Localizado no número 125 da Avenida Rio Branco, na região da República, o Edifício Agulhas Negras é um dos grandes prédios residenciais do centro de São Paulo, hoje mais caracterizado por construções comerciais.

O anúncio abaixo, publicado nos grandes jornais paulistanos em 18 de agosto de 1957 já apresentava o prédio aos potenciais compradores:

Crédito: Divulgação

Importante salientar os principais apelos comerciais da propaganda, que mostra como a região era bastante diferente do que estamos acostumados a ver nos dias de hoje, com ênfase em: “melhor pedaço da cidade” ou “na melhor esquina de São Paulo“. As obras do Edifício Agulhas Negras haviam começado no início do ano de 1957 e foram concluídas em 1959.

Entre os moradores mais famosos, Elis Regina residiu em um dos apartamentos deste prédio em meados dos anos 60. Abaixo uma fotografia atual.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Ficha Técnica:
Condomínio Edifício Agulhas Negras
Arquiteto: N/D
Construção: 1957
Inauguração: 1959
Incorporadora: Empresa Imobiliária Luftalla Ltda
Andares: 24
Elevadores: 04

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Daniela Carolina da Costa e Silva 24/11/2013 at 23:01

    Em novembro de 2013 esse prédio foi atingido pelo incêndio que teve inicio em uma academia ao lado, até o presente momento ele está interditado pela defesa civil e há uma grande possibilidade de estar com sua estrutura condenada pelo referido incêndio, realmente uma pena.

    Reply
  • Juliana Coringa 13/02/2014 at 17:12

    Na verdade, já foi definida a empresa para a reestruturação elétrica que é a parte mais comprometida do prédio, morava no 18º Andar com meu noivo e minha sogra, temos reuniões constantes com a seguradora e o advogado que ajuda no processo, em um ano em média, estaremos todos (146 famílias) de volta!

    Reply
  • Ricardo Sarab 23/09/2014 at 23:45

    No prédio ao lado na av. Ipiranga esq. r. do Boticário funcionou durante uns 20 anos o Cine WINDSOR, uma das melhores salas da Cinelândia Paulista. No Google Images acima aparece o telhado do cinema. Há muito tempo não passo por lá, nem sei o que existe lá hoje…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: