Atrás do Cemitério da Quarta Parada, que antigamente era conhecido como Cemitério do Brás, existe ainda muitos imóveis antigos. Por alguma razão a área ainda não foi tão descaracterizada pela ação especulativa e por isso podemos encontrar algumas construções interessantes.

Como esta aqui, na Avenida Álvaro Ramos:

clique na foto para ampliar

Localizado bem na esquina desta avenida com a rua Manuel Pereira Lobo, esse sobrado da primeira metade do século passado precisa de um boa reforma ou restauração, mas é muito bonito.

Localizado no número 1612 a 1618, o sobrado é (ou era) de dupla função, possivelmente funcionando como residência no piso superior e de estabelecimento comercial no térreo.

Há alguns anos encontra-se fechado, mas aparentemente é habitado na parte de cima. Seria bastante interessante vê-lo ao menos com sua fachada restaurada.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alessandro Di Lotti 13/10/2017 at 16:00

    Estive na Alemanha também em Paris, conhecemos alguns lugares no exterior e o que se observa lá é o capricho e o cuidado com todo tipo de construção urbana, seja um prédio do final do seculo XVIII ou uma pequena casa. Toda construção é tratada com esmero e cuidado. Se todas as construções paulistanas de época, como os sobradinhos, casarios, pontos comerciais e predios vintage estivessem devidamente cuidados, com manutenção adequadas e reformas, a nossa São Paulo seria uma cidade linda, atraente, convidativa e humanizada. São Paulo é belíssima, infelizmente nossos espaços urbanos estão detonados, destruídos, uma sujeira sem dó, essas pichações cobrem nossa cidade como uma lepra, muitos dos espaços urbanos precisam de intervenção e reformas mas parece que o paulistano se acostumou com toda essa degradação.

    Reply
    • Daniel Pardo 28/10/2017 at 20:54

      Inclusive justamente por isso que você citou é que essas cidades recebem tantos turistas ao redor do mundo.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: