Uma excelente notícia aos paulistanos, turistas e frequentadores do Museu da Imigração: Depois de um tempo passando direto pela plataforma, a Maria-Fumaça volta a parar dentro do museu.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

O retorno do trem para dentro das instalações do museu, em sua plataforma histórica, era uma constante revindicação de moradores do bairro e visitantes que sempre acharam uma decisão equivocada e absurda remover o trem dali.

Com a retomada, a partir deste mês de agosto, o Trem Cultural dos Imigrantes realizará saídas agendadas para grupos durante os finais de semana e, para o público em geral,  o passeio estará disponível sempre no primeiro final de semana de cada mês.

Trata-se de um autêntico passeio nostálgico à borda de uma Maria Fumaça de 1922, da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Para levar os passageiros, dois carros de épocas distintas para você escolher: um carro de aço da década de 50, da extinta Cia Paulista de Estradas de Ferro, e na cauda, um carro de madeira da antiga São Paulo Railway.

A locomotiva circula pelo desvio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, entre as estações Brás e Mooca, trecho da famosa Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, hoje da CPTM. Durante o passeio, de aproximadamente 25 minutos, você tem um resgate de parcelas da história da ferrovia que ajudou no desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

Passeio testado e recomendado pela equipe do São Paulo Antiga e destinado para todas as idades.

Serviço:
Trem Cultural dos Imigrantes
Local: Museu da Imigração
Grupos fechados e mais informações: ABPF-SP (11) 2695-1151

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 22/08/2017 at 17:56

    Um verdadeiro passeio na história da imigração e de São Paulo !

    Reply
  • Elizabeth Nazareth Viegas 22/08/2017 at 20:51

    EMOCIONADA, CARO DOUGLAS NASCIMENTO! OBRIGADA. É CHEGADA A HORA DE CONHECER O MUSEU DA IMIGRAÇÃO. ALIÁS, APRECIO MUITO LUGARES HISTÓRICOS. ESTOU EM DÍVIDA COMIGO MESMA! ESTAREI AÍ…COM MARIA!!!
    QUEM SABE, FUTUROS PASSEIOS MAIS LONGOS…É PRECISO SENSIBILIZAR ESSA GERAÇÃO TÃO ÓRFÃ DE EMOÇÕES E OUTROS RECONHECIMENTOS.
    MENOS RODOVIAS E MAIS FERROVIAS!! COMEÇARAM TUDO ERRADO…
    OBRIGADA.
    ABRAÇO.

    Reply
  • Lilian Azevedo 23/08/2017 at 10:05

    Amei essa novidade pois adoro trens( estações de trem, passeios e viagens de trem além de museus de trem )
    Bacana pois além de revivermos o glamour de andar de trem ainda aprendemos um pouco de história da cidade e das ferrovias.

    Reply
  • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:02

    Só espero que essa iniciativa seja definitiva e que o governo não queira de uma hora para outra abandonar tudo de novo, afinal, eles têm que arcar com os custos inclusive da manutenção da Maria Fumaça.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor