Antigo casarão localizado no número 116 da Rua Saldanha Marinho, bairro do Belém.

clique para ampliar

Inicialmente uma residência nobre do bairro, foi posteriormente locada para escritório de advocacia, seguradora, clínica e mais recentemente foi sede da Dinamic Despachantes e Seguros. Infelizmente, encontra-se no estado de abandono em que a foto apresenta já se vão mais de 5 anos.

ATUALIZAÇÃO – 07/01/2020:

Passados onze anos desde que fizemos a postagem acima, fomos avisados que haviam pessoas trabalhando no casarão. Fomos até o local e pudemos conferir que o mesmo estava passando por uma limpeza e também por uma pintura, removendo as horríveis pichações que se acumularam ao longo de uma década.

O resultado é este que você pode conferir abaixo:

clique na foto para ampliar

Ainda não é muito, mas trata-se já de um importante avanço. Esperamos que logo possamos ver esta casa de volta como uma residência ou mesmo algum escritório.

Atualização: 17/09/2020

Quando em janeiros vimos o imóvel em reforma ficamos até um tanto quanto apreensivos para saber o resultado final. Felizmente, com a reforma concluída, o resultado é bastante satisfatório.

clique na foto para ampliar

A reforma compreendeu um imóvel vizinho a ele, na rua ao lado, que foi incorporado ao casarão. Infelizmente as janelas de madeira do andar superior foram substituídas por esquadrias com vidro.

Este tipo de substituição não é o ideal, mas o custo alto das esquadrias em madeira sempre pesam na hora da escolha do material a ser utilizado, por isso vemos inúmeras casas antigas com aquelas horrorosas esquadrias em alumínio.

A pintura não é a ideal para a época do imóvel, mas atende as necessidades de locais com muita poluição ou ações de vandalismo, como pichação, por ser escura.

clique na foto para ampliar

Por fim achamos que o resultado foi bastante satisfatório e não podemos esconder a alegria em saber que esta preciosidade não foi derrubada.

Que os proprietários a aluguem o mais breve possível e que sejam prósperos.

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Marcela 03/09/2009 at 14:04

    Esta casa é sensacional, quero saber como entrar em contato com o proprietário. será que vocês podem me ajudar???

    Reply
    • contatocassialimacom 01/09/2019 at 23:16

      Essa casa foi recentemente vendida… depois de anos.

      Reply
  • carolpandjarjian 11/04/2018 at 19:30

    Que lindo o seu trabalho!
    Me corta o coração ver a história de uma cidade ceder espaço para construções sem viva e sem personalidade. Tanta história tombada… uma pena!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: