Sei perfeitamente que não é possível preservar uma cidade inteira. Mas por outro lado, sei também que a quantidade de demolições que estão acontecendo em São Paulo já está passando dos limites. Alguns bairros estão com tantos empreendimentos ao longo dos últimos anos, que parecem estar em constante construção. É o caso da região do Paraíso, onde ficava esta casa abaixo.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizada no número 536 da rua Apeninos, esta casa agora só existe mesmo por conta das fotografias. Foi demolida após sobreviver a destruição de todos os seus vizinhos, tanto do lado esquerdo, onde ficava a maioria deles, como pela direita onde uma casa muito parecida já tinha ido abaixo há alguns anos.

Ela estava um tanto isolada, com um estacionamento ocupando um lado e um terreno baldio (foto abaixo) do outro.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Apesar de saber que toda casa isolada é sempre passível de demolição, eu até achei quando a fotografei que ela fosse sobreviver. O que me levou a acreditar nisso era o fato de que ela estava alguns anos com a fachada bem descuidada, até que foi pintada nesta cor bege das fotografias. É bem possível que ela nem estava nos planos de uma eventual demolição, mas o proprietário pode ter recebido aquela famosa “oferta irrecusável“.

Agora que tudo foi abaixo, o terreno deste imóvel, bem como a do antigo terreno baldio vizinho, está incorporada ao restante que já havia sido demolido há alguns anos atrás. Trata-se de uma área muito grande que vai desde a Apeninos até a rua Vergueiro, diante do Centro Cultural de São Paulo.

No local, ao menos por enquanto, funciona um estacionamento, porém é questão de tempo para esta área valiosa transformar-se em mais um espigão. Quem viver, verá.

Abaixo mais uma fotografia da casa (clique na foto para ampliar):

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Valdimir D’Angelo 31/07/2014 at 12:18

    Neste mesmo trecho da Rua Apeninos, bem na esquina com a Rua do Paraiso, há uma belíssima construção de pedra, um castelinho, que hoje abriga o restaurante Paradiso. Vale a pena ver!

    Reply
  • Vinicius Campoi 31/07/2014 at 14:42

    Eles vão destruindo as casas lentamente, vão descaracterizando aos poucos de um jeito tal, que quando ela vira essa coisa aí da foto e desaparece nós já nem lamentamos muito.

    Reply
  • Guilherme Arruda 08/08/2014 at 10:50

    Vendo este tipo de fotografia me veio a cabeça a ideia de como temos a memória curta. A cidade toda vai sendo reciclada (muitas vezes para pior) diante de nossos olhos, e rapidamente nos esquecemos de sua história. Por isso é importante registrar, fotografar e comparar o mundo de ontem com o de amanhã. Parabéns.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: