A rua Cachoeira é uma importante via que corta os bairros de Pari, Brás e Belenzinho finalizando bem diante da famosa Vila Maria Zélia.

Por toda sua extensão existe um grande número de construções antigas, desde pequenas residências e até imóveis de perfil industrial, além de pontos comerciais e até uma charmosa e popular capela católica.

Na última década essa região sofreu bastante transformações com muitos de seus imóveis antigos sendo demolidos. A mais notável dessas demolições foi a antiga fábrica da Móveis de Aço Fiel, demolida no segundo semestre de 2014. Sua área virou um grande terreno para abrigar ônibus de grupos que visitam o chamado Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus.

Bem ao lado desta fábrica, existiam 11 simpáticos sobrados geminados como estes que da fotografia abaixo:

clique na foto para ampliar

Dos 11 sobrados originalmente construídos, apenas 8 deles sobrevivem sendo que apenas 5 deles mantém preservados sua fachada original. São construções típicas desta região, com lotes retangulares estreitos e compridos.

A fotografia abaixo, do acervo do São Paulo Antiga, mostra a rua Cachoeira em 1952 e as casas aparecem no canto direito. A imagem foi registrada por Antônio Maria das Dores, avô do autor deste blog:

Sua fachada é ornamentada com tijolos aparentes na porção superior e pedras no andar térreo. Para a rua se observa uma janela do quarto principal no andar de cima e no andar de baixo a janela da sala de estar e a porta de entrada.

Das três que não são mais residências, foram adaptadas ou demolidas se transformando em pontos comerciais. Apesar de estarem emparedados por muitos anos, elas se mantém em bom estado de conservação e poderiam ser recuperadas para voltarem a ser residência.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Francisco 01/01/2010 at 11:33

    Bom Dia , achei muito bom as fotos de onde nasci, mas gostaria de saber onde eu posso ver fotos de times de futebol das empresas , estrela, ata, ou vigor onde meu pai fazia parte , pois gostaria de ver arquivos dessas fotos.. Obrigado familia martins.

    Reply
    • Eduardo 30/05/2011 at 19:23

      Quem é vc, pois eu também nasci aqui na Rua cachoeira

      Reply
  • Fabiano 10/08/2013 at 16:57

    Bom, como a própria empresa dona destes imóveis veio a fechar (Móveis Fiel), só Deus sabe o que será feito destes sobrados, bem como a extensa área da fábrica.

    Reply
  • Wilson Gonçalves Rosa ( apelido Japão ) 11/10/2015 at 18:06

    muito rever a casa onde passei minha infancia

    Reply
  • Merylene Barros Pavao 06/11/2018 at 20:22

    Eu gosto muito de São Paulo. Um dos meus sonhos é morar nesta bela cidade em uma casa simples mesmo. Gosto de simplicidade.
    Passei uma temporada na minha juventude em São Paulo durante uns 3 anos. Mas sinto saudade até hoje, já nos meus 52. Saudade das pessoas amigas e agradáveis, do trabalho, do clima, do metrô, da cidade linda, da feira livre, Mercadao da Lapa, do clima frio, enfim, lembro de tudo com muito respeito e carinho.
    Sou fã da Página. Curto e me interesso sempre em conhecer um pouco mais da história e das mudanças que ocorreram com o passar dos anos. Obrigada. ❤
    Abraços!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: