Morar na região central da Cidade de São Paulo tem suas vantagens e desvantagens. Os que gostam argumentam que a facilidade de transporte com ônibus e metrô à porta e a grande quantidade de restaurantes, centros culturais e bibliotecas são vantagens que nenhuma outra região oferece. Já os detratores, apontam a violência, a sujeira e o constante aspecto de abandono de alguns pontos da área central como motivos para ficar longe da região.

Entretanto seja favorável ou contrário a morar no centro, ao ver um edifício nessas condições qualquer um fica indignado:

Localizado em uma região bem agradável do centro de São Paulo, na altura do número 256 da Praça da República na Avenida Ipiranga, este antigo edifício está neste estado de abandono há mais de uma década. Ali, apenas o térreo é ocupado por uma loja que aparentemente ocupa também o primeiro andar da construção. O edifício possui no total 10 andares.

É possível notar que anos atrás foi iniciada alguma espécie de reforma no prédio, mas por alguma razão a obra não foi adiante. Não há esquadrias nas janelas e qualquer acabamento no interior do edifício, além disso o telhado da construção aparenta estar parcialmente destruído o que pode comprometer a longo prazo a estrutura do piso do último andar, com infiltrações.

Não encontramos muitos dados deste edifício mas aparentemente seu uso inicial era residencial. Se restaurado poderia ser uma excelente opção de moradia bem na Praça da República, já que trata-se de uma construção com uma unidade por andar.

Será que um dia veremos este prédio recuperado ? Abaixo mais uma fotografia dele:

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • MARCOS ALBERTO PENNA TRINDADE 29/08/2012 at 18:14

    Quem serão os proprietários ? Certamente o ocupante do térreo saberá.

    Reply
  • Mauro Amaral 29/08/2012 at 19:07

    A quem pertence o imóvel?

    Seria bom se uma construtora comprasse o imóvel, reformasse e o revendesse, teria um lucro espetacular…!

    Reply
    • Rogerio 30/08/2012 at 10:53

      Boa pergunta, Mauro. Por que será que isso não acontece? Provavelmente o imóvel foi acumulando dívidas de IPTU durante todos esses anos. Acabou virando uma bola de neve com processo judicial e tudo. Possivelmente será vendido em leilão mas até lá vamos aguardar mais alguns longos anos.

      Reply
  • Peterson Henrique Freitas 30/08/2012 at 03:55

    Que dó. E esse é um modernista bem simpático. Até valeria a pena reformarem pra morar, e ia ajudar a dar um up na região.

    Reply
  • J.C.Cardoso 30/08/2012 at 11:01

    Não terá sido obra embargada?

    Reply
  • Gabriel 31/08/2012 at 16:43

    Sobre aquele edifício na Av. São João c/ a Ipiranga, de 3 andares, nº 628 que foi invadido a pouco tempo. Antes funcionar o Bingo Sampa, alguem sabe o que funcionava lá? Obrigado.

    Reply
  • Rodrigo Santuci 20/09/2013 at 11:47

    Na Rua Aurora, na altura do número 420 existe um mesmo prédio nas mesmas condições há mais de 30 anos. Pelas histórias que me contaram ele iria ser um hotel na década de 70.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: