Enfim chegamos!

Foram semanas e semanas de exaustivas reuniões, discussões e pesquisas sobre como seria este projeto. Um projeto ambicioso como esse não se faz do dia para a noite, leva muito tempo. E foi ao longo de várias conversas entre os membros da equipe que tentávamos achar uma maneira de proteger o patrimônio da Cidade de São Paulo de uma forma que fosse rápida, eficaz e moderna. Que permitisse de uma forma simples a participação de toda e qualquer pessoa interessada. E foi desta maneira que chegamos ao projeto: São Paulo Abandonada.

A nossa idéia consiste de montarmos um banco de dados iconográfico da cidade de São Paulo, capturando através da lente de nossas câmeras, imagens de uma cidade que está sempre em constante mutação, onde de um dia para outro uma simples casa ou um imenso casarão é demolido e esquecido.

Aqui, faremos o possível para  impedir que isto aconteça, através de uma persistente fiscalização fotográfica de tudo aquilo que possa parecer suspeito aos nossos olhos. Não vamos permitir que a memória de nossa cidade continue sendo  demolida diante de nós.

Dê sua colaboração para com a cidade de São Paulo, não permita que a história de sua cidade venha abaixo! Fotografe ! Colabore! Compartilhe conosco suas imagens e através deste imenso banco de dados vamos mostrar aos órgãos públicos que somos nós os guardiães da cidade, fiscais do patrimônio histórico e da memória paulistana.


São Paulo conta com você!
Equipe São Paulo Abandonada

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • rubens ferrazeane mola 25/06/2009 at 14:12

    Parabenizo a equipe pelo trabalho desenvolido ao longo do tempo procurando alertar as autoridades para a importância desse trabalho. Não sei se vocês enviam diretamente a elas essas fotos e se fazem as devidas cobranças. Creio que vocês poderiam estender êsse tipo de divulgação aqui na região do ABCDMRR que fica bem pertinho de São Paulo.
    Abraços

    Reply
  • Richard 22/07/2009 at 12:35

    Parabéns a todos idealizadores deste site. É uma pena ver a nossa São Paulo sendo tão agredida diariamente.

    O que vou comentar não é ato discriminatório: infelizmente a grande maioria dos responsáveis pela degradação sequer nasceram em São Paulo – porém vá na cidade de origem deles para ver como é. Sujo? Nada disso: limpíssimo!

    Certa vez vi uma reportagem que traduz minha alegação: “Eu sujo mesmo aqui, e não quero nem saber! São Paulo é podre, e então pra que só eu não vou sujar?”

    É por causa desse tipo de pessoa que infelizmente a nossa São Paulo está no estado atual. Enquanto não houver uma conscientização que aqui é a casa de todos, esse desrespeito continuará.

    Reply
  • Sidney de Oliveira 28/08/2009 at 17:05

    Gostaria também de agradecer por esta iniciativa. Ouvi no dia que vc estava na rádio Jovem Pan e achei muito interessante suas colocações. Pretendo começar a fotografar e enviar. Gostaria de sugerir que vc fosse ao programa do Geraldo Nunes da rádio Eldorado, caso vc não tenha ido. Seria bem apropriado, pois ele dá bastante abertura apara estas iniciativas porque, assim como nós ele gosta muito de São Paulo. Grande abraço.

    Reply
  • Parabéns pelo Trabalho 14/09/2009 at 15:36

    Graças a vc.s nossos nossos descendentes poderão ver um pouco de como era São Paulo…..

    Reply
  • Cadu Elias 03/10/2009 at 10:50

    Olá bom dia.
    Ouvi a entrevista no Programa ” Você é Curioso?”, pela Rádio Bandeirantes, e imediatamente fui visitar seu site.
    Parabéns pela iniciativa, achei a idéia de voces genial e espero que continuem a imortalizar os prédios e casarões antigos aí da capital.
    Seria lamentável não deixar isto registrado para as futuras gerações.
    Pena que muito deste passado já foi irremediavelmente perdido por falta de iniciativas como a de voces.

    Parabéns !!

    Cadu Elias – Palmital SP

    Reply
  • Antonio Carlos Paim 12/10/2009 at 08:25

    Admirável trabalho de pesquisa, trabalho do “olhar” e tabalho antropológico-histórico-social! Parabéns pelo maravilhoso trabalho da equipe!
    Eu fiz um curso em São Paulo, na USP, por um breve período, mas moro em Porto Alegre e quando estava em sampa sempre tive vontade de fotografar essas casas, verdadeiros monumentos e ecos do passado. Aqui em Porto Alegre onde moro acontece o mesmo. Temos o mesmo padrão de abandono, claro que em escala bem menor. Os antigos imóveis são abandonados, demolidos e dão lugar a novos, com isso parte da memória da cidade desaparece.
    Mais uma vez parabéns pelo lindo trabalho de vocês!

    Reply
  • Roberto 30/10/2009 at 11:34

    GOSTO TANTO DESTE SITE QUE VISITO ELE TODOS OS DIAS, QUE MARAVILHA SE TODOS ESSES PRÉDIO FOSSEM RESTAURADOS PARA PRESERVAR A NOSSA HISTORIA.
    PARABÉNS A VOCÊS, ESSE SITE MERECE NOTA 1000.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: