Sempre achei o bairro do Belém um dos mais interessantes de se fazer exploração urbana. E estando na região é impossível não notar a presença destas pequenas casas localizadas na Rua São Leopoldo, esquina com a Rua Ubaldino do Amaral.

Crédito: Divulgação / Google Street View - Clique para ampliar.

Trata-se de um conjunto de casas geminadas pequenas e humildes do início do século XX. Apenas duas delas permanecem habitadas, enquanto as demais estão fechadas e emparedadas. Completa o conjunto arquitetônico das residências um bar que fica de esquina.

No entorno desta residência o bairro já sofreu transformações e o imóvel segue como um guia para tempos passados do charmoso bairro do Belém. Porém, mesmo tratando-se de habitações muito humildes, se fossem todas pintadas mesmo que de forma simples, porém padronizadas, não iriam parecer assim tão descuidadas.

Veja fotos de todas os imóveis geminados (clique na foto para ampliar):
Créditos –  Fotos 01 e 04: Douglas Nascimento / Fotos 02 e 03: Google Street View

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Confira a localização do imóvel através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alberto Gato 03/02/2013 at 21:58

    Moro no Belem, num condomínio que era uma fábrica dos matarazo. Aqui é o número 1907. Alguém sabe me dizer o que se fabricava aqui?

    Alberto

    Reply
    • Ricardo 11/02/2013 at 22:04

      Tecidos (até o final de 1981 era uma fábrica da S.A. Indústrias Matarazzo do Paraná, empresa que concentrava as principais unidades têxteis do Grupo Matarazzo). Depois disso, fábrica de tubos, conexões e outros produtos plásticos (Matarazzo S.A. Produtos Termoplásticos, com entrada principal no nº 1.991 da avenida Celso Garcia)

      Reply
  • LILIANE 11/01/2016 at 01:44

    Meu avô morou nessa rua quando mais novo. Seu nome era Paulo Radaic e era imigrante da antiga Iuguslavia w veio para o Brasil em 1925, se não me engano. Infelizmente ele se foi em 2011, maa mesmo não morando no Belém, esse bairro faz parte da minha história. Meus tios-avós moravam lá (tanto irmãos da minha avó, quanto do meu avô) , Catarina Radaic (morava na rua Monteiro Caminhoa) e João Radaic, que deu nome a uma rua no bairro de Itaquera. Foi no Belém que ele conheceu minha avó Danila Borovina, também iuguslava. Ela morada na rua Bebedouro, na última casa da rua, que apesar das reformas, continua linda. Ela está firme e forte com seus quase 95 anos.

    Reply
  • João Roberto 03/11/2016 at 11:29

    olá essa casa que aparece emparedada era da minha avó era o numero 205 da rua são Leopoldo morei nessa casa de 1964 a 1970 infelizmente essa casa esta invadida e virou isso que aparece nas fotos mais por dentro era super bonita tinha piso de madeira e azulejos brancos na cozinha no fundo tinha um pequeno quintal alias as 5 casas após essa era da minha familia as outras 4 foram demolidas tenho muita vontade de ver o que restou dela por dentro

    Reply
%d blogueiros gostam disto: