Culinária

Quibebe

Comments (5)
  1. Roberto Ernandez Junior disse:

    Tá aí uma receita simples e deliciosa! Em casa costumanos fazer quibebe com certa frequência, porém costumamos usar mais a abóbora moranga na receita. Uma dica minha para encrementar é colocar frango cortado em pedacinhos, fica icrível. Parabéns pela publicação.

  2. Olá! Adoro quibebe. Aqui em casa comemos acompanhado de carne de porco e torresmo. Adorei a receita.
    Abraços.

  3. Katia Maria Requena Duarte disse:

    Gostaria de conhecer outros pratos da culinária paulista, pois os meus alunos me perguntaram e eu não soube responder. Como conheço muito pouco sobre o assunto ainda brinquei. Macarrão, pizza e pão com salchicha!!!
    Orra Meu!!!kkkkk

  4. Curioso se chamar “Quibebe” e ser de comer (ba dum tsss)

  5. Heloisa disse:

    @danielpardo2015, o trocadilho é irresistível mesmo, assim como acontece no famoso ´pavê´. O termo ´quibebe´ vem do idioma africano ´quimbundo kibembe´ originário do nordeste de Angola. Os escravos negros não fizeram contribuição à culinária tradicional paulista, predominando as influências indígenas, mas em algum momento quando os negros trazidos para as lavouras de cana-de-açúcar chegaram em São Paulo, de alguma maneira esse prato foi nomeado como quibebe, talvez por ocasião das escravas negras levadas para trabalhar na casa grande em um segundo momento da colonização portuguesa. Continuo pesquisando suas origens e quando descobrir algo volto e completo o artigo.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.