Estamos acostumados a ver fotografias de São Paulo pelo olhar e lentes de fotógrafos conhecidos brasileiros, cujas imagens marcantes se tornaram referência da cidade. Entretanto, como a capital paulista é vista pelo olhar de fotógrafos amadores, turistas ou nativos da metrópole ?

O São Paulo Antiga começa agora a mostrar nossa cidade de outrora a partir do olhar de inúmeros fotógrafos amadores ou desconhecidos que passaram por aqui e deixaram imagens sensíveis de lugares que muitas vezes deixamos passar sem notar. São fotografias que pertencem ao nosso acervo ou mesmo imagens interessantes que encontramos por ai.

E para começar vamos falar do viajante americano Roger Wollstadt:

Shopping Iguatemi em 1971 (clique na foto para ampliar).

Shopping Iguatemi em 1971 (clique na foto para ampliar).

Cidadão americano, Roger Wollstadt esteve no Brasil e em São Paulo por três ocasiões nos anos de 1971 e 1974, quando trabalhava para a multinacional Caterpillar. Durante estas viagens, Roger teve a oportunidade de fotografar imagens interessantíssimas da capital paulista, como a fotografia acima do Shopping Iguatemi feita em 1971.

Seu olhar atento revela uma cidade grande e movimentada como qualquer grande metrópole mundial, porém muito diferente da São Paulo dos dias atuais. Algumas de suas fotografias foram feitas da janela de um dos hotéis que ele se hospedou, o Cad’Oro.

Fizemos uma seleção de imagens de seu acervo para que vocês se deleitem com a São Paulo dos anos 70, confira:

A Praça da República e o Edifício Itália

A Praça da República e o Edifício Itália

O Monumento às Bandeiras (clique para ampliar)

O Monumento às Bandeiras (clique para ampliar)

O Vale do Anhangabau

O Vale do Anhangabau

Muitos carros coloridos na Avenida 9 de Julho (clique na foto para ampliar)

Muitos carros coloridos na Avenida 9 de Julho (clique na foto para ampliar)

Caminhando por uma Rua Augusta bastante tranquila

Caminhando por uma Rua Augusta bastante tranquila

Vista parcial da cidade tirada do alto do Hotel Cad'Oro (clique para ampliar)

Vista parcial da cidade tirada do alto do Hotel Cad’Oro (clique para ampliar)

O antigo Hotel Cad'Oro, que não existe mais

O antigo Hotel Cad’Oro, que não existe mais

O Parque do Ibirapuera, com o skyline da cidade ao fundo (clique para ampliar).

O Parque do Ibirapuera, com o skyline da cidade ao fundo (clique para ampliar).

E finalizando, o Estádio do Morumbi

E finalizando, o Estádio do Morumbi

Em seu acervo de fotografias feitas no Brasil, ainda há algumas outras bem interessantes de São Paulo e também belas imagens das praias e pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Quem quiser conferir o restante de seu acervo, basta clicar aqui.

Abaixo, uma foto de Roger Wollstadt tirada no Corcovado, com a vista da Cidade Maravilhosa ao fundo:

Crédito: Divulgação

E você ? Tem fotografias antigas de São Paulo (centro ou bairros) tiradas por você e por seus familiares mais antigos ? Entre em contato conosco e envie suas fotos para nós publicarmos aqui.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Alexandre Giesbrecht 07/11/2014 at 11:06

    Sobre a visita de Roger Wollstadt ao Estádio do Morumbi, escrevi este texto em junho, falando da partida em questão, isso graças aos detalhes do arquivo dele, que mantinham as datas de quase todas as fotos!

    Reply
  • J.C.Cardoso 07/11/2014 at 11:19

    Sugiro procurarem no Google por Ray Langsten.
    Há muitas fotos do site Panomamio do Rio, São Paulo e BH em 1967.
    Lembram muito essas fotos aí.
    http://www.panoramio.com/user/652005?with_photo_id=20016508

    Reply
  • luis a. f. de arruda miranda 07/11/2014 at 12:39

    Meu caro Douglas,
    Saudações!

    Cara, você adora fazer a gente morrer do Coração, rs. Que demais!!!
    Logo que que bati o olho na doto daquele que foi o primeiro Shopping de S. Paulo, portanto do Brasil, saquei que era o comecinho dos anos 70.
    Genial esse nosso irmão americano.
    Esse hotel é aquele na parte mais central da rua Augusta (ou Martins Fontes ?), né ? Parabéns. Esse seu trabalho está magnífico. Poderia até virar um belíssimo livro em papel cuchê, quatro cores, capa dura, etc.
    Nós, paulistanos da gema, temos uma incalculável dívida para com você. Parabéns, figura. Grande, forte e fraterno abraço. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

    L. Lafam.

    Reply
  • Fabricio Stein 07/11/2014 at 17:24

    Douglas, meus sinceros parabéns pelo seu trabalho, só tenho a agradecer por compartilhar essas informações com quem tem curiosidade de conhecer a história deste Brasil.

    Reply
  • Caio Alexandre Bezarias 07/11/2014 at 21:28

    Parabéns, Douglas, como sempre, ótima matéria.
    Morei durante alguns anos quase em frente ao Cad´Oro e tive o “privilégio’ de assistir a esse edifício tão importante para a vida gastronômica e até mesmo cultural da São Paulo dos anos 50 a 70 ser demolido e dar lugar àquelas duas torres horrendas, que abrigarão um bando de yuppies incultos e reacionários, que se julgam modernos, um processo, aliás, que tomou conta de toda a região. Revoltante demais testemunhar como a cidade, em muitos aspectos, regride!

    Reply
  • Arlindo Bastos. 08/11/2014 at 21:48

    Vcs notaram no álbum do nosso amigo americano o barco Bateau Mouche, que afundou no réveillon de 1988/89, no Rio de Janeiro, tendo perecido vários passageiros.

    Reply
  • Dusek 09/11/2014 at 14:52

    Uma São Paulo que não existe mais. … Saudades! !!!

    Reply
  • Emerson de Faria 14/11/2014 at 11:51

    A São Paulo do início dos ano 70 já começava a descer a ladeira, mas perto da de hoje, era um paraíso. Saudades de tempos mais tranquilos e fraternos.

    Reply
  • Luciano 15/11/2014 at 04:04

    Uma outra coisa que é impossível não deixar de notar nas fotos… os carro! Haviam cores! Muitas cores! E não esse monotono preto/branco/prata de hoje em dia…

    Lindas fotos!

    Reply
  • danielpardo2015 06/03/2015 at 21:53

    O que me dá mais alegria de ver essas fotos da década de 70 são os carros: TL’s, “Dojões”, Opalas e é claro… o mito Fusca, aliás, eu gosto dessas fotos para ver especificamente os Fuscas como bom fanático por Fuscas que sou, aliás, o Shopping Iguatemi devia ser lugar de rico comprar desde aquela época, pois uma vez há uns dez anos atrás, entrei dentro desse shopping e vi as “pequenas coisas” que eles vendem, “pequenas bolsas Luis Vitão”, “pequenos Lamborghinis” enfim… essas “pequenas coisas”. 😀 😀 😀 😀

    Tem que ter mais fotos como essas aqui no site.

    Reply
  • Convergindo tema, produto e aspecto visual | COMMVERGENTE 12/04/2015 at 22:49

    […] Apesar de retratarem assuntos diferentes (São Paulo e Rio de Janeiro), além de terem sido criadas em um intervalo de quase quarenta anos, a estética final  é muito similar. A fotografia que apresenta o horizonte paulistano foi criada pelo fotógrafo que aprecio muito chamado Anderson Angelico e publicada em seu Instagram há duas semanas atrás, enquanto a segunda, apresentando o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro foi criada pelo fotógrafo Roger Wollstadt em uma viagem ao Brasil na década de 1970, atualmente está disponível em seu Flickr (um artigo sobre sua viagem foi publicado no portal São Paulo Antiga). […]

    Reply
  • Vitor Hugo 19/08/2015 at 02:57

    Interessante notar como os muros e as portas de aço são limpos, sem pichações, hoje eu acho São Paulo muito feia, os muros, as paredes dos edifícios estão mal conservados e pichados.

    Reply
  • Norma Sueli 11/09/2015 at 00:43

    Muito interessante Douglas…Uma São Paulo linda e tão amada, tive o privilégio de viver e conhecer bem São Paulo na década de 70

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor