Casas – Rua São Leopoldo 205 a 219

Sempre achei o bairro do Belém um dos mais interessantes de se fazer exploração urbana. E estando na região é impossível não notar a presença destas pequenas casas localizadas na rua São Leopoldo, esquina com a rua Ubaldino do Amaral.

clique na foto para ampliar

Trata-se de um conjunto de casas geminadas pequenas e humildes do início do século 20. Apenas duas delas permanecem habitadas, enquanto as demais estão fechadas e emparedadas. Completa o conjunto arquitetônico das residências um bar que fica de esquina.

No entorno desta residência o bairro já sofreu transformações e o imóvel segue como um guia para tempos passados do charmoso bairro do Belém. Porém, mesmo tratando-se de habitações muito humildes, se fossem todas pintadas mesmo que de forma simples, porém padronizadas, não iriam parecer assim tão descuidadas.

Veja fotos de todas os imóveis geminados (clique na foto para ampliar):
Créditos –  Fotos 01 e 04: Douglas Nascimento / Fotos 02 e 03: Google Street View

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Dela Rose

Conheça esta que é uma das mais antigas construções da Vila Buarque, erguida nos primeiros anos do século 20 e que hoje abriga um hotel.

Leia mais »

4 respostas

    1. Tecidos (até o final de 1981 era uma fábrica da S.A. Indústrias Matarazzo do Paraná, empresa que concentrava as principais unidades têxteis do Grupo Matarazzo). Depois disso, fábrica de tubos, conexões e outros produtos plásticos (Matarazzo S.A. Produtos Termoplásticos, com entrada principal no nº 1.991 da avenida Celso Garcia)

  1. Meu avô morou nessa rua quando mais novo. Seu nome era Paulo Radaic e era imigrante da antiga Iuguslavia w veio para o Brasil em 1925, se não me engano. Infelizmente ele se foi em 2011, maa mesmo não morando no Belém, esse bairro faz parte da minha história. Meus tios-avós moravam lá (tanto irmãos da minha avó, quanto do meu avô) , Catarina Radaic (morava na rua Monteiro Caminhoa) e João Radaic, que deu nome a uma rua no bairro de Itaquera. Foi no Belém que ele conheceu minha avó Danila Borovina, também iuguslava. Ela morada na rua Bebedouro, na última casa da rua, que apesar das reformas, continua linda. Ela está firme e forte com seus quase 95 anos.

  2. olá essa casa que aparece emparedada era da minha avó era o numero 205 da rua são Leopoldo morei nessa casa de 1964 a 1970 infelizmente essa casa esta invadida e virou isso que aparece nas fotos mais por dentro era super bonita tinha piso de madeira e azulejos brancos na cozinha no fundo tinha um pequeno quintal alias as 5 casas após essa era da minha familia as outras 4 foram demolidas tenho muita vontade de ver o que restou dela por dentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *