Este belo edifício residencial com salas comerciais em seu térreo esteve por muitos anos abandonado e em um estado bastante deteriorado.

Localizado no bairro de Belém no cruzamento das ruas Herval e Pimenta Bueno o edifício chegou a ficar fechado por alguns anos. Uma de suas entradas estava lacrada com blocos e era possível notar na construção inúmeros focos de infiltração, sujeira e vários vidros quebrados e janelas de madeira em péssimo estado de conservação.

Atualização 11/11/2011:

Crédito: Google Street View

Foi uma grata surpresa retornar ao endereço e encontrar o outrora degradado e abandonado edifício completamente reformado. A revitalização do espaço poderia ter sido melhor executada, optando por recuperar a fachada e esquadrias originais, entretanto é melhor uma reforma assim (moderna e incompatível com a arquitetura original) do que mais uma construção abandonada pela cidade.

Foi possível notar que o nome do prédio “Pedro Burzelli” que antes da reforma dava nome a construção (ficava sobre a porta de entrada da Rua Herval) foi removido. Espero que a homenagem que nomeava o prédio não tenha sido removida.

Parabéns pela iniciativa de reforma, a cidade agradece.

Veja mais fotos deste edifício antes e depois da revitalização (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Marco Ayres 07/10/2009 at 20:02

    Nesta semana começaram uma reforma nesta casa.

    Reply
  • Daniel 01/05/2010 at 17:31

    Fui ao local para conferir este prédio hoje pois tinha enteresses comerciais em restaurar o prédio e transforma-lo novamente em um prédio residencial, (fica a uma quadra do metro, era bom demais) mas já estão reformando para tornar-se um prédio comercial, e descaracterizaram totalmente o prédio. Como arquiteto fique decepcionado pois era possível mesmo mudar o uso sem acabar com a identidade do edifício. Faltou sensibidade dos proprietário e arquitetos. Não parece mas a constante quebra com o passado faz muito mal a sociedade, é como se fosse um passaporte para fazer tudo de errado já que basta demolir tudo depois. Não há a preocupação com a posteridade. De qualquer maneira boa sorte para os empreendedores, é melhor descaracterizar do que abandonar. Se alguém encontrar um edifíco de mesmas características proximo a algum metro, me avizem pois tenho investidores mais preocupados com o patrimônio da cidade.

    Reply
  • Gabriel 13/09/2010 at 15:36

    Ele está em reformas, creio que já em fase final.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: