A ação do homem proporciona mudanças drásticas na vida de uma cidade. Uma obra ou até mesmo uma mudança de mão em uma rua ou avenida pode fazer com que uma região mude completamente em pouco tempo. E muitas vezes estas mudanças são para pior, e aqui está um bom exemplo.

Este belo sobrado antigo é um sobrevivente. Localizado em uma pequena rua entre as ruas Lino Coutinho e Agostinho Gomes, este imóvel é remanescente de um período em que este trecho do Ipiranga vivia dias melhores. A região que hoje tenta se reerguer, já foi uma área de comércio intenso, ruas movimentadas e bem frequentadas e belas construções.

Com o passar dos anos a região foi se deteriorando, as favelas próximas foram crescendo e área sofreu uma degradação muito parecida com a de regiões como das Avenidas Celso Garcia e Santo Amaro. De um momento para outro, armazéns foram ficando vazios, lojas foram fechando e casas foram sendo vendidas ou abandonadas. Rapidamente esta parte do bairro do Ipiranga se transformou bastante.

Há alguns anos foi inaugurado o terminal de ônibus Sacomã, que trouxe mais movimentação para as ruas da região, e mais recentemente o Metrô. E este velho sobrado está em um local privilegiado.

Construído bem em uma esquina, na rua Sargento Mor Ramos Cordeiro  é uma bela construção do início do século 20. Apesar de estar muitos anos fechado e em estado de abandono, trata-se de um imóvel bem robusto e que permite uma fácil restauração. O imóvel possui porão, elementos decorativos na fachada e uma bela parede externa com tijolos à vista, que recuperados e limpos ficam muito agradáveis. Embora a janela maior, no piso térreo, tenha sido removida e emparedada, as demais janelas possuem esquadrias originais de madeira em bom estado que podem ser mantidas. Um belo imóvel que apenas precisa de atenção.

Com um projeto arquitetônico pode abrigar pequenos consultórios médicos ou dentários, escolas de informática ou idiomas, escritórios de advocacia ou contabilidade, entre muitas outras atividades. E localizado bem ao lado da Estação Sacomã do Metrô e menos de 150 metros do terminal de ônibus, não irão faltar clientes para qualquer negócio que venha ser aberto ali.

Não é apenas demolindo e erguendo novas construções que se melhora uma região outrora deteriorada. Bons projetos paisagísticos e urbanísticos, aliados a restaurações criteriosas costumam obter resultados muito mais significativos.

Quem se habilita ?

Veja mais fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Abel 02/08/2012 at 23:13

    Bonito sobrado, na outra esquina existe um conjunto de vários sobrados também onde há uma alfaiataria que se chama Alfaiataria do Ponto (seria o ponto dos antigos bondes do Ipiranga?).

    Reply
  • Jefferson Eduardo 04/12/2012 at 11:07

    Às vezes passo ali e não posso deixar de admirar este bom exemplar de construção antiga.

    Reply
  • Pardo 19/02/2015 at 20:28

    E hoje em 2015, ganha um DVD com versões em diferentes línguas de “Ai se eu te pego” do “Michel Coió” quem adivinhar a situação do imóvel hoje…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: