O bairro da Vila Guilherme é um dos mais agradáveis recantos da zona norte de São Paulo. Consegue ser um bairro tão completo que até estúdios de televisão já teve um dia. E é por lá que encontramos mais uma relíquia da história do transporte coletivo da cidade: O ponto final da primeira linha de ônibus do bairro.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Funcionando na Praça Oscar da Silva desde a década de 40, é um dos pontos de ônibus mais antigos de São Paulo. Em 2013 já havíamos abordado um ponto na Lapa, como o mais antigo. Este porém é ainda anterior a aquele outro, apesar de diferentemente daquele este não funcionar mais como ponto de ônibus.

Esta ponto marcou a praça como origem da primeira linha de coletivo do bairro. A “Linha 57” saia deste local e ia até o Anhangabau, conhecido no passado por abrigar inúmeras linhas que dali se dirigiam para diversos cantos da capital paulista e até grande São Paulo. Aliás, este tipo de construção, em alvenaria, era também visto em outras regiões, como este ponto da foto abaixo que ficava na Avenida Cásper Líbero.

Ponto de ônibus no início dos anos 40 - Crédito: Reprodução

Como parada final de uma linha, a construção previa algum conforto não só para os passageiros que aguardavam o veículo em um local coberto, como também para fiscais, motoristas e cobradores, já que muitas dessas paradas possuíam um pequeno banheiro.  Estes pontos feitos em alvenaria ainda podem ser observados em outros locais da cidade, mas em sua imensa maioria bastante descaracterizados, como na Praça João Mendes e até no Vale do Anhangabau. Este da Vila Guilherme, por sua vez, está totalmente preservado.

O ponto de ônibus antigo. Ao fundo, um ônibus moderno (clique para ampliar).

O ponto de ônibus antigo. Ao fundo, um ônibus moderno (clique para ampliar).

Esta linha permaneceu por muitos anos nesta praça até sair do local. Quando a linha foi alterada o ponto entrou em decadência e chegou a ficar abandonado por vários anos, ajudando a deixar a Praça Oscar da Silva bastante degradada.

Por ocasião do aniversário de 450 anos da Cidade de São Paulo, houve um movimento de moradores no intuito de preservar esta relíquia da história do bairro. Esta ação sensibilizou a prefeitura que mandou recuperar o ponto de ônibus, que foi entregue de volta a população restaurado em 24 de junho de 2004. Desde então o ponto mantém-se preservado e dando ares nostálgicos à praça. Junto do ponto funciona uma base da Polícia Militar.

Placa comemorativa instalada no local.

Placa comemorativa instalada no local.

É muito satisfatório saber que este ponto de ônibus não desapareceu e foi preservado pelas autoridades municipais. Hoje ele está tão incorporado à praça que é difícil imaginá-la sem ele. A história de uma região também pode ser contada através de símbolos simples, como uma parada de coletivos.

Estamos em busca de outros pontos antigos pela cidade. Se sua região tiver algum, entre em contato conosco!

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Curiosidade: Linhas antigas, problemas antigos

A linha de ônibus de Vila Guilherme também apresentava naquela época os problemas que até hoje estamos acostumados a ver nos coletivos paulistanos. No recorte abaixo, extraído do jornal “O Estado de S. Paulo” de 8 de junho de 1952, leitor já manifestava sua insatisfação com a qualidade do serviço prestado. Será que um dia essa história vai mudar ?

Em 1952, insatisfação com o serviço de ônibus.

Em 1952, insatisfação com o serviço de ônibus.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Nilton D’Addio 02/04/2014 at 20:03

    Alegria!
    Entre os anos 1969 e 1979, lecionei no colégio estadual existente no local. Nessa época o ponto de ônibus estava íntegro e em pleno funcionamento. Era uma referência para o local. A própria escola, que foi inaugurada em março de 1969 era linda e imponente.
    Depois vieram a degradação e as pichações mas as lembranças que ficaram para mim são as melhores.

    Quanto aos ônibus da antiga Viação Parada Inglesa, também tenho na memória as melhores lembranças, pois quando criança morava no Bom Retiro mas minha madrinha morava na Parada Inglesa, sendo frequentes as visitas que fazíamos a ela. Minhas lembranças devem ser posteriores ao ano de 1952, época do recorte de jornal onde um usuário reclama da empresa e de seus ônibus.
    Acho que as reclamações deram resultado pois o que me lembro é de ônibus bonitos, diferentes a começar pela cor ( marrom e creme) e muitíssimo melhores por exemplo, do que os ônibus da CMTC que atendiam à Àgua Fria ou Tremembé, onde também tinha parentes residindo.

    Valeria à pena uma reportagem sobre o ponto de bonde feito em alvenaria e ainda existente na Praça João Mendes, na frente da belíssima igreja de São Gonçalo e fundos da Catedral da Sé.

    Reply
  • Nazareth Lemos Maldonado Peres 02/04/2014 at 22:16

    Na Vila Formosa tinha um assim também!

    Reply
  • vitorino cardamone 02/04/2014 at 22:34

    em santos-sp tem um igualzinho na praia com a conselheiro nebias onde um prefeito montou uma loja de conveniencia…. o david capistrano mas ainda tem mais por la…essa igreja da santa efigenia me deixou grande saudades abração vfc….

    Reply
  • JOSE PEREIRA VIDINHA 03/04/2014 at 08:13

    Nasci em 1946, em uma chácara ao lado, onde hoje é um ginásio, lembro bem desse ponto e da garagem dos ônibus na rua Maria cândida, onde hoje está o supermercados Sonda. Em 1954 mudamos para Parada Inglesa.
    Onde é a praça Oscar, antes era uma escola infantil e o local era todo cercado com alambrado, e em frente era a escola Afrânio Peixoto.

    Reply
    • Edgard Martins 19/05/2015 at 17:00

      Jovem José Pereira Vidinha…uma boa tarde !
      Fiquei contente ao ver o seu comentário.
      E indico para matar a saudades o site:
      http://www.vilaguilherme-sp-com.webnode.pt
      e no Facebook:
      VilaGuilherme – Moradores e amantes deste bairro
      Vila guilherme BRASIL
      Vila guilherme Bairro da Zona Norte da Cidade de SP
      Faça uma visita e deixe lá um comentário.
      Fortes abraços de,
      Edgard Martins (Vô ED

      Reply
  • Vania Lacerda 03/04/2014 at 10:01

    Post muito interessante!

    Reply
  • J.C.Cardoso 03/04/2014 at 12:09

    Aqui no Rio, na Ilha do Governador (mais especificamente na Ribeira, em frente à antiga estação das barcas) existe um bem semelhante a esse (as cores são outras), ainda em uso, embora eu acho pelo que já li que originalmente de um lado passava bonde (e não ônibus) e do outro era posto de gasolina. Procurem no Google Mapas pelo satélite da “Praça Iaiá Garcia”.

    Reply
    • amaury 03/04/2014 at 19:08

      fui muitas vezes ao endereço Praia da Ribeira nº 2, e numa das vezes o táxi saiu por esse lado, passando pela praça.

      Reply
  • William 20/06/2014 at 07:13

    Legal Douglas pela matéria deste ponto de ônibus na Vila Guilherme. Quando de vez em quando passo neste local, pela Rua Maria Cândida fico maravilhado pela preservação do local, ainda bem né !!
    Abs,
    William – Guarubus

    Reply
  • Rogério 16/07/2014 at 13:38

    Eu adoro essa região da Maria Cândida, pois ela é muito bem servida de serviços e comercio, e muita gente usa o espaço. Agora, o que me deixa mais impressionado na matéria é alguém ter conseguido tirar foto do ônibus azul, que é o 119-P Vila Paiva, carinhosamente apelidado pelos moradores de Vila Raiva, devido a raiva que você passa no ponto esperando por ele.

    Reply
    • danielpardo2015 27/02/2015 at 21:45

      Então esse busão deve ser tipo o Cometa Halley que passa de 76 em 76 anos????

      Reply
  • carlos cresio 02/04/2015 at 11:15

    Eu fiz o primario no Grupo Escolar Afranio Peixoto e posteriormente ginasio e colegio no Ceca Colegios Estadual Casimiro de Abreu,nessa praça onde fica esse lindo ponto de Onibus..Peguei muitos onibus aí com meu pai que trabalhava no Predio Martinelli,descia em frente aos Correios….Era um trajeto tão grande para mim que era criança..Hoje a cidade ficou pequena com as ruas e carros…Saudades desse tempo….abraçosss

    Reply
  • Augusto 01/06/2015 at 18:23

    Me lembro de pegar essa linha de ônibus com minha mãe para irmos até o centro, quando eu morava na Vila Guilherme. Nessa época as pessoas diziam “vamos até a cidade”…bem antes do metrô ser inaugurado…bons tempos.

    Reply
  • Ronaldo 14/08/2015 at 09:51

    Nessa praça, nos meados da década de 70, existia ali um junta de serviço militar

    Reply
    • Saulo Samuel Masson 18/09/2015 at 17:38

      A uns 10 anos atrás , ainda existia essa junta militar,hj em dia já não sei mais!

      Reply
  • fernando 25/06/2017 at 18:02

    realmente nos anos 80 a tvs se instalava na vila guilherme, mas com tantas enchentes que inundavam os estudios foi obrigatorio que saíssem de lá e hoje estão em osasco,

    Reply
  • Eduardoi de Castro Gama 16/05/2019 at 21:44

    Parabéns Douglas Nascimento.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: