Grande São Paulo

Residência de Michel Assad

Comments (16)
  1. Orlanda Maria Grespan de Faria disse:

    Que maravilha, pena que a modernidade chegou, e estão deixando essas jóias se perder, pois é uma arquitetura extraordinária, que vai se tornar raro essas construções. Parabéns pelo seu trabalho, sou sua fã,pois amo a arquitetura antiga.

  2. Caro Douglas,
    Parabéns por mais essa publicação… Já morei e trabalhei no Ipiranga e tais ruas são velhas conhecidas minha. Ha anos não passo por lá, mas quando passava nessas ruas, sempre admirava essas construções no que era possível ver da rua e ficava a me perguntar: “Em que ano foram construídas?”, “Sera que eram habitadas por alguma família? Ou eram um tipo de construção que servia de residência/gabinete para algum ilustre governante da época?” .Enfim, viajava no tempo…
    Embora eu tenha nascido no Ipiranga, esse bairro para mim sempre foi envolvido em uma bela aura de mistério, pois no passado recebeu desde operários que trabalhavam nas tecelagens ou outras fábricas da região até famílias nobres que ascenderam socialmente… Enfim, creio que esse pedacinho de São Paulo com suas ferrovias, monumentos, casarões e remanescentes de construções do que foram antigas fábricas contam uma história muito charmosa do inicio da industrialização no estado de São Paulo e até mesmo no Brasil… Parabéns!

    Paulo – ABC paulista

  3. Carla Silva disse:

    Parabéns Douglas!

  4. Almir disse:

    Parece que essa casa pertence ao tal Gaspareto, que se diz médium.

      1. Almir disse:

        Obrigado.

  5. Douglas,

    Ótimo artigo. Gostaria apenas de complementar que as familias das colônias sirio-libanesas, com a contribuição especial da Sra. Adma Jafet, que em 1921, reuniu com um grupo de amigas da colônia em sua casa, para criar um grande sonho: construir um hospital à altura de São Paulo, como forma de retribuir o acolhimento encontrado na cidade.

    Naquele encontro, elas fundaram a Sociedade Beneficente de Senhoras e saíram em busca de apoios para concretizar o sonho de construção do Hospital Sírio-Libanês. Recrutaram voluntárias, organizaram eventos beneficentes e visitaram escritórios de empresários para conseguir donativos.

  6. Simone Valerio disse:

    Maravilhoso trabalho! Gosto muito do Ipiranga pelo que representa para São Paulo e para minha vida em especial. E muito bom também saber um pouco da origem do Hospital Sírio-Libanês, acima mencionado.

  7. Ai no Ipiranga tem muitas casas antigas, como essa e mais novas do que essas, mas ainda assim com a cara do São Paulo Antiga.

    1. Daniel Pardo disse:

      A propósito… se essa for a casa que eu estou pensando, quando eu era criança, nela funcionava um banco BCN , inclusive eu me lembro que toda vez que minha avó ia a esse banco, minha mãe levava ela com nosso Fusca ate lá e entrava com o carro na garagem dessa casa e ficava esperando ela lá dentro.

  8. Alzira Osório Manfredi disse:

    Alzira manfredi Moro atras desse palacete,do lado dele existe outro tambem tombado que é escola de artes mas parece não ser bem conservado.Meu andar é alto evejo tbem o museu do Ipiranga,adoro o bairro,nasci,estudei,casei,meusfilhos nasceramemoram aqui. Douglas o bairro possui mais preciosidades .!!!!!!!!!!!!

  9. Alexandre Fontana disse:

    Casa maravilhosa e bem preservada. O Ipiranga é um dos bairros mais agradáveis da cidade.

  10. Karla Stevanatto disse:

    Tenho muito orgulho em dizer que fui criada neste bairro maravilhoso. Minha paixão pela arquitetura, respeito e curiosidade pelo passado começou neste lugar tão cheio de histórias. Admirar os palacetes da Rua Bom Pastor sempre foi um passatempo muito divertido para mim, como os outros nas proximidades!

  11. Everton disse:

    O que funciona hoje no imóvel, tem gente morando ou mesmo funciona algo comercial??

  12. Mirella Mostoni disse:

    Descobri há pouco esta página e estou adorando todos os artigos! Parabéns e obrigada pelo ótimo trabalho!

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.