Há 100 anos atrás, uma paisagem não muito diferente (clique para ampliar)

Um século para uma cidade significa muita coisa. Neste período pessoas nascem e morrem, casas são construídas e depois demolidas, mudam-se os hábitos, atualizam-se as tecnologias.  Mas quem mora em uma metrópole como São Paulo ou em qualquer outro grande centro urbano onde tais transformações são constantes nem sempre imagina que em uma cidade praticamente colada à capital podemos ter uma mudança muito mais lenta.

A aprazível Santana de Parnaíba é um grande exemplo disso. A foto acima mostra a antiga Rua Direita, no centro da cidade, há cerca de 100 anos atrás. Um cenário humilde que hoje só notamos em cidades muito afastadas das grandes metrópoles.

Cem anos depois o cenário não é muito diferente no que se refere à arquitetura. O casario praticamente é o mesmo e podemos também notar que há uma nova árvore no primeiro plano. Ao fundo, percebemos que as árvores que existiam há um século atrás continuam por lá. A rua mudou de nome em 1925 e passou a chamar-se Suzana Dias, mas mantém suas características básicas do passado.

O imóvel da direita, azul e branco na foto acima, é o mesmo de 100 anos atrás porém com alguma modernização que provavelmente ocorreu entre os anos 1920 e 1930. Uma agradável viagem no tempo.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Ralph Giesbrecht 16/11/2010 at 17:42

    Alguns comentários mais. O sobrado à esquerda não existe mais. Aliás, ali era onde existiu o Mosteiro de São Bento que estava em ruínas em 1881. Parece que esse sobrado foi construído depois no ligar dele e hoje já foi há muito demolido. O sobrado bem ao fundo, à direita da rua, fica na esquina com o largo da Matris, é do século XVIII e ainda existe, igualzinho. Poucas casas na rua foram demolidas desde então, a maioria que existe hoje ainda é dessa época. A casa à direita em primeiro plano era de um chefe político local (Major Castro) que morreu em 1936. Em frente há hoje uma ladeira, mas ela não existia na época da foto antiga: essa ladeira data de 1911, portanto a foto é anterior a este ano.

    Reply
    • ROGERIO 25/06/2017 at 19:45

      realmente mas o ultimo imovel do canto esquerdo acredito que seja o mesmo da época

      Reply
  • Tomás Salvador 22/01/2011 at 16:06

    Parabens pelo resgate da história de São Paulo, bela iniciativa, só faltou acrecentar a fundação das Aldeias, como a de Carapicuiba… Abraços Tomás.

    Reply
  • Juan 09/02/2011 at 12:27

    obrigado Douglas tinha uma pesquisa na escola e esse documentário me ajudou muito! de kgs98d.

    Reply
  • M.helena landiva 04/05/2012 at 22:21

    quero saber o nome do antigo proprietario do sobrado azul a esquerda da foto (não seria joão de oliveira pinto?)

    Reply
  • Emily Ketilyn 16/05/2013 at 13:14

    Obrigado Douglas vc me ajudou bastante com uma licao da escola muito obrigado! :0

    Reply
  • giovana 15/06/2013 at 13:05

    isto esta me ajudando a fazer meu trabalho

    Reply
  • Jaqueline 31/08/2015 at 22:02

    Olá sou moradora e sempre quis saber onde ficava a amiga ferrovia que passava por aqui mais não consigo achar você saberia onde fica

    Reply
  • Ana Maria 01/10/2015 at 11:20

    Santana de Parnaíba é uma cidade tranquila e acolhedora, exceto no feriado de Corpus Christi quando os tapetes coloridos que enfeitam a rua em frente à igreja atraem um grande número de turistas. Vale o passeio.
    Uma curiosidade: uma empresa pediu à prefeitura para trocar o nome da rua onde estava instalada pelo seu próprio, o prefeito da época pediu financiamento para a construção de uma estátua de um homem negro lendário no local. Como não havia foto da pessoa foi usada uma do jogador Júnior Baiano como modelo.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: