A Rua Santo Antônio, na região central de São Paulo, ainda possui algumas construções antigas bem interessantes, embora a grande maioria delas estejam bastante deterioradas ou modificadas. Um dos imóveis desta via que mais desperta a atenção é este antigo casarão.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado nos números 663 e 671, o casarão é dos primeiros anos do século 20, e um dos mais antigos que ainda resistem por ali. Trata-se de uma construção que apesar de já ter sido um tanto quanto alterada ao nível da rua, com a construção de um pequeno ponto comercial, ainda preserva na sua fachada a grande maioria de suas características originais, como os detalhes em seu frontão ricamente ornamentado.

Detalhes da fachada sobrevivem (clique na foto para ampliar).

Detalhes da fachada sobrevivem (clique na foto para ampliar).

Segundo apuramos a residência ainda não é tombada como patrimônio histórico do município, mas mesmo no estado que se encontra merecia ser preservado. É possível mantê-lo como moradia, restaurando e preservando sua fachada. Ao lado, na esquina com a Rua Conselheiro Ramalho, existe outro imóvel vizinho a este que também é centenário, mas está completamente escondido dos pedestres por um muro gigantesco.

Seria bastante interessando ver este imóvel completamente recuperado, melhorando um tanto a aparência deste trecho da Rua Santo Antônio, que é um tanto mal cuidada. Seria uma importante revitalização para esta via da região central.

Veja mais duas imagens do casarão:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Saiba mais:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • vitorino f.cardamone. 29/10/2013 at 16:21

    meu caro DOUGLAS,,, gostaria que vc retratasse o casarao que esta a venda da rua bom pastor do lado do museu do ipiranga e pesquisasse pra saber de quem foi o CASARÃRO .obrigado.vitorino vcardamone

    Reply
    • Vanessa Moraes 23/07/2014 at 02:37

      Olá Vitorino!! O casarão foi construído pela Família Jaffet (assim como os casarões das outras 2 esquinas), no início do século XX. Ela está precisando muito de uma restauração, pois até então era propriedade da Construtora EZTEC. Porém, eles a usavam como depósito de materiais de trabalho, ou seja, sem zelo algum! Já tive o imenso prazer em entrar e conhecer o imóvel! É muito maior por dentro do que aparenta por fora! Completamente rica em detalhes, tetos pintados a mão, banheiros em mármore (cada banheiro de uma cor), possui até elevador (original da época)! Existem algumas informações sobre ela na internet. Hoje não sei mais a quem ela pertence, mas na data de sua pergunta, ainda era da construtora.

      Reply
      • Douglas Nascimento 23/07/2014 at 16:08

        Ainda é da EZTEC!

        Reply
  • Evandro Cordeiro 09/07/2015 at 17:29

    O “cara” que “pintou” este casarão estava no mínimo bêbado ou sob efeitos de alucinógenos. Brincadeirinha … 🙂

    Reply
  • MARISTANY SILVA SOUSA 25/11/2016 at 23:10

    Bem gente, Eu residi neste casarão por 13 anos da Minha vida, nasci em 1979 mas minha mãe desde 1978.Sai de lá em março de 1993 pois meu pai já não tinha condições de pagar os aluguéis caros, mas tenho ótimas recordações deste lugar, fazendo parte da Minha história. Saudades mesmo, obrigado por retratarem isso.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: