Imóveis Antigos

Sobrados – Rua Vitorino Carmilo, 456 a 474

Comments (18)
  1. Wilson Natale disse:

    Estes sobrados são tainda temos típicos do final dos anos 40 e início dos anos 50. Aqui na Mooca, existem alguns exemplares. Geralmente, os “baixos” dessa construção têm um quintalou área de serviço maior. Os “altos” tinham uma área de serviço menor, sobre a cozinha dos “baixos”. Nesse, a clarabóia parece ser a janela do banheiro. Nas construções mais antigas,e maiores, serviam para dar claridade ao quarto e controlar a entrada de calor e frio. Serviam para arejar as casas. Nos “baixos” o cubículoonde está a janela, formava uma espécie de sala em “L”.

  2. Cardoso disse:

    Vc viu a vila que tem em frente a estes sobrados?
    `eum lugar quase unico, minha tia foi vizinha por mais de 30 anos ia sempre aos finais de semana, a Vila em frente é de um italiano chamado SALVATORE.
    Vou lá tirar um,as fotos e te mando esta semana ainda.
    Abraço Cardoso

  3. magólia disse:

    Me lembro destes sobrados em 1977, ano que cheguei aqui em sao Paulo , eram alugados para familias bem comportadas ,pessoas bacanas que eram amigas e moravam há muito tempo ´ja , fiquei surpresa em saber que esta abandonado , naquele tempo o dono ja era velho e nao tinha filhos , morei neste predio ao lado com uma familia da minha cidade , conhecia todo mundo, e costumava comemorar a vitoria do nosso time junto era muito bom ,,, que pena ,,

  4. sonia sanches disse:

    Caramba!
    Tanta casa abandonada e eu aqui sem ter uma!
    Será que não dá pra gente ir na Prefeitura tentar uma oportunidade de ficar com uma delas se o proprietário não for localizado? Sei lá, de repente pagar os impostos atrasados ou coisa assim?
    Bem que eu gostaria reformar ( aos poucos é claro!) e morar em uma delas. Pagar aluguel está cada vez mais difícil…

  5. ThiagoNavas disse:

    Tenho amigos que alugam uma casa em frente a esse sobrado da Vitorino Carmilo, por eles fiquei sabendo que o proprietário vendeu o conjunto das casas e parece que será demolida!

    As pessoas não dão nenhum valor pra memória e história quando a dinheiro envolvido, é uma pena!

  6. Pedro Paulo disse:

    a frente dessas casas foi fechada de tapumes e conforme informações colhidas no próprio local, será um lançamento de um prédio residencial.

  7. Heloisa disse:

    Pois é a casa já começou a ser demolida. Começaram a quebrar parte do telhado. Tive informações que estava tombada pelo patrimonio, era a casa onde nasceu Mazzaropi.

    1. SPA disse:

      Oi Heloisa,

      Não eram tombadas. Se Mazzaropi nasceu ali teria sido em alguma casa anterior a estas pois ele nasceu em 1912 e estas casam são um pouco mais recentes.

  8. dodora disse:

    Pessoal,
    O Mazzaropi nasceu em Taubate,cidade do vale do Paranaiba que fica em uma Região belissíma.
    Dodora

    1. 1.912 á 2.012 – São Paulo – Capital 09 de Abril de 1.912; nascia no n 05; da Rua Vitorino Camilo, na Barra Funda, bairro da Santa Cecilia, casa antiga do século 18, hoje nº 61 daquela rua, assobradada que resiste até os dias de hoje, 25 de Janeiro de 2.012, um sobrado de três andares, com diversos quartos de aluguel, igual a 1.912, no primeiro quarto lado esquerdo de quem sobe a escada do segundo andar nasceu Amácio Mazzaropi; Filho do Italiano o napolitano Bernardo Mazzaropi e da Taubatêana, Clara Ferreira Mazzaropi; Ali viveu até completar 08 anos; depois veio o Bráz, Vila Maria Zélia; O grupo escolar São José do Belem;onde estudou até o segundo ano de grupo; Infância pobre, quase miserável, mais encontrou sempre no seu lar o amor incondicional dos pais Clara e Bernardo Mazzaropi.

      Ali nasceu meu pai Amácio Mazzropi.

  9. Rodrigo disse:

    Então, eu mudei pra essa rua há pouco tempo. Os casarões já foram abaixo, infelizmente.

  10. Marilda disse:

    Esses sobrados já eram, foram demolidos em maio de 2010
    ” LAMENTÁVEL”

  11. Tássia de Mello Diniz disse:

    Vejo esta rua um tanto moderna e deserta , por próximo ao 77 delegacia nota-se o movimento de costume
    ( familiar ) e trabalho das lojas, frequento assiduamente rua Barão de Campinas, aonde procuro trabalho e verfico o movimento, já residi nas proximidades, R. Brigadeiro Galvão.

  12. Cristia disse:

    As casas foram demolidas quase que da noite pro dia…. Dizem que não havia autorização já que estão em área de tombamento e a obra do local está aparentemente embargada….Tenho fotos antes e durante a demolição… Posso enviar se quiser.

  13. Cristiane disse:

    As casas foram demolidas quase que da noite pro dia…. Dizem que não havia autorização já que estão em área de tombamento e a obra do local está aparentemente embargada….Tenho fotos antes e durante a demolição… Posso enviar se quiser.

  14. Dalva da Silva disse:

    Gostaria de ver mais fotos dos casarões antigos da rua Vitorino Camilo, pois passei parte da minha infância nesta rua,estes dias fiz um passeio por ela tentando localizar onde estava o sobrado geminado e se não me falha a memória no local está um grande estacionamento do lado direito para quem vai p/ a alameda Glete. Me lembro tb que no lado oposta tinha um comercio, era uma padaria da dona Amélia, acredite até hoje ficou na minha lembrança o cheiro do pão que exalava pela rua, gostaria muito de localizar mais fotos.

  15. Jota disse:

    Morei em uma dessas casa no andar superior nos anos de 1989 a 1998 ,tempos bons,infelizmente o dono morreu e todos tiverem que sair.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga