É muito frequente encontramos casas antigas “repaginadas” com um novo visual. Para se fazer isso, é necessário pedir autorização junto a prefeitura, que irá emitir (ou não) um alvará, onde estará autorizada alguma mudança na estrutura do imóvel. Isso inclui ampliação dos cômodos, mudança de fachada e aumento ou diminuição da área construída.

Esta autorização não é por acaso, e se faz necessária para que obras não sejam tocadas simplesmente por pedreiros, sem a supervisão de um arquiteto ou engenheiro. Porém, especialmente na periferia isso não é seguido como se deve, principalmente devido ao fato de que o poder público não dispõe de um número suficiente de fiscais.

No número 399 da Avenida Lins de Vasconcelos, ainda na porção do Cambuci, encontramos um sobrado que até muito pouco tempo atrás ainda estava de pé, à venda. Por alguma razão, começou-se a fazer uma obra na estrutura interna da construção e algo não saiu como prevista e o velho sobrado praticamente desabou pela metade.

Em 2010, o imóvel ainda estava inteiro (Clique para ampliar).

É possível notar que nem mesmo com colunas de ferro bem fortes foi possível resistir. Por outro lado, não notamos a existência de nenhuma placa com alvará autorizando a obra. Será que a subprefeitura local está atenta a esta reforma ?

Quando for executar uma modificação estrutural em seu imóvel, não deixe de consultar as autoridades competentes e mão de obra especializada. Assim você preserva seu patrimônio e seu investimento e não corre risco de levar multas.

Confira outras fotos do imóvel (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Atualização 01/06/2012: O imóvel foi completamente demolido.

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Flaviana 19/08/2011 at 13:43

    Durante as obras de demolição deste sobrado morreu um operário de apenas 16 anos,isso aconteceu em junho deste ano (2511)foi constatado na prefeitura de São Paulo que a obra estava irregular.

    Reply
  • Reinaldo Samburgo 18/10/2011 at 19:50

    Informo que por muitos anos funcionou ali uma pequena clínica denominada Santa Amália, que posteriormente virou um plano de saude com o mesmo nome.

    Reply
  • Pedro Luiz 30/05/2012 at 16:19

    Gostaria de fazer a observação de que o número do imóvel é 399 e não 899.
    Percebe-se isso na foto, e me chamou a atenção porque morei por 20 anos no número 906 da Lins de Vasconcelos.

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/06/2012 at 15:33

      Olá Pedro, obrigado pelo aviso. Corrigido!

      Reply
  • Alexandre Magri 15/01/2013 at 13:56

    O prédio era da Policlínica Santa Amália, que depois mudou o nome para Santamália Saúde.

    Nele ficavam os leitos de internação hospitalar, inclusive a UTI, desde a década de 80. Com a inauguração do primeiro hospital da rede, o Hospital Bosque da Saúde, o prédio foi desativado, ficando abandonado por muito tempo. Só bem depois é que foi colocado à venda.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: