Sobrado - rua Áurea ,225

Antigo sobrado da rua Áurea, no bairro de Vila Mariana. Estreito, faz parte de um conjunto de sobrados geminados deste trecho da rua.

Habitado, o imóvel é o único dos sobradinhos que preserva sua fachada completamente original, com o portão baixo na entrada, curiosas janelas com vidros coloridos na sala e no banheiro e um curioso detalhe decorativo em ferro. Apesar do estado atual, é belo e charmoso.

Veja mais fotos deste sobrado:

Detalhe dos curiosos vidros coloridos da sala.
Porta e portão originais.
Detalhe curioso decorativo feito de ferro. Curiosa janela de vidros coloridos no banheiro.
Vista do andar superior da casa  

Veja o mapa do local:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • fernanda franco 13/10/2009 at 00:27

    Olá! Vi o link das fotos na pagina inicial do UOL e vim procurar o site.
    Há alguns meses tambem comecei a fotografar o decadente e o restaurado de nossa historia arquitetonica. Infelizmente os casos de preservação ainda são raros!
    Um bom exemplo é o antigo Colegio Campos Salles na Rua S. Joaquim, 288 na Liberdade. Estava em estado de total abandono. Foi doado pelo Governo do Estado para sediar o Instituto Mabe de Cultura Japonesa e vem sendo recuperado . na verdade foi quase uma reconstrução. O site do instituto documentou tudo, como estava e as obras ainda não concluidas. Moro proximo e tenho acompanhado os trabalhos. Semana passada foi assinado repasse de verba da Prefeitura para a conclusão das obras. Vale a pena ver o site e acompanhar um bom exemplo.
    Com relação à casa da R. Áurea, cresci frequentando a casa de uma tia-avó no 217. Os sobrados tem 3 quartos, mas um deles para acessar se passa por dentro de outro. As janelinhas coloridas do banheiro e da sala eram peculiares, a escada de madeira, daquelas cujos degraus rangiam ao pisarmos. Dentro duas salas e um hal de entrada. Cozinha pequena e um quintalzinho que não batia sol…
    Não me lembrava o numero da casa da minha tia e passei lá depois de ver a foto.
    Meu tio trabalhava no Instituto Biológico, e me parece que as casas eram todas de funcionários (vou confirmar isso com minha mãe). Meu tio faleceu, depois minha tia e finalmente os dois primos, temi que fosse a deles que legada aos netos e bisnetos estivesse naquele estado. Felizmente minha tia morava no 217!
    Assustei-me ao passar lá esta noite e ver que barzinhos dominam a rua agora. Assim que descobrir mais informações sobre a casa lhes informo.
    Parabens pela iniciativa!
    Abraço,
    Fernanda

    Reply
  • Henrique Palazzo 27/10/2009 at 08:44

    Opa Douglas, estava dando uma olhada no site e encontrei esse sobrado. Morei a poucos metros dele por mais de 10 anos. Só uma correção, ele não está vazio, tem um homem que mora nele, é um homem meio maluco que fica zanzando o dia inteiro pelas ruas da região. As vezes ele fica nessa portinha analisando o movimento.

    Reply
    • Luiz Henrique 09/02/2018 at 09:52

      Só uma correção: o texto não diz que está vazio. Pelo contrário: diz “habitado”.

      Reply
  • alessandro sifuentes 12/12/2009 at 23:08

    eu conheço este sobrado,realmente é uma bela construção,pena,estar neste estado lastimavel.
    gostaria de dar uma dica aos amigos que se quiserem registrar na rua sud menucci na vila mariana,existem uns 4 ou 5 sobrados que merecem ser registrados por suas lentes,pois são magnificos exemplares de são paulo antiga e neste caso especifico não abandonada,as casas ficam quase no começo da rua,tenho certeza de que irão adorar.grande abrço a todos

    Reply
%d blogueiros gostam disto: