A Jornada do Patrimônio 2015, primeira edição paulistana de um evento que já ocorre há alguns anos nas principais capitais mundiais, mostrou que São Paulo também sabe fazer bonito quando o assunto é cultura.

Centro de São Paulo teve muitas ruas cheias e eventos concorridos (clique para ampliar)

Centro de São Paulo teve muitas ruas cheias e eventos concorridos (clique para ampliar)

Com um calendário repleto de eventos para os dois dias de duração da Jornada do Patrimônio, foi possível encontrar atração cultural de qualidade para todo e qualquer tipo de gosto, tanto para os apaixonados por patrimônio histórico, que puderam visitar um grande número de imóveis aberto para visitação especialmente para este evento, como apresentações de música, passeios cemiteriais, roteiros guiados pelo centro da cidade, exposição e carreata de carros clássicos e peças de teatro ao ar livre.

Apresentação teatral que percorreu as ruas do centro paulistano (clique para ampliar)

Apresentação teatral que percorreu as ruas do centro paulistano (clique para ampliar)

Entre as atrações mais concorridas, estava a visitação ao Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura de São Paulo – onde era possível conhecer o magnífico jardim suspenso que existe por lá ( se você não conseguiu visitar, saiba aqui como agendar uma visita). Outra atração que chamou muita atenção foi a visitação do casarão de Nhonhô Magalhães, na avenida Higienópolis.

Para uma primeira edição, ficou claro o esforço da Secretaria de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) em fazer deste evento uma grande vitrine cultural para São Paulo. Como qualquer grande evento destinado ao público ocorreram alguns problemas mas foram pontuais. Nós do São Paulo Antiga estivemos presentes em várias atividades no sábado e em alguns no domingo e gostamos muito. Os dois dias passaram rápido demais e uma jornada de uma semana não seria uma má ideia.

Que venha a Jornada do Patrimônio de 2016!

SÃO PAULO ANTIGA TAMBÉM ENTROU NA JORNADA

O São Paulo Antiga também fez sua participação na Jornada do Patrimônio 2015 com um total de três atrações, nos dois dias do evento.

Foto: Divulgação

Primeiro, foram dois passeios cemiteriais organizados pela historiadora Glaucia Garcia de Carvalho com o nosso apoio, aos cemitérios do Araçá e São Paulo. As visitas foram roteiros guiados pelas ruas e alamedas destas duas importantes necrópoles de paulistanas, onde os participantes puderam conhecer a biografia de algumas das personalidades sepultadas e também aprender sobre a curiosa simbologia presente na arte tumular. Os dois passeios tiveram lotação máxima.

Exposição de carros clássicos (clique para ampliar)

Exposição de carros clássicos (clique para ampliar)

Em parceria com o restaurante Cama & Café São Paulo, o site São Paulo Antiga realizou o 1º SP Antigos, exposição de Carros Clássicos que a partir de janeiro de 2016 irá ocorrer bimestralmente na rua Roberto Simonsen e Floriano Peixoto, no centro histórico de São Paulo. A exposição reuniu veículos clássicos de várias décadas, como um Plymouth 1948, um Cadillac 1958 entre outros carrões e até futuros clássicos.

No final da tarde os carros que ainda estavam na exposição partiram para uma carreata até a Praça Charles Miller, no Pacaembu, onde ficaram algum tempo parados juntamente com os ônibus coletivos decorados para o natal e com o ônibus circular turístico de dois andares.

Carros e ônibus foram a atração no Pacaembu (clique para ampliar)

Carros e ônibus foram a atração no Pacaembu (clique para ampliar)

E você, participou de algum evento da Jornada do Patrimônio 2015 ? Conte para nós como foi deixando um comentário.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Vania Lacerda 15/12/2015 at 20:22

    Achei ótimo, muito bom mesmo! Fui apenas na “Caminhada com Dona Veridiana”, visita ao palacete Vila maria, antiga residencia de Dona Veridiana, e outros imoveis tombados de Higienópolis. Foi interessantíssimo. Só fui neste, mas havia eventos para todos os gostos.
    Embora a programação fosse excelente, todos tivemos dificuldades em descobrir qual era essa programação. O site criado para esse fim esteva fora do ar o tempo todo, não consegui acessá-lo.

    Reply
  • Marcia 15/12/2015 at 23:49

    Consegui fazer várias visitas aos imóveis históricos e confesso que alguns me surpreenderam bastante pela riqueza de detalhes e outros pelo primoroso projeto de restauro. Casa de Nhonhô Magalhães é surreal! Jamais imaginei tamanha ostentação decorativa no projeto original. O ¨nico problema foi a quantidade de pessoas por visita, que tornou inviável adentrar em alguns cómodos da casa. Igreja Santa Ifigênia foi uma agradável surpresa. Não conhecia seu interior em estilo gótico e a perfeição nas pinturas no teto e paredes. Gostei muito e pude conversar diretamente com o marceneiro restaurador. Outro prédio histórico que adorei é o Sampaio Moreira. Lindo demais e o restauro está a todo vapor!! Também tive a oportunidade de acesso a cobertura do edifício Copan. Vista de 360º de São Paulo. Também visitei Edifício Matarazzo, Prédio dos Correios e Placete Tereza Toledo Lara. Confesso que um final de semana foi muito pouco, tem muitas coisas para ver e conhecer. que venha logo um próximo e com mais tempo.

    Reply
  • danielpardo2015 21/12/2015 at 19:53

    PUTZ!!!! se eu soubesse desse encontro de carros antigos eu teria ido.

    Mas em que dia de Janeiro do ano que vem vai ter o próximo encontro??

    Reply
  • Doris Bonini 17/01/2016 at 00:10

    Onde podemos ficar informados dos novos encontros? Não fiquei sabendeo deste!

    Reply