Fico muito feliz quando andando por bairros que já tenho o costume de passar com certa frequência, acabo por me deparar com construções belas que não tinha registado imagens antes. Veja o caso deste imóvel no bairro do Belenzinho.

clique na foto para ampliar

Localizado no número 347 da Rua São Leopoldo, bem esquina com a Rua Teixeira de Freitas, este imóvel de uso misto (comercial e residencial) é uma preciosidade. Sempre bem cuidado, pintado e preservado, trata-se de um estabelecimento comercial no térreo com três portas de acesso.

Nas extremidades do imóvel, ao nível da rua, é possível observar duas portas de acesso. Elas são entrada para os apartamentos sendo que um é maior (lado esquerdo pela Rua Teixeira de Freitas) que até tem janelas pra rua no térreo, e o outro menor que tem apenas uma porta que leva diretamente às escadas.

Fachada é rica em detalhes (clique para ampliar)

O andar superior, portanto, é divido – originalmente – em duas casas distintas. Evidentemente é possível que esta configuração original já não seja mais assim.

No topo do imóvel havia uma área aberta comum, que deveria servir de área de lazer, quintal e para pendurar roupas em varal. Entretanto há muitos anos foi instalado um telhado que serve de cobertura.

As portas comerciais originais estão bastante preservadas

Chamo a atenção para o impecável estado de conservação deste imóvel. Ele antes era bege e agora está nesta combinação forte de cores com amarelo ouro, verde e cinza. Apesar de não ser uma escolha de cor exatamente perfeita para imóveis antigos o resultado é bastante satisfatório.

Todos os detalhes da fachada estão absolutamente preservados e até mesmo as três portas de enrolar do comércio são antigas e muito bem cuidados. No local funciona um pequeno bar e mercearia.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • andre santana 04/06/2020 at 16:14

    Que maravilhoso prédio,bateu uma certa nostalgia de um lugar que não vivi!!!Gostaria de conhece-lo pessoalmente…Parabéns pela postagem!!!

    Reply
  • FRANCISCO JOSE PENTEADO DOS SANTOS 04/06/2020 at 16:16

    Se todo mundo cuidasse assim dos seus imóveis antigos , tudo seria diferente

    Reply
  • Antonio Costa 04/06/2020 at 16:23

    Boa tarde…

    A Marquise na certa foi erguida recentemente.   Deveras bonito. Mesmo com a sentença antecipada no pequeno varejo, esta loja/aptos sempre terá o potencial de reposicionamento preservando a estrutura e detalhes arquitetônicos originais.  Espero que o proprietário esteja ciente disto.

    Reply
  • Helen Sylvia 04/06/2020 at 16:36

    Parece que ha uma casa menor do meu lado direito, simplória pelo visto, mas deve ser bem aconchegante!

    Reply
  • J.C.Cardoso 04/06/2020 at 16:45

    Puxadinho horroroso no último andar. Achava que esses “avancés” (sic) eram exclusividade aqui do Rio. PQP!

    Reply
  • Marcelo Bruno Rodrigues 04/06/2020 at 17:09

    À parte duas placas de vidro e (pelo menos) dois canos de calha que faltam, o resto está ótimo em termos de preservação: não se vêem marcas de infiltração de umidade. Só não sei se são as cores originais.

    Reply
  • dalva maria ferreira 04/06/2020 at 17:26

    Estou observando aqui no Google Maps e a casa realmente é linda, e fica num trechinho que mostra que a rua era calçada com paralelepípedos. Na minha opinião, eles jamais deveriam ter sido trocados pelo nojento asfalto que temos.

    Reply
  • Norton Coll 04/06/2020 at 17:58

    Belíssimo. Um esmero e uma preocupação com o aproveitamente de espaçoque nao se vê mais.Parabéns. Trabalhei aí perto

    Reply
  • kamila c 05/06/2020 at 09:55

    Eu já estudei bem próxima desse armazém, no colégio presbiteriano do brás, lembro dele

    Reply
  • milton jubé assunção 05/06/2020 at 16:53

    Parabéns é um ótimo imóvel preservando a memória de nossos…

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 05/06/2020 at 17:45

    Uma beleza este imóvel, muito bem conservado, e mantendo suas características originais, apesar do acréscimo da cobertura, que na minha opinião destoou um pouco no conjunto do prédio ,mas está preservado!

    Reply
  • Sidney Viola 06/06/2020 at 11:07

    casa linda , é do meu tempo de criança . Bem na esquina tinha um bar ,onde nos encontravamos

    .

    Reply
  • Amim Lottfi 08/06/2020 at 13:48

    vivi toda minha infância neste bairro. morava na rua silva lemes

    Reply
%d blogueiros gostam disto: