Ter um acervo grande de livros antigos significa estar em constante atenção e cuidados com o acervo. Aqui no São Paulo Antiga há anos venho montando uma considerável biblioteca temática, especializada em livros de história de São Paulo (Cidade e Estado), Brasil e crimes.

Os livros são adquiridos em sebos e também em leilões. Entretanto o grande problema é que muitos são exemplares com uma ou no máximo duas edições e por isso acabam por chegar em minhas mãos em péssimo estado de conservação, algumas vezes cheio de furo de traças e até esfarelando-se.

Na foto, livro de 1896 deteriorado

Assim, é necessário todo um cuidado especial para que livros recém chegados e possivelmente contaminados não sejam colocados na prateleira junto a demais exemplares já higienizados. Aqui em nosso acervo recebemos livros todos os meses, então a atenção é constante.

A pergunta que muitos leitores nos fazem é: Onde restaurar livros antigos em São Paulo ?

Na foto livros de nosso acervo antes do restauro

Certamente existem vários lugares na capital paulista aptos a fazer restauro de livro com qualidade. São Paulo aliás é sede da ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – que além de defender os interesses de trabalhadores deste segmento, oferece cursos, dicas e grupo de estudos relacionados ao restauro.

Porém, penso que a escolha de um restaurador de livros é tão importante quanto a de um mecânico especializado ou mesmo um médico. Por isso, prefiro indicar profissionais com quem eu trabalho.

Livro das noivas, de 1896, que chegou até o acervo praticamente esfarelando

Mais antigo sebo e livraria de São Paulo, a Calil é um verdadeiro paraíso para os amantes de livros antigos e títulos raros. Fundada por Libano Calil, a loja é tocada por sua filha e também bibliófila Maristela Calil.

Além dos títulos disponíveis para venda, postais e outros materiais relacionados ao mundo dos livros, a Calil também dispõe de um ótimo serviço de restauração e encadernação que desde 2015 nos atende de maneira dedicada e satisfatória.

Abaixo alguns exemplares que retirei recentemente do restauro com eles:

O custo de restauro e encadernação na maioria dos casos que levei ficou na faixa de R$120,00*¹*². Acho um preço bastante justo pela qualidade do trabalho empregado e também pelo fato de ser um serviço artesanal que requer tempo e dedicação.

E lembre-se: não se deve deixar um livro raro ou de estimação nas mãos de quem você não tem referência. Escolha sempre muito bem o profissional que irá trabalhar com seus acervos.

*1 – Preços avaliados em março/2018.
*2 – Lembre-se: os preços variam de acordo com o estado de conservação do seu livro e do acabamento desejado.

Serviço:
Livraria Calil Antiquária
Rua Barão de Itapetininga, 88 – 9º Andar
Centro – São Paulo, SP
Telefone (11) 3255-0716

Na galeria abaixo, mais fotos de livros restaurados por eles:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Daniel Pardo 27/05/2018 at 19:48

    Jamais imaginei que aqui em São Paulo tinha um serviço desses, prova de que aqui nessa cidade nós temos de tudo mesmo.

    Reply
  • Fernando 03/06/2018 at 13:41

    Muito legal a matéria, sobre algo de interesse de muita gente e que é tão pouco comentado.

    Detalhe importante para até colocar exemplo de valor, coisa que muita gente oculta sei lá porque, mas que é muito útil para quem se interesse.

    Reply
  • Hudson Covolan 18/12/2018 at 23:37

    Excelente matéria. Muito útil para nós que gostamos de livros raros e antigos.

    Reply
  • Ricardo B. Dias 19/12/2018 at 22:02

    Prezado Douglas, sou leitor de sua página com alguma frequência. Dou-lhe os parabéns pelo magnífico trabalho de preservação e divulgação da história. Lendo sua matéria sobre restauração de livros, você feriu tecla que soa bem afinada em mim. Livros antigos são uma de minhas paixões. Não conheço o serviço de restauração da Livraria Antiquária Calil, mas pelo que pude ler e observar, a qualidade justifica a menção. Não entro em sebos há muitos anos, e nos do centro velho e novo de São Paulo, já perdi a conta. A internet, com diversas opções de busca em portais como Abebooks (o que mais uso), ZVAB e outros, tornou mais cômoda a pesquisa de raridades, ao mesmo tempo que nos fez “acomodados”. Não é a mesma a sensação de achar por acaso, escondida nas estantes e prateleiras de antiquárias, uma obra procurada há muitos anos, e a de adquiri-la on line. Dito isso, permito-me indicar outro endereço que executa restauração de livros e documentos em papel e é de inteira confiança:

    https://grafica.sp.senai.br/institucional/1376/0/conservacao-e-restauro-de-documento

    O Laboratório de Conservação e Restauro do Senai, na Mooca, já me tem proporcionado alegrias. Tenho vários volumes a ele confiados, em processo de desinfecção, limpeza e restauração, obras raras desde o século XVI até o XIX. Não sei se conhece o trabalho dessa equipe de especialistas muito dedicada. Para mim, vale a pena o registro. Deixo-lhe a indicação para que a divida com seus leitores interessados e necessitados de serviço tão delicado quanto especializado.

    Aproveito a oportunidade para desejar-lhe felizes festas e a continuidade exitosa de seus esforços de manutenção da memória de São Paulo.

    Reply
  • Raymundo 22/03/2019 at 22:20

    Obrigado, Douglas, ajudou-me!

    Reply
  • Izilda Maria Bernardes 11/04/2019 at 15:33

    Me chamo Izilda Maria Bernardes, faço restauro em livros, documentos diversos.
    Tenho vários cursos e preço justo.
    Meu email: Izilda.bernardes@uol.com.br

    Reply
%d blogueiros gostam disto: