Este antigo e simpático sobrado da rua Vitorio Emanuel, 32, no bairro do Cambuci, pode estar com os dias contados. A construção, que é da primeira metade do século XX, não está em bom estado de conservação e está sendo vendida juntamente com outras vizinhas, localizadas no Largo Nossa Senhora da Conceição.

As outras casas, das cinco, quatro estão desocupadas e uma inclusive sofreu um pequeno incêndio tempos atrás.

A região deste sobrado ainda não está muito verticalizada e possui um potencial construtivo muito forte, o que pode levar este sobrado e seus vizinhos ao chão. Apesar de uma visível necessidade de manutenção, o imóvel chama a atenção por estar preservado em suas características originais, com uma pequena modificação apenas na janela térrea direita que foi parcialmente emparedada.

Veja outras fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Tweets that mention Sobrado – Rua Vitorio Emanuel, 32 — São Paulo Antiga — Topsy.com 14/02/2011 at 19:01

    […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Nascimento, São Paulo Antiga. São Paulo Antiga said: Sobrado Antigo – rua Vitorio Emanuel, 32 (Cambuci) – http://t.co/Tjay2Ew […]

    Reply
  • Bruna Rienda 14/02/2011 at 22:03

    MAIS UM LINDO EDIFÍCIO EM ESTILO GROTESCO (essa é a palavra) PARA EMBELEZAR SP E AUMENTAR O PREÇO POR M2 DA CIDADE!

    Reply
  • Renata 15/02/2011 at 00:23

    Infelizmente acho que o destino será um prédio.

    Reply
  • Vinicius Campoi 15/02/2011 at 14:55

    Douglas, procurei no street view e vi que as 5 casas que vc menciona formam um belo conjunto de sobrados geminados, todos originais. Somente dois deles parecem (ou pareciam na época da fotos do google) estar abandonados, pois estão com as portas emparedadas e sem parte do telhado. Os demais aparentam estar em ordem.

    Reply
  • juliana 12/03/2011 at 09:53

    Morei na região e sei o que aconteceu. O sobrado que pegou fogo, foi devido a uma bomba caseira jogada no segundo andar por uma menor que por brigas com a adolescente que morava na casa resolveu incendiar a casa, em 2006. Depois a casa da foto está invadida a muitos anos e o dono não conseguiu reaver a casa por que os invasores tem uma filha deficiente, no entanto a casa serve como boca de fumo e é sistemática a venda de drogas; além da moradora ter uma penca de filhos e usar crack e os filhos com idade foram para a antiga FEBEM. O dono dos imóveis que estavam desocupados para evitar que fossem invadidos os sobrados que foram ficando desocupados por que não teve dinheiro para reformar após o incêndio emparedou as entradas. Aliás ali os moradores de rua que usam crack invadem tudo, uma vez tentaram invadir até uma casa que estava a venda quebrando a parede as marretadas. Acho que a impunidade e as decisões errôneas do judiciário que causaram esta situação. Eu prefiro neste caso um prédio novo do que mais uma casa invadida por uma boca de fumo. Ainda há o prédio do outro lado da praça que tb foi invadido e após tirarem estes moradores (que geralmente só usam para o vício) foi retomado novamente!! Na rua do parecis tb tem outra casa antiga e invadida. Eu tenho ainda a casa e alugo uma parte apenas, pretendo voltar a morar lá, mas sei que nem posso sair em férias prolongadas pq se não alguém é capaz de invadir e eu ficar sem casa para que os coitados dos moradores de rua fiquem com ela, se fossem moradores de rua e não grupos de viciados e os traficantes até dava para entender; mas são pessoas nestas condições que o estado não dá assistência e não toma medidas que ele tutela nestas decisões absurdas deixando que tomem conta de casas antigas forçando os proprietários a venda do imóvel por qualquer valor.

    Reply
  • Mariah Macedo 31/07/2014 at 15:24

    Eu moro nessa rua ,minha casa fica na vitorio emanuel 56,comprei a casa desde 2007,segundo o antigo dono quando mencionei essa casa da foto que esta invadida,ele me disse que aquela casa estaria com os dias contados,mas isso vo 7 anos e nada,a rua e otima ,com excessao dessa casa e dos seus frequentadores,usuarios de crack,perturbam,sujam,e dao pessimo exemplo aos que tem filhos pois as criancas de la sao ontratavies agressivas e usa’ drogas,enfim,isso esta estragando a rua.por faavor leve esse caso as autoridades para forcar vir qbaixo esse pedaco da vitorio que e uma excelente rua .

    Reply
%d blogueiros gostam disto: