJ, nacional RJ e mundial RJ. Eta época maravilhosa, feliz dia do rádio, feliz dia da am.

    Reply
  • AMAURI CASCAPERA 26/09/2018 at 12:13

    Eu me lembro, eles sorteavam entre ouvintes para ouvir os jogos transmitidos pela jovem pam

    Reply
  • OLIVIA MARCOS STELMOCKAS 28/09/2018 at 18:52

    o meu radio é assim só toca a jovem pan, pois eu não ouço outra emissora kkk

    Reply
%d blogueiros gostam disto: