Muitas vezes procuramos pela internet fotos antigas da cidade de São Paulo e costuma ser difícil encontrarmos alguma imagem disponível em boa qualidade que nos permita utilizar em algum trabalho como de faculdade ou para ilustrar algum artigo. Algumas imagens são de arquivos restritos de jornais paulistanos e sequer estão a disposição, outros pertencem a acervos particulares nem sempre dispostos a ceder a imagem sem receber de volta alguma compensação financeira.

No entanto um belo exemplo veio dos Estados Unidos e de uma das revistas mais importantes do mundo, a LIFE. A revista que não circula mais em papel desde o ano passado, inaugurou em parceria com o Google na semana passada um site com boa parte de seu acervo fotográfico. Estima-se que estão a disposição cerca de 2 milhões de imagens, algumas muito antigas do século XIX. Todas as imagens estão a disposição em alta resolução para o deleite de quem quiser pesquisar no acervo de imagens desta influente publicação.

Eu optei por fazer uma pesquisa no site deles, usando São Paulo como palavra-chave e consegui encontrar algumas imagens realmente muito interessantes da cidade , como o Edifício Guarani de Rino Levi em imagem de 1947, a construção do Edifício Roosevelt, uma rua do bairro da Liberdade entre outros. A busca por São Paulo me rendeu cerca de 200 imagens aproximadamente, algumas delas de cidades do interior do Estado e de Santos.

Ainda é possível ver fotografias de muitos casarões da avenida 9 de julho que ou já estão descaracterizados por reformas ou que foram demolidos para dar lugar a novas construções. A grande maioria das imagens de São Paulo foram realizadas pelo fotógrafo Dmitri Kessel.

Espero que o exemplo da LIFE venha a ser seguido no Brasil pelos detentores de publicações que já não existem mais como A Gazeta Ilustrada, Manchete, O Cruzeiro entre outras. Quem viver, verá.

Links:
LIFE: http://www.life.com/Life/

LIFE images: http://images.google.com/hosted/life

Busca por São Paulo: http://images.google.com/images?q=sao+paulo&q=source%3Alife

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Daniel 26/11/2008 at 13:43

    Bem legal Douglas, já tinha visto sobre a parceria life/ google, mas não tinha visto essas fotos. Bela seleção.
    []´s

    Reply
  • Mauricio Berndt 29/11/2008 at 08:16

    Douglas,
    Parabéns pelo blog, continue mantendo as informações pois é bastante útil para os interassados pela fotografia.

    Só tente rever a opção de torcedor de futebol, sugiro colocar a camisa do tricolor mais querido do mundo …

    Reply
  • Douglas Nascimento 29/11/2008 at 08:46

    Valeu Maurício!

    Quanto ao time, torcedor é maluco mesmo, continuarei doente pela Portuguesa! A vantagem é que você cria uma proteção natural contra enfartes! abraços

    Reply
  • BASILIO 05/12/2008 at 15:57

    Essas fotos são de tirar o folego.

    Reply
  • Rosely Flausino 09/01/2009 at 18:13

    Douglas,

    Muito obrigada pela infromação sobre a parceria life/ google. Estava procurando informações sobre onde adquirir fotos antigas de São Paulo para decorar minha casa quando encontrei seu site. Abçs,

    Reply
  • João N. Telles Jr. 16/06/2009 at 23:10

    Passei horas admirando estas fotografias de Dimitri Kessel, um verdadeiro mestre em sintetizar em não mais que 200 fotos todo o espírito paulista daquele final da década de 1940 com o máximo de qualidade artistica. São todas excelentes, encontrei coisas que há muito gostaria de ver, como fotos da intimidade da família Matarazzo, do Cardeal Motta, isso sem falar nos vários exemplares da arquitetura residencial da época… coisas de tirar o folego!

    Reply
  • Eliana Cortez 23/07/2009 at 18:00

    Lindas fotos!! Adoro São Paulo em qualquer época!

    Reply
  • Douglas de Souza Vieira 22/07/2011 at 11:40

    O Meu Pai Volnei Vieira Morou com o Mappin em 1995 neste enderenço Ramos de Olviera.

    Reply
  • Thiago Marinho 07/01/2015 at 11:38

    O arquivo que a LIFE disponibiliza é sensacional, uma fonte inesgotável de imagens !

    Reply