Curiosidades

O real legado do Edifício Martinelli para o céu de São Paulo

Comments (7)
  1. Marcelo disse:

    Fiquei sabendo que o palacete do alto do prédio abrigou por uns anos o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, informação esta que recebi de alguns colegas daquela instituição por volta de 1985.

  2. Luiz Henrique disse:

    O edifício Altino Arantes, o ainda chamado Banespão (ele jamais se livrará desse apelido e eu acho ótimo!), tem, na verdade, 161 metros de altura contando com a torre de vidro mais antena, que já faz tempo, ostenta a bandeira do Estado de São Paulo.Particularmente, eu preferia que ficasse somente a antena, sem a bandeira, passando assim um ar de verdadeiro “arranha-céu”. O prédio em si, calculo eu, deve ter uns 140 metros, que é aquela parte do observatório.
    Já o Martinelli, tem várias versões quanto à sua altura(105m, 126m, 130m…), quanto ao ano de início das obras(1922, 1924…) e também quanto à data de inauguração: 1929, 1934, etc.
    De qualquer forma, o primeiro edifício considerado “diferenciado” na cidade, foi o belíssimo Sampaio Moreira, aberto em 1924, com seus 12 andares e cerca de 50 metros de altura.Ele ainda está de pé(que ótimo!), na rua Líbero Badaró.No térreo, funciona a lendária Mercearia Godinho.

  3. Paulo Ribeiro disse:

    E as fundações são de estacas de madeira!

  4. NILTON DIVINO DADDIO disse:

    Li, mas não me lembro aonde, a respeito de uma disputa entre Martinelli e um conterrâneo seu que construía um edifício no Rio de Janeiro. Ambos queriam construir o edifício mais alto do Brasil e esta teria sido a razão dos sucessivos acréscimos de andares. Dessa disputa, Martinelli teria sido o vencedor. Será isso verdade? Qual terá sido esse edifício no RJ e qual a sua situação atual?

    1. Luiz Henrique disse:

      Boa noite!
      Nílton, acredito eu que a construção a qual você se refere é o edifício chamado “A NOITE”.Eu já li qualquer coisa à respeito: parece que ficou totalmente pronto em 1929, chegando aos 22 andares e cento e poucos metros de altura.Foi, portanto, por um breve momento, o edifício mais alto do Brasil, até ser ultrapassado pelo Martinelli.
      Pesquise algo sobre essa construção: Prédio A Noite, Rio de Janeiro.Abraço…

  5. Vinicius Bartholdi disse:

    Há uma série sobre grandes empreendedores brasileiros no History Channel, e um dos episódios é sobre o Martinelli, inclusive consta a história sobre a concorrência com o prédio carioca. O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=ryzYE8yKOLQ

    Há também um documentário dirigido por Ugo Giorgetti em 1975 dias antes da desapropriação do Martinelli. Ali podemos ver histórias fantásticas das pessoas que ali moravam. Recomendo. O link é este:

  6. Daniel Pardo disse:

    Esse eu conheço bem… no fim dos anos 90 quando eu trabalhava no centro, toda noite eu passava em frente a esse prédio para ir tomar ônibus no Parque D. Pedro e ir para minha casa.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga