A região do Jardim Paulista é uma das áreas mais valorizadas da cidade de São Paulo, e que hoje possui um alto valor de mercado para os pouquíssimos terrenos ainda disponíveis para o setor da construção civil.

Nesta região, é muito difícil construir algo sem ter que fazer a compra de inúmeros imóveis vizinhos em conjunto.

Este antigo e belo sobrado no número 1710 da rua Peixoto Gomide e de esquina com a Alameda Lorena é um belo exemplo disto. Estreito e comprido, é um imóvel que dificilmente seria demolido para que fosse erquido um prédio, pois não possui recuo suficiente para se permitir uma construção nova. Além disso, teria que ser negociado juntamente com construções vizinhas para se tornar um terreno em potencial.

Esta situação, por um lado é ruim para o setor construtivo, e por outro é benéfico para os admiradores de construções antigas e elegantes como esta, que acaba temporariamente protegida mesmo sem ter um processo de tombamento.

O sobrado, embora tenha a maior porção do seu terreno na Alameda Lorena, possui sua entrada para a Peixoto Gomide e é uma construção típica dos anos 1950. Algo raro de ainda se ver na região do Jardim Paulista. Está disponível para locação e é muito charmoso. Quem se habilita ?

Confira outras fotos deste imóvel:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
 

Conheça o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Licenciada em História, é pesquisadora e professora da rede pública e particular em Guarulhos. É co-fundadora da Associação Guarulhos tem História e Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Co-autora dos livros "Guarulhos tem História" e "Guarulhos: espaço de muitos povos".

Deixe um comentário!

Comments

  • Ralph Mennucci Giesbrecht 10/02/2011 at 15:41

    Essas pedras retangulares enfeiaram a casinha. Podia passar sem elas.

    Reply
  • Renata 11/02/2011 at 17:43

    Gostei do sobrado. E olha que já passei várias vezes pela Alameda Lorena e não reparei nele.

    Reply
  • Rosana Bacarini 13/02/2011 at 12:51

    Bem que eu queria uma casinha dessa,afinal minha filha estuda na usp e pago por um quarto 600,00 reais.Com tantas casas vazias e abandonads é uma pena.

    Reply
  • Helena Gonçalez 23/02/2011 at 10:42

    Moro na Al. Lorena há 32 anos e sempre achei essa casa feia. No quarteirão anterior há uma casa térrea bem mais bonitinha. Essa aí, vamos combinar é bem esquisita.

    Reply
  • Andre Soares 02/09/2012 at 11:58

    UPDATE! O casarão se tornou uma hamburgueria ‘fast-food retrô’ nos últimos meses.

    http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2270/hamburgueria-frank-phillips-nos-eixos

    Reply
%d blogueiros gostam disto: