Em toda região que ocorre a demolição de uma casa antiga surge também o temor de que algo muito parecido possa acontecer com as construções vizinhas. Recentemente, reportamos aqui que um antigo e perfeitamente habitável sobrado localizado no número 333 da Rua Darzan, em Santana, tinha sido demolido. Agora a dúvida que paira no ar é: Qual será o destino deste outro sobrado vizinho?

Trata-se de uma bela construção de nossa São Paulo antiga que, infelizmente, encontra-se totalmente pichada. E esta pichação toda imprime uma sensação ainda maior de abandono a quem passa na rua e observa o imóvel. Mesmo que este abandono não seja real.

Vejam, a construção é realmente muito bonita e estruturalmente está até que bastante conservada. Trata-se de um sobrado bastante amplo, com entrada de automóveis do lado direito e uma edícula ao fundo, além de uma fachada antiga bastante elegante. Mas qual o estímulo que terá o proprietário em recuperar a casa para logo depois ter tudo vandalizado novamente ?

A vizinha da direita já foi demolida meses atrás (clique na foto para ampliar).

Para completar este trecho da rua é proibido estacionar e muito movimentado e barulhento. Para uma casa tão legal como esta, o uso comercial é quase a única solução para evitar uma triste e definitiva demolição. Situação difícil para o proprietário e principalmente para o belo sobrado.

Veja mais fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a casa que foi demolida ao lado:

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Kate V 04/09/2012 at 17:53

    É um belo sobrado mesmo, muito elegante. uma pena…

    Ouvi falar que a boate Kilt será fechada e seu “castelo” será demolido pra dar lugar à um prédio ou estacionamento. Você pretende fotografá-la pra ter um registro pra posteridade?

    Reply
  • Daniel 05/09/2012 at 09:08

    Para manter a função residencial, esquadrias redutoras de ruído proporcionam uma adequada melhoria no conforto acústico. Para coibir pichações, o ideal seria gradear o pátio frontal juntamente com uma cerca elétrica.

    Reply
  • Daniel Forli 16/10/2012 at 17:23

    Quem quiser ver o sobrado que foi demolido ao lado deste, ainda tem uma foto no Street View do Google Maps.

    Abs

    Reply
  • Gustavo Campos 30/03/2015 at 23:50

    Veja no Street View: este sobrado também já foi pro saco. No terreno, pra variar, funciona um estacionamento.

    Reply
  • Alex Esteves 15/05/2017 at 16:03

    Quando eu era adolescente, entrei nessa casa, na época funcionava no local uma escola de informática. Seu interior apesar de mal conservado era muito bonito, principalmente o banheiro que possuía uma banheira enorme.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: