Se você não passar na mesma rua duas vezes em uma mesma semana em São Paulo, quando retornar no local tempos depois irá achar que algo está faltando naquela rua. E provavelmente estará faltando algo mesmo. A cidade de São Paulo teve mais um casarão demolido no início deste mês de maio.

clique na foto para ampliar

Localizado no número 339 da Rua Carlos Vicari, na Lapa, este velho casarão não resistiu aos anos de esquecimento e abandono e acabou por ser demolido no início mês de maio, depois de ficar por muito tempo fechado e com uma faixa de “vende-se”.

Apesar do imóvel apresentar um estado de abandono, com mato alto no quintal, pichações no muro e um certo descaso, o imóvel estava em bom estado de preservação estrutural e tinha boas condições de ser recuperado.

Vista parcial da Rua Carlos Vicari, o sobrado verde à direita ainda sobrevive

Pelo tamanho da área do casarão demolido e pelo fato dos vizinhos terem sido poupados da destruição, dá para se concluir que não será construído um edifício no local, mas, provavelmente, um pequeno prédio comercial.

O corredor das ruas Carlos Vicari e Guaicurus possui pelo menos uma dezena de imóveis fechados e outros em situação de abandono, incluindo um pequeno edifício residencial de três andares. Na mesma rua segue abandonado o imóvel da extinta sede do Café Santa Efigênia, já comentado aqui no site.

No local do casarão hoje resta, neste momento, apenas o muro como mostra foto abaixo:

Agora restam apenas o muro e um terreno vazio

Mesmo tendo ciência de que é impossível manter de pé todos os casarões que existem em São Paulo, ver este imóvel desaparecer não deixa de trazer um certa tristeza. É um pedaço da São Paulo antiga que se foi e que não voltará. Mas em uma cidade que está em constante transformação como a nossa isso aborrece, mas não choca mais.

Veja mais fotos do casarão antes de ser demolido (clique na foto para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • ralphgiesbrecht 28/05/2013 at 11:55

    acho que vao outros tambem… é muito pequeno o terreno

    Reply
  • Cris 28/05/2013 at 12:14

    Um pedaço da história foi demolido…dá uma dorzinha aqui….fico imaginando como deveria ser interessante cada cômodo desde casarão 🙁

    Reply
  • Josué Rocha 28/05/2013 at 19:14

    TUDO EM NOME DO $$$ E MODERNIDADE SEMPRE!!

    Reply
  • richard tinoco 29/05/2013 at 17:26

    Moro na Rua Clélia e passei por esta casa no Final de Março, vi que estava a venda, mas não percebi que a demoliram. Estão acabando com a Memoria da LAPA. Espero que nao façam o mesmo com a União Fraterna.
    As pessoas mudam para o Bairro e não sabem ou não reconhecem a história do Local, principalmente de um bairro com conteúdo histórico verdadeiro para a cidade de São Paulo. Nós moradores que sabemos este valor e estamos no bairro a mais de 30 anos temos esta exata noção, os novos não se interessam. Uma vergonha.

    Reply
  • lucio 09/09/2013 at 22:49

    o que há no brasil é uma máfia de construtoras, incorporadoras, demolidoras, financeiras, bancos todos querendo criar um apartheid velado da população ou escravizar com 30 anos de pagamento de prestações

    Reply
%d blogueiros gostam disto: