Imóveis Antigos

Palacete Rega

Comments (29)
  1. João N. Telles Jr. disse:

    Bem observando a escultura, pode-se notar logo abaixo das três figuras femininas, no medalhão que está destruido por um buraco, algumas letras que sobraram do nome deste prédio. As primeiras são “pa”, provavelmente de “palacete”, como era comum batizar prédios deste porte no início do séc. XX. Uma judiação vê-lo neste estado!

    1. Rosicler disse:

      Estive hoje ali , uma pena ver essa maravilha abandonada 🙁

  2. J. VARLESE disse:

    Completando a informação acima, este prédio, no seu tempo de glória, era a residência do seu proprietário “Carlos Rega” dono da farmácia que funcionava no térreo e que não por acaso chamava-se “Farmácia Carlos Rega”. Depois, já na fase decadente, passou a ser um hotel.

  3. Como sempre, torcemos para que não seja demolido e que alguma alma generosa venha para restaurá-lo. É só infelizmente o que podemos fazer, além, claro, de fotografá-lo.

  4. Realmente uma construção belíssima, e com uma história interessante. Pena seu estado tão precário.
    A ideia do museu é boa, já pensaram em formalizar uma entidade e iniciar um projeto assim? Seria muito legal.

  5. johnny disse:

    Conheço a família que morou nesse palacete. Podemos encontrar ainda alguns dos antigos moradores, moram em São Paulo.
    Pena o estado da construção.

  6. Natália Bahi disse:

    esse prédio é do bisavô, infelizmente faltam recursos para nós reformarmos…é uma pena….fiquei mto triste em ver aqui dessa forma.

  7. Adriano Ferrari disse:

    Conheço familiares da familia Rega que possuem pinturas lindas deste palacete em seus aureos anos.

  8. teresinha rega lauandos disse:

    fiquei triste em ver o paacete rega tão deteriorado, local onde guardo recordações boas junto de meus avós, tios, primos meus pais e irmãos.A idéia de transforma-lo em um museu da farmácia seria ótimo e uma homenagem merecida p/ dOM cARLO rEGA, como era conhecido.

  9. SPA disse:

    @ Teresinha Rega Lauandos

    O Palacete Rega é o imóvel que eu mais gosto. Tenho 35 anos e desde menino pequeno passo em frente a ele.

    Hoje, adulto, desvio da Radial Leste e vou para a Celso Garcia quando volto para casa todos os dias para que eu possa vê-lo.

    Ele é parte de mim, é parte do meu amor pela cidade e parte da minha motivação em mater o São Paulo Abandonada.

    Se eu puder ajudar a família a fazer algo pelo casarão e pela Memória de Carlos Rega, farei.

    Mantenha contato!

    1. odair prieto disse:

      passei a minha infancia brincando dentro desse palacete ele era muito bonito temos que criar um grupo para restaurar ele

  10. Humberto disse:

    Muito interessante esta construção, não a conhecia, gosto muito de São Paulo, e de sua arquitetura.. gostei muito da sua iniciativa de construir o site..
    Humberto

  11. Baa disse:

    queria algumas fotos de como era antes, se alguém tiver…

    fiquei fascinada quando vi esse prédio hoje, nunca tinha parado mesmo pra olhar e impressiona mesmo.

    fiquei curiosa pra saber como era antes.
    adorei a matéria daqui. :*

  12. Clelia Person Lammardo disse:

    Esse prédio é um ícone do glamour do velho Brás. Muitas eram as casinhas geminadas, com porta de rua, dos imigrantes operários. Poucos eram os palacetes dos ricos, que atráve do trabalho, conseguiam amealhar bens.

    Que bom que alguns exemplares chegaram aos nossos dias. Descaracterizados, deteriorados, mas chegaram. Quem sabe um dia sejam resturados. Nossa luta no SPA é para abrir os olhos de todos: governo, empresa privada e, de outras pessoas, como nós, pobres mortais, que amamos esta cidade.

  13. Pereira disse:

    Ontem passei por ele, e vi uma bandeira do movimento dos sem teto, aparentemente foi invadido. Tempos atras e passava por ele e o via vazio.

  14. Luiz D Mazeti disse:

    Moro na rua Caetano Pinto e todas as vezes que passo em frente ao palacete sinto um aperto em meu peito.
    Só descobri este site ontem e estou adorando.
    Não sei por que estas fotos antigas mexem tanto comigo, sinto saudades de uma era que não viví.
    Nossos vereadores fazem tantos projetos inuteis, que tal algum se interessar pela preservação de imóveis tão belos e históricos?
    Esta São Paulo antiga me emociona.
    Quantas vezes para nas ruas e fico olhando para estas construções maravilhado, quem vê deve achar que sou louco…
    Parabéns pelo site.É maravilhoso.
    Abraços,
    Luiz

    1. Amanda disse:

      Entendo-te perfeitamente, Luiz.
      Trabalho no Brás e sempre quando tenho um tempinho na hora do almoço, dou algumas voltas em busca de imóveis antigos, para apreciá-los, nem que seja por alguns instantes. Naturalmente, meus colegas de trabalho julgam-me louca =\

  15. Evelyn disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se o Palacete Carlos Rega é Tombado? Qual é o número do tombamento?
    Estou fazendo trabalho da facul e preciso muito dessas e mais algumas informações.Se alguém puder ajudar nos fará um grande favor!!!Obrigada

  16. Não é tombado. Por que a família não vende se não consegue manter? qual é o imbróglio? acredito que há uma espera para a valorização da região e então vender o terreno. Está ocupado pelo MSTT, tem até bandeira na frente. Não entendo isso!

  17. Fernando Reis disse:

    É impressionante como essas edificações ficam invisíveis quando circulamos por ali. Em parte devido ao precário estado de conservação e principalmente por causa da poluição da comunicação comercial.

  18. ines lohbauer disse:

    Quando eu era criança morava na rua Jacques Félix, na Vila Nova Conceição, e meus vizinhos chamavam-se Carlos Rega, e os filhos, Carlos Rega Júnior e Mário Rega. O pai deles era médico. É a mesma família?

  19. Mauro Garcia disse:

    Meu avô , minha avó e bisavó paterna qdo vieram da Espanha para o Brasil eles moraram na rua caetano pinto ,meus pais e minhas tias nasceram na caetano pinto e com o passar dos anos eles se mudaram pra cidade de são caetano do sul .
    Infelizmente meus avôs já ñ estam entre nós , meu pai esta com 70 anos e algumas vezes vamos no Brás na Avenida Rangel Pestana

    Meus avós eram da familia ( reche / carrilho ).

  20. Pessoal, o artigo foi atualizado com três fotografias raras deste palacete tiradas em 1982.
    Não deixem de conferir!

  21. danielforli disse:

    Que tristeza, hoje pelo visto virou cortiço e embaixo um bar “risca faca”. Viva São Paulo.

  22. Agora que estão sendo construídos condomínios novos na região do Brás (um deles bem pertinho do palacete, em obras e outro já entregue), infelizmente sinto que o Palacete Carlos Rega deva ter vida curta…

    Triste.

  23. Meu pai mora a 3 quarteirões do palacete, desde que ele mudou pra lá em 1997 eu passei muitas vezes na frente enquanto garoto e sequer olhei pra cima para notar a beleza que o tempo e o descaso se encarregaram de esconder. Somente em 2010 quando eu me mudei para a região percebi quão belo é este edifício. Tenho algumas fotos que tirei por hobby mas sinto informar que a escultura no topo já não existe mais, a estátua caiu ou foi removida. Um verdadeiro golpe na memória de nossa cidade e de nosso abandonado bairro.

  24. É triste ver a São Paulo que foi construída com tanto amor, estar desmoronando! Essas fotos servem de colírio aos nossos olhos!

  25. Mariana Araujo disse:

    Foto Google out/2014…a estatua não esta mais lá.
    Na parte superior apatentemente foi invadida pois ha uma bandeira de um movimento de moradia. Na parte inferior ha uma lanchonete.
    Durante o ano de 2010 passava quase que diariamnete em frente e sinceramente nunca havia reparado neste palçacete. Uma pena estar nesse estado….

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.