Em São Paulo e no Brasil ainda é muito raro uma cultura de preservação dedicada a arquitetura de postos de combustíveis. Quase nenhum deles é tombado como patrimônio histórico e são poucos os que são preservados para a posteridade, mesmo que em condições apenas razoáveis. Já a grande maioria como o da foto abaixo, já foram demolidos:

Auto Posto Belo Car, demolido em 2011 (clique na foto para ampliar)

Auto Posto Belo Car, demolido em 2011 (clique na foto para ampliar)

Para tentar preservar ao menos fotograficamente a história dos postos de combustíveis antigos, o blog São Paulo Antiga adquiriu recentemente um lote de 12 slides com fotografias de postos de combustíveis produzidas no ano de 1950.

São imagens realizadas por um viajante dos Estados Unidos, já falecido, que não se sabe se vinha para a América do Sul fotografar postos de gasolina a trabalho ou como hobby. A grande maioria dos postos fotografados são da bandeira Esso, mas tem um ou outro de outras bandeiras.

No total, são 12 slides sendo 6 do Estado de São Paulo e os demais do Rio de Janeiro, Petrópolis, Montevidéu e Buenos Aires. Neste artigo disponibilizaremos apenas as imagens de São Paulo.

Auto Posto na rua da Mooca (clique na foto para ampliar)

Auto Posto na rua da Mooca (clique na foto para ampliar)

Infelizmente, nenhum slide está identificado com o endereço detalhado o que torna quase muito difícil saber qual o endereço exato deles. Apenas a fotografia acima nós conseguimos descobrir o local, que é na rua da Mooca (e ainda existe, veja detalhes no link ao final deste artigo). Já os demais que estão na sequência, não há muitos detalhes, exceto pela cidade onde estão.

Vamos a eles (clique nas imagens para ampliá-las):

Posto Esso Mesbla, em local não identificado em São Paulo

Posto Esso Mesbla, em local não identificado em São Paulo

Postos Shell e Esso (ao fundo) em algum local da cidade de São Paulo

Postos Shell e Esso (ao fundo) em algum local da cidade de São Paulo

Posto Esso em em Bauru, interior de São Paulo

Posto Esso em em Bauru, interior de São Paulo

Posto Palma 2 em algum lugar da cidade de Sorocaba

Posto Palma 2 em algum lugar da cidade de Sorocaba

Posto São Paulo sem qualquer identificação de localidade

Posto São Paulo sem qualquer identificação de localidade

Gostou das imagens ? Conhece algum dos postos de combustíveis que não foram identificados ? Deixe um comentário para nos ajudar a catalogá-los corretamente. E não esqueça de nos dizer o que acharam das fotografias.

Saiba mais! Conheça outros postos de combustíveis já catalogados pelo São Paulo Antiga:

 

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Moura 03/03/2015 at 15:20

    Tem posto da Shell bem antigo na Avenida da Aclimação com a Rua Paes de Andrade. Ele é bem parecido com o Auto Posto Belo Car.

    Reply
    • karla 25/10/2016 at 10:53

      sim, é o memso, mas ele fechou há mais ou menos 1 ano.

      Reply
      • RosemaryMelo 01/08/2017 at 14:53

        Passei lá hoje e me lembrei dessa matéria ele está intacto até com os azuleijos restaurados posso tirar fotos se quiserem ai eu mando para a página !!!!

        Reply
  • Leonardo LF 03/03/2015 at 15:21

    o posto Shell que está na foto ao lado de um Esso me parece um que fica na avenida da Aclimação, quase esquina com a Pires da Mota: https://www.google.com.br/maps/@-23.56694,-46.633311,3a,75y,66.95h,88.74t/data=!3m4!1e1!3m2!1sLiSvi0FRTGWmZa91lmL-PA!2e0

    Reply
    • Douglas Nascimento 03/03/2015 at 15:22

      Não é não Leonardo, mas parece muito! Abraços

      Reply
  • Alberto Ferreira 03/03/2015 at 15:32

    Eu morava na Vila Paulina, viemos de Pres.Prudente em 1946, e meu pai tinha um caminhão Chevrolet 1946, e ele abastecia num posto na Rua do Orfanato, na Vila Prudente, não lembro de qual cia. e era á manivela…

    Reply
    • Claudio Bassi Elias 03/03/2015 at 22:26

      Alberto, eu nasci na Vila Paulina, na Rua Sanches Aguiar. Meu avô construiu uma casa lá entre 1950/51.

      Reply
  • Luis Henrique Piovezan 03/03/2015 at 15:45

    O ultimo posto talvez seja um ainda existente em Campos do Jordão, na RuaRoberto Simonsen.

    Reply
  • Marileide Paula Morais 03/03/2015 at 16:17

    Tem um antigo na Av. Celso Garcia, perto da Tuiuti, tem a foto dele como era na década de 50.

    Reply
  • Mari Valença 03/03/2015 at 16:41

    O Esso da Mesbla não é aquele perto da 25 ou do mercado municipal? Já vi matéria sua falando desse posto onde cita bem aquela cobertura circular.

    Reply
    • francisco garcia pereira junior 28/05/2015 at 18:35

      realmente Mari parece bastante com aquele da outra reportagem

      Reply
    • Everson Tutão Francisco de Oliveira 28/11/2016 at 11:37

      Este posto ESSO MESBLA (com 60% de certeza), era o da Rua Butantã em Pinheiros. Até uns 25 anos atrás, ainda tinha um resto do prédio que era próximo ao acesso do estacionamento e passagem pra Paes Leme.

      Reply
  • Paula Giavoni 03/03/2015 at 16:42

    Nós, aqui em Sorocaba, temos o Posto Palma na Avenida São Paulo. Deve ser o mesmo. Nessa mesma avenida, tem um prédio muito bonito que está preservado. Era um Posto de gasolina acredito que da década de 40.

    Reply
    • Elias Mora 01/05/2015 at 10:41

      Paula acho que esse ficava na saída para Itapetininga, creio que antiga av. Curitiba. depois da av. Gal. Carneiro.

      Reply
  • carlosalkmin 03/03/2015 at 16:52

    De fato, o Shell próximo a um Esso, sem lugar identificado, lembra bastante o remanescente da Aclimação.
    Uma informação importante sobre esse estilo arquitetônico: trata-se do “estilo missões”. Suspeitei ao me lembrar de algumas casas de São Paulo que a adotaram. Cruzei com outra fonte fidedigna de informações para ter mais certeza.

    Eis a definição obtida numa terceira página:

    “O nome do “estilo missões” vem de sua denominação norte-americana: Missions Revival. Sua origem nos Estados Unidos remonta a década de 1890. Mais tarde o repertório visual evoluiu para o Spanish Colonial Revival, que além das missões inspirava-se também na arquitetura residencial das colônias espanholas, e até mesmo para o Pueblo Revival, que imitava construções simples dos pueblos mexicanos e que aparentemente não desembarcou por aqui.
    No Brasil, difundiu-se principalmente após a contraditória década de 30, que coincidiu com o início da penetração dos ideais modernista, Art Déco e outros minoritários” – fonte: http://dzeit.blogspot.com.br/2011/08/um-pouco-do-estilo-missoes.html

    Reply
  • Claudio S Lopes 03/03/2015 at 16:55

    Boa tarde….acompanho suas inserções….e acredito que o mais antigo do Brasil em operação, seja o Auto Posto Dansa – na Avenida Aclimação x Rua Pires da Mota…..inclusive ele foi tombado oficialmente. Tenho algumas fotos dele antigas, mas se puder mandar as fotos que tem dele, te agradeço para meu acervo.
    Obrigado.

    Reply
  • Rogério Canever 03/03/2015 at 16:56

    Me parece que o Leonardo LF acertou. Aquele posto ainda conserva alguma caracteristica de 1928 seu ano de inauguraçaõ na Rua Pires da Mota, Aclimação

    Reply
  • Hamilton guilherme de lima 03/03/2015 at 17:59

    O ultimo posto se parece muito com um que tem aqui em Curitiba.
    https://www.google.com.br/maps/@-25.405275,-49.247007,3a,37.5y,299.31h,90.25t/data=!3m4!1e1!3m2!1sY-Sg_CQUF0RCa8bjnBcbHA!2e0

    Reply
    • Douglas Nascimento 03/03/2015 at 18:01

      Hamilton, você tem razão… esse ai deve ser em Curitiba, porque é idêntico… até a posição da rua.
      Matou a charada!

      Reply
      • IRINEU TRENTIN JUNIOR 05/03/2015 at 12:30

        Mas claro que é! Qual outro lugar existe Araucária, a não ser no Paraná? Há uma na foto antiga, atrás do carro que está parado. Legal.

        Reply
        • Luís Henrique Piovezan 05/03/2015 at 16:32

          Irineu, Araucária existe e muita, em Campos do Jordão.

          Reply
  • William 03/03/2015 at 20:04

    As árvores na foto do posto São Paulo parecem ser Pinheiros do Paraná. Quem sabe a cidade não é na região serrana do Vale do Paraíba?

    Reply
  • Telmo Fontana 03/03/2015 at 21:47

    Douglas, voce poderia me enviar os slides dos outros postos? Trabalho com restauração de bombas de gasolina antigas (www.bombasantigas.com.br) e os slides seriam de grande valia para referencia. Obrigado!

    Reply
  • Rafael Ribeiro 04/03/2015 at 09:03

    Bom dia! Parabéns pelas imagens, acessei o site pelo post no blog do Flávio Gomes. Sou de Petrópolis-RJ e gostaria de ver o(s) slide(s) do(s) posto(s) mencionado(s) acima na minha cidade, seria possível? Desde já agradeço. rafael@armadda.com.br

    Reply
  • fabio mariano 04/03/2015 at 09:32

    Oi Douglas. Suspeito que a quarta foto (de cima para baixo) com a legenda “Postos Shell e Esso (ao fundo) em algum local da cidade de São Paulo”, corresponda à primeira foto, não? Me pareceu ser o mesmo prédio que foi demolido em 2011. Dá pra ver pelos detalhes da arquitetura, talvez tirada de outro ângulo do prédio…

    Reply
    • Douglas Nascimento 04/03/2015 at 09:37

      Oi Fabio, sei que não é porque nesta rua da primeira foto nunca teve bonde, e na rua da foto antiga tem uma linha de bonde.
      Abraços

      Reply
    • Anderson Milhomem 04/03/2015 at 09:39

      Também acho que são os mesmos.

      Reply
  • Vinícius 04/03/2015 at 11:35

    Numa pequena vila chamada Taquarussu, pertencente ao distrito de Quatinga (município paulista de Mogi das Cruzes) – antiga colônia italiana que viveu seu auge até a década de 50, explorando madeira para a produção de carvão vegetal – há um pequeno posto de gasolina, com uma bomba manual. Tanto a vila como o posto estão preservados:

    http://americosperandio.blogspot.com.br/2011/07/vila-de-taquarussu-tem-paisagens-de.html

    http://descobrindomogi.blogspot.com.br/2011/07/roteiro-de-ecoturismo-para-vila-de.html

    Reply
  • Pedro 04/03/2015 at 15:11

    Vocês poderiam disponibilizar o link com todas as fotos, incluindo as de Buenos Aires e Montevideu? Obrigado.

    Reply
  • Cristo Demetrio 04/03/2015 at 15:52

    Prezados o posto da primeira foto (belo car) ficava na Rua Glicério x Rua São Paulo. reparem no alto a direita a ligação leste-oeste e no alto a esquerda, o forum João Mendes. Já o posto Esso Mesbla, ficava na av. do estado sentido centro – ipiranga próximo a Rua Alexandre Levi.

    Reply
  • daniel 05/03/2015 at 20:39

    Excelente post, muito interessante mesmo! Como farmacêutico eu gostaria muito de ver fotos de farmácias antigas, vc teria alguma?

    Reply
  • Fabio Nogueira 07/03/2015 at 14:24

    Na última foto está identificado que é em Curitiba. Clica com o botão direito do mouse sobre e veja o nome do arquivo. Abraços

    Reply
  • Abreu:. 12/03/2015 at 12:25

    Maravilhosas fotografias, de um tempo em que as pessoas respeitavam e se respeitavam. Só que (estou brincando!), ‘foi mal’ mostrar o rapaz querendo vomitar logo na saída do “RESTAURANTE” do Posto “ESSO”! Hehe! Isto é só uma curiosidade.
    Parabéns pela preservação iconográfica!

    Reply
  • Waldemar Pereira de Freitas Junior 13/03/2015 at 06:29

    Primeiramente parabéns,gostaria de ver imagens dos postos de combustíveis do Rio de Janeiro onde resido atualmente,pois sou um paulistano saudoso destas lembranças, por isso coleciono e comercializo fotos antigas de ônibus.

    Reply
  • rafael 16/03/2015 at 00:23

    Muito legal parabéns pela a reportagem

    Reply
  • Anibal Mateo 16/03/2015 at 10:48

    O Posto Palma, da foto, sua localização era na atual Avenida Armando Pannunzio, a familia Palma possuia 2 Postos em Sorocaba, o comentário do amigo na postagem, se refere ao da Avenida São Paulo, com caracteristicas diferente (eu morava próximo, minfa familia era proprietário do posto vizinho…….abraços !!!!

    Reply
  • B. 02/04/2015 at 22:39

    Essas fotos da década de 50/60 me deixam tão tristes. Os caras caprichavam na arquitetura de um simples posto de combustíveis. Por que tanta coisa tinha que mudar? Será que realmente vale a pena trocar a beleza pela praticidade? A arquitetura obviamente é só um dos muitos aspectos observados antigamente que hoje mudaram para pior. Eu definitivamente vivo na época errada.

    Reply
  • Luiz Henrique 11/04/2015 at 06:02

    Somos dois,então…

    Reply
  • Ccello Pistilli 08/05/2015 at 08:53

    O posto Palma 2 ficava na Avenida General Carneiro em Sorocaba. A Matriz ainda existe. O Posto Palma fica até hoje na avenida São Paulo, em frente ao Hospital Santa Casa. Até uns 6 anos atrás mantinha a construção original.

    Reply
  • Luciano 25/10/2016 at 09:20

    Douglas, eu lembro quando esses slides estavam a venda no eBay, eu tenho quase certeza que o autor era um americano chamado Charles S. Small, que era fã de ferrovia e tem inclusive alguns livros publicados sobre o assunto. Eu lembro que o mesmo vendedor do eBay vendeu slides de fotos ferroviárias dele e que vi em algum lugar que ele trabalhou em uma grande empresa do ramo de petróleo (Texaco? Esso? Não lembro). Então tudo leva a crer que são fotos dele, talvez viajando a trabalho, talvez a lazer…

    Reply
    • Douglas Nascimento 25/10/2016 at 10:41

      Não sei dizer, sou rato de ebay (já comprei uns 5.000 slides lá) mas essas nunca vi. São do acervo da FAUUSP, pode ser que alguém comprou eu doou.
      Sei quem é o autor que você se refere, comprei alguns slides dele…

      Reply
  • Equipe Giuseppe Todeschini 31/05/2018 at 23:55

    A última foto, do Posto São Paulo, Bandeira Esso, é de Curitiba, tendo sido tombado pelo Município e foi adaptado para Central de Atendimento de Emergência – Bombeiros da Região Norte de Curitiba. Fica na Av. Munhoz da Rocha, 1.431, logo depois do Country Club.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: