Antiga casa situada na Rua Teófilo Dias, 98 na Água Rasa é um belo exemplo da arquitetura modernista dos anos 50.

Assim como a Mooca, a Água Rasa foi um reduto de trabalhadores das indústrias instaladas na região na primeira metade do século XX. Dessa forma, o bairro possui grandes sobrados da classe média dos anos 50 e 60, muitos desconfigurados com reformas, outros já foram demolidos para darem lugar a edifícios.

Com a construção do Shopping Anália Franco, a região sofreu uma forte especulação imobiliária. Em um recente lançamento, apartamentos estão sendo negociados por pequenas fortunas. Valores estes que ultrapassam o de imóveis vendidos na Vila Nova Conceição, um dos bairros mais caros de São Paulo.

De acordo com vizinhos, a casa modernista está fechada há anos por conta de partilha de bens. Em alguns meses do ano um integrante da família vai até a casa para cortar a grama (provavelmente para diminuir o aspecto de abandono) e recolher correspondências.

Como é possível ver nas fotos, as vidraças da janela inferior estão quebradas, alguns papelões foram postos e as cortinas estão pretas de poeira. Nas duas portas de acesso não existem maçanetas, dificultando assim alguma eventual invasão. O revestimento da fachada está bastante prejudicado, com infiltrações e grandes manchas. As janelas dos quartos apresentam ferrugem e a laje de cobertura da entrada social (veja galeria) está bem degradada. Algumas pichações cobrem parte da fachada inferior.

A calçada está deteriorada, o mato invade o passeio, uma árvore bem antiga que estava na esquina da residência caiu há pouco tempo, tirando parte da beleza do local.

Torcemos para a casa não ter o final de muitas outras, sendo demolidas para a construção de edifícios de estética duvidosa. A casa modernista de traços limpos, simples e elegantes merece uma nova história.

Texto e Fotografias: Gustavo Moreira

Confira outras imagens do local (clique na foto para ampliar):

O São Paulo Antiga não se responsabiliza por textos assinados por terceiros.

About the author

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Vanessa Oliveira 01/04/2010 at 14:26

    Que residência bacana, ampla, mesmo sendo um construção antiga tem traços modernos, grandes vidraças, um boa reforma a tornaria um excelente lar!

    Reply
  • Debora Regina Queda 01/12/2012 at 17:40

    essa casa, reformada e mantida suas características originais é meu sonho de consumo. tudo pintado de azul aquamarine, vermelho, amarelo.
    amo os anos 50

    Reply