Nem sempre as casas possuem um valor histórico que justifique a sua preservação para a posteridade. Entretanto toda casa, desde a mais pobre e simples até a mansão suntuosa, conta alguma história.

São histórias de vida, alegrias e tristezas de famílias que passaram por aquele lar em várias gerações. E é esta história individual de cada residência que junta-se a história de suas vizinhas e acabam por contar a história de um bairro.

Todos nós sabemos em nossa rua ou vila, daquela tia bondosa, daquele senhor de bengalas ou daquele casal que não devolve a bola quando ela cai dentro de seu quintal. Bem, não espere isso de seus vizinhos de apartamento. Muitos deles nem lhe darão um simples bom dia no elevador.

A casa abaixo, no número 140 da Rua Coronel Morais, é um bom exemplo de uma casa comum e que acaba de desaparecer, demolida para dar lugar a uma nova construção. Quantas histórias boas e curiosas não se passaram por ali ? Se nós não ficaremos sabendo, que aqueles que ali viveram jamais esqueçam de seus bons momentos neste lar.

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • alison f 17/11/2012 at 20:15

    É sempre uma legria e satisfação visitar o site! Parabéns!
    Especilamente pela humanidade nas matérias!

    Reply
  • Silvio Malanga Filho 26/05/2020 at 20:33

    Estava navegando a procura de fotos do meu bairro onde passei a minha infância e quero agradecer por ter resgatado essas fotos de imóveis antigos do Pari
    Morri muitos anos na Rua Capitão Mor Passos 36 do lado de um casarão chamado barradas . Não sei se vc tem alguma foto desse casarão .ele ficava entre o nosso prédio com outro prédio que existe até o presente de frente a um estacionamento que existe também até hoje.
    Caso vc tiver gostaria muito de rever fotos antigasda minha rua .
    Parabéns pelo trabalho

    Reply
%d blogueiros gostam disto: