Santana de Parnaíba 1910 & 2010

Um século para uma cidade significa muita coisa. Neste período pessoas nascem e morrem, casas são construídas e depois demolidas, mudam-se os hábitos, atualizam-se as tecnologias.

Há 100 anos atrás, uma paisagem não muito diferente da atual

Mas quem mora em uma metrópole como São Paulo ou em qualquer outro grande centro urbano onde tais transformações são constantes nem sempre imagina que em uma cidade praticamente colada à capital podemos ter uma mudança muito mais lenta.

A aprazível Santana de Parnaíba é um grande exemplo disso. A foto acima mostra a antiga Rua Direita, no centro da cidade, há cerca de 100 anos atrás. Um cenário humilde que hoje só notamos em cidades muito afastadas das grandes metrópoles.

Cem anos depois o cenário não é muito diferente no que se refere à arquitetura. O casario praticamente é o mesmo e podemos também notar que há uma nova árvore no primeiro plano.

Ao fundo, percebemos que as árvores que existiam há um século atrás continuam por lá. A rua mudou de nome em 1925 e passou a chamar-se Suzana Dias, mas mantém suas características básicas do passado.

 

O imóvel da direita, azul e branco na foto acima, é o mesmo de 100 anos atrás porém com alguma modernização que provavelmente ocorreu entre os anos 1920 e 1930. Uma agradável viagem no tempo.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Posto Gulf

Conheça este extinto posto de gasolina da Avenida Adolfo Pinheiro, no Brooklin Paulista, cuja bomba de abastecimento ficava na calçada.

Leia mais »

Hotel Pão de Açúcar

Inaugurado em 1953, o Hotel Pão de Açúcar foi uma das vítimas da decadência da região conhecida como “Cracolândia” e fechou suas portas no início dos anos 2000

Leia mais »

10 respostas

  1. Alguns comentários mais. O sobrado à esquerda não existe mais. Aliás, ali era onde existiu o Mosteiro de São Bento que estava em ruínas em 1881. Parece que esse sobrado foi construído depois no ligar dele e hoje já foi há muito demolido. O sobrado bem ao fundo, à direita da rua, fica na esquina com o largo da Matris, é do século XVIII e ainda existe, igualzinho. Poucas casas na rua foram demolidas desde então, a maioria que existe hoje ainda é dessa época. A casa à direita em primeiro plano era de um chefe político local (Major Castro) que morreu em 1936. Em frente há hoje uma ladeira, mas ela não existia na época da foto antiga: essa ladeira data de 1911, portanto a foto é anterior a este ano.

  2. Parabens pelo resgate da história de São Paulo, bela iniciativa, só faltou acrecentar a fundação das Aldeias, como a de Carapicuiba… Abraços Tomás.

  3. quero saber o nome do antigo proprietario do sobrado azul a esquerda da foto (não seria joão de oliveira pinto?)

  4. Olá sou moradora e sempre quis saber onde ficava a amiga ferrovia que passava por aqui mais não consigo achar você saberia onde fica

  5. Santana de Parnaíba é uma cidade tranquila e acolhedora, exceto no feriado de Corpus Christi quando os tapetes coloridos que enfeitam a rua em frente à igreja atraem um grande número de turistas. Vale o passeio.
    Uma curiosidade: uma empresa pediu à prefeitura para trocar o nome da rua onde estava instalada pelo seu próprio, o prefeito da época pediu financiamento para a construção de uma estátua de um homem negro lendário no local. Como não havia foto da pessoa foi usada uma do jogador Júnior Baiano como modelo.

  6. Sempre que passava com minha mãe nessa rua encantadora, ela dizia que uma dessas casas pertencia à sua família. No cemitério próximo estão sepultados a maioria dos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *